Código: | L.EQ024 | Sigla: | TM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas (Engenharia Química) |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EQ | 77 | Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 45,5 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Vânia Sofia Brochado de Oliveira | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 1 | 3,50 |
Vânia Sofia Brochado de Oliveira | 3,50 |
Disciplina semestral em que são abordados os Fenómenos de Transferência de Massa. Os objectivos a atingir pelos alunos são: a compreensão física e matemática dos mecanismos de transferência de massa (difusão e convecção) , adquirir conhecimentos sólidos sobre transporte de um componente entre fases em contacto, conceito de resistência pelicular à transferência de massa e resistência global, estabelecimento de balanços macroscópicos e microscópicos de massa, em diversas geometrias, quer em regime permanente, quer em regime transiente, aplicação dos conceitos adquiridos a alguns equipamentos simples, o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas.
Resultados de Aprendizagem - resolução de problemas envolvendo transporte de massa, projetar equipamento simples onde ocorrem fenómenos de tansferência de massa
Aquisição de competências - desenvolvimento do pensamento crítico para resolver problemas de Engenharia envolvendo transporte de massa, desenvolvimento de capacidades de integração de conhecimentos, estímulo ao trabalho em grupo.
1 - Introdução
. Mecanismos de Transferência de massa: difusão e convecção
. A 1ª Lei de Fick
2 - Transferência de massa entre fases em contacto.
. Condições na superfície de contacto entre fases distintas.
. A lei da convecção.
. Soluto distribuído entre fluidos em contacto.
. Transferência interfacial.
. Correlações para a determinação de coeficientes de transferência de massa.
3 - Generalização da lei de Fick.
4 - Difusão em regime transiente.
. A 2ª lei de Fick
. Difusão num meio semi-infinito
. Difusão limitada por uma superfície impermeável ao soluto
. Distância de penetração de soluto
. A teoria de renovação de superfície
5- Transferência de massa em alguns equipamentos simples.
. A célula de transferência de massa com mistura perfeita em cada uma das fases.
. Tanques de borbulhamento.
6. Projecto e operação de colunas de enchimento
7. Introdução à transferência de massa com reacção química
8. Introdução à transferência de massa e calor em simultâneo
As aulas teórico-práticas de cada semana são para exposição dos conceitos teóricos através da projecção de slides complementados com figuras e esquemas feitos no quadro, pequenos videos ilustrativos e com a resolução de problemas de aplicação.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Teste | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 40,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Para serem admitidos a exame, os alunos têm de fazer o seguinte trabalho: resolver dois problemas individuais e um mini-teste.
Os estudantes que tenham obtido frequência no ano anterior poderão manter a mesma para o presente ano letivo, devendo até dia 27 de Setembro comunicar a sua opção à docente da Unidade Curricular.
Todos os estudantes terão que realizar um exame final com uma classificação minima de 8 valores.
Classificação Final (CF):
CF= 0,30 x AD + 0,70 x EF
Avaliação Distribuída (AD): A avaliação distribuída consiste na elaboração de dois problemas individuais e realização de um miniteste.
Exame Final (EF): Os estudantes terão que obter uma classificação minima no exame final de 8 valores
Exame único sem ponderação da frequência
Exame único sem ponderação da frequência
Os estudantes terão acesso aos conteúdos do curso, fichas de problemas a resolver nas aulas teórico-práticas, exames de anos anteriores, videos panopto que os estudantes deverão utilisar como ferramenta de trabalho, entre outros, nos conteúdos da unidade curricular.