Física II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.EQ |
91 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
6 |
58,5 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Suitable for English-speaking students speakers.
Objetivos
Aquirir conhecimentos fundamentais de Electromagnetismo, Circuitos Elétricos e de Ótica Geométrica.
Desenvolver competências de raciocínio físico.
Melhorar a competência de resolução de problemas.
Aprender a usar instrumentos de medição elétrica.
Resultados de aprendizagem e competências
Após aprovar esta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
Descrever os principais fenómenos eletromagnéticos.
Analisar circuitos de corrente contínua e de corrente alternada.
Fazer medições em circuitos elétricos.
Analisar instrumentos óticos com lentes e espelhos.
Descrever o espetro eletromagnético e as propriedades da luz.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos de Análise Matemática I e II (cálculo integral, diferencial e vetorial), Álgebra (vetores e matrizes) e Física I (mecânica). Espera-se que os estudantes tenham frequentado ou estejam a frequentar Análise Matemática III (Equações Diferenciais).
Programa
Força eléctrica. Cálculo do campo elétrico. Potencial eletrostático.
Energia eletrostática e capacidade.
Força eletromotriz. Corrente e resistência. Circuitos de corrente contínua.
Força magnética. Cálculo do campo magnético. Indução eletromagnética. Circuitos de corrente alternada.
Ondas eletromagneticas. Luz. Ótica geométrica.
Bibliografia Obrigatória
Jaime E. Villate e Luís Miguel Martelo;
Electromagnetismo e Circuitos, 2023
Jaime Enrique Villate Matiz;
Problemas resolvidos de eletromagnetismo e circuitos. ISBN: 978-972-752-318-4
Bibliografia Complementar
David J. Griffiths;
Introduction to electrodynamics. ISBN: 0-13-805326-X
Eugene Hecht;
Óptica. ISBN: 972-31-0542-X
Observações Bibliográficas
A bibliografia obrigatória está disponível em: https://villate.org/eletromagnetismo
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teorico-práticas (TP): exposição dos vários conceitos, apresentação de exemplos de aplicação, resolução de exercícios ilustrativos e realização de algumas demonstrações experimentais.
- Aulas práticas-laboratoriais (PL): resolução de exercícios sob supervisão do docente e realização de trabalhos laboratoriais.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Ciências Físicas > Física > Óptica
Ciências Físicas > Física > Física aplicada > Física experimental
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
20,00 |
Exame |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
103,00 |
Frequência das aulas |
59,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- Obtém frequência, i.e., admissão aos exames finais (1ª chamada e recurso), todo o aluno regularmente inscrito que:
1. Tenha frequentado o número mínimo exigido de aulas práticas laboratoriais (75%).
2. Obtenha a classificação mínima de 6 (seis) valores na componente da avaliação distribuída.
- A avaliação distribuída consiste em 1 teste intermédio com duração de uma hora e na realização de 2 trabalhos laboratoriais.
Fórmula de cálculo da classificação final
NF = 0.4×AD + 0.6×EF
Em que:
NF = nota final
EF = nota do exame final
AD = nota de avalição distribuída
AD = 0.5×NT + 0.25×L1 + 0.25×L2
Em que:
NT = nota do teste
L1 = nota do primeiro laboratório
L2 = nota do segundo laboratório
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que possuem estatuto especial estão dispensados da frequência e podem simplesmente fazer o exame final, ficando com nota final igual à nota do exame. Contudo, estes estudantes poderão pedir ao regente para serem avaliados como estudantes regulares e, nesse caso, terão de frequentar as aulas.
Observe que os dirigentes associativos e atletas não estão nessa categoria!
Melhoria de classificação
Um estudante que já tenha aprovado a unidade curricular que pretenda melhorar a classificação, terá de se inscrever na época seguinte à qual obteve aprovação. A nota final será o resultado da mesma fórmula da nota final, ou a nota do exame se esta for superior.
Observações
- Os estudantes devem dedicar ao estudo da unidade curricular cerca de 6 horas semanais, além da frequência habitual às aulas.
- Qualquer tentativa de fraude durante o processo de avaliação será punida severamente, incluindo reprovação da unidade curricular.