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Competências Industriais Complementares

Código: PDERPQ009     Sigla: CIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Complementares

Ocorrência: 2023/2024 - 3T Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAERPQ 0 Plano de Estudos Oficial 2010/11 1 - 6 80 162
PDERPQ 4 Plano de estudos oficial a partir de 2009/10 1 - 6 80 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aquisição de conhecimento técnicos nas áreas de engenharia da manutenção, segurança industrial, automação industrial, instrumentação processual e de ética de engenharia

Capacidade de integração de conhecimentos de vários domínios.

Capacidade de análise e síntese.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos envolvem as diferentes áreas tecnológicas definidas nos objetivos (manutenção, segurança, automação, instrumentação, controlo e ética). O nível de profundidade foi adaptado à heterogeneidade formativa dos estudantes. Pretende-se obter um equilíbrio entre uma abordagem introdutória, para estudantes que têm o primeiro contacto com alguns dos tópicos, e um maior aprofundamento dos temas para aqueles que no decorrer da sua formação profissional já se familiarizaram com os mesmos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Segurança industrial: Riscos industriais graves, análises HAZOP, técnicas de avaliação do risco, metodologias SIL (níveis de segurança integrados), higiene Industrial.

- Engenharia de manutenção: manutenção curativa, manutenção preditiva/preventiva, organização e supervisão das paragens gerais, organização da inspeção (estática e dinâmica).

- Automação e comunicações industriais: automação e sinais de campo; sistemas de controlo; infraestruturas necessárias e; tendências tecnológicas.

- Medidores, analisadores e elementos finais de controlo: medição de grandezas físicas (temperatura, força, pressão, nível e fluxo); terminologia e especificações técnicas de medidores; analisadores de composição química; modos de amostragem; válvulas e outros tipos de elementos finais de controlo.

Controlo de processos: revisitação de conceitos de dinâmica de sistemas e controlo de processos. Utilização de ferramentas diversas na resolução de problemas de controlo de processos.

- Ética para Engenheiros.

Bibliografia Obrigatória

Seborg, D. E., Mellichamp, D. A., Edgar, T. F., Doyle, F.J. (2016); Process Dynamics and Control (4th ed.). Danvers, MA: Wiley.
Webster, J.G., Eren, H (2014); Measurement, Instrumentation, and Sensors Handbook, CRC Press.
Moubray, J. (1999); Reliability-Centered Maintenance. Industrial Press.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O corpo docente associado a esta unidade curricular é composto por membros da indústria e academia com grande experiência nos temas apresentados. Isto permite construir aulas altamente motivantes, enriquecidas com a discussão de casos práticos reais. Existe uma atenção constante em salientar práticas industriais relevantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 40,00
Total: 40,00

Obtenção de frequência

Não se aplica.

Fórmula de cálculo da classificação final

As aulas têm um caráter expositivo, combinado com discussão de casos de estudo reais e realização de atividades/exercícios ilustrativos dos conceitos abordados. Os estudantes são encorajados a partilhar as suas experiências e conhecimentos. Textos de apoio são disponibilizados para complementar os apontamentos das aulas. São programados 4 trabalhos de grupo ao longo do período letivo, sendo que a avaliação final define-se com base na classificação atribuída aos 4 trabalhos e com pesos proporcionais ao número de aulas correspondentes aos conteúdos.
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