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Engenharia das Reações II

Ficha provisória
Código: L.EQ026     Sigla: ERII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas (Engenharia Química)

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EQ 100 Plano de estudos oficial 3 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Miguel Palma Madeira Regente
Ana Mafalda Almeida Peixoto Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Mafalda Almeida Peixoto Ribeiro 2,00
Luís Miguel Palma Madeira 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fornecer métodos de escolha, análise, projeto e operação de reatores químicos reais com destaque para caraterização da hidrodinâmica e micromistura (teoria da distribuição de tempos de residência), balanços energéticos e reações complexas.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes fiquem aptos a fazer diagnóstico de funcionamento de reatores reais, avaliar o desempenho de reatores não isotérmicos e reatores com reações múltiplas.

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Projeto de reatores para reações complexas: rendimento e seletividade. Reatores não isotérmicos e não adiabáticos. Balanço energético em reatores fechado, RPA e RP. Reatores adiabáticos. Estratégias de associação de reatores. Novos conceitos e ferramentas para estudo de reatores químicos: inversão de fluxo, contactores de filme, monolitos, CFD, reatores multifuncionais e/ou reatores biológicos.

Reatores químicos reais: hidrodinâmica, transferência de massa/calor, reação química. Teoria da Distribuição de Tempos de Residência (DTR). Noções de idade, esperança de vida e tempo de residência. Distribuições de idades, de tempos de residência e função intensidade. Metodologia de tracers: curvas F e C de Danckwerts. Relação entre a DTR e as curvas F e C. Diagnóstico de funcionamento de reatores. Previsão da conversão em reatores reais. Segregação total e mistura máxima. Equação de Zwietering. Modelos de escoamento não ideais: modelos de reatores em cascata e de pistão difusional. Aplicação da DTR em Engenharia Química, farmacocinética e ambiente.

Bibliografia Obrigatória

A.E. Rodrigues; “Theory of Residence Time Distributions”, in Multiphase Chemical Reactors, A.E. Rodrigues, J.M. Calo and N.H. Sweed, 1981
Villermaux, Jacques; Génie de la réaction chimique. ISBN: 2-85206-132-5
Fogler, H. Scott; Elements of chemical reaction engineering. ISBN: 0-13-973785-5
Levenspiel, Octave; Chemical reaction engineering. ISBN: 0-471-25424-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição com ênfase na aquisição de conhecimentos e competências em temáticas relacionadas com o estudo de reatores químicos e suportada por problemas concretos, incluindo simulação de reatores.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia química

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Teste 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realização dos testes

Fórmula de cálculo da classificação final

NOTA FINAL = 0.1 teste 1 + 0.1 teste 2 + 0.15 teste 3 + 0.65 Exame 

O teste 1 incidirá sobre as matérias de 1) projeto de reatores para reações complexas 
O teste 2 incidirá sobre as matérias 2) reatores químicos não isotérmicos;
O teste 3 incidirá sobre as matérias de 3) reatores químicos reais (teoria da distribuição de tempos de residência).

O exame incidirá sobre todas as matérias.

Para obter aprovação é necessário obter 
NOTA FINAL > 9.5 e NOTA EXAME > 7



Provas e trabalhos especiais

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Por exame

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam podem efetuar melhoria de classificação por exame uma única vez até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação. 

Observações

O exame final tem a duração de 2 horas sem consulta. 

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