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Os Sistemas Elétricos de Energia na Sustentabilidade e Transição Energética

Código: SEESTE01     Sigla: SEESTE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2023/2024 - 1S (edição n.º 1) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Os Sistemas Elétricos de Energia na Sustentabilidade e Transição Energética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.BIO 0 Plano Oficial do ano letivo 3 - 1,5 12 40,5
L.EA 1 Plano Oficial 2 - 1,5 12 40,5
L.EC 9 Plano de estudos oficial 2 - 1,5 12 40,5
L.EGI 4 Plano Oficial do ano letivo 2 - 1,5 12 40,5
L.EIC 15 Plano Oficial 2 - 1,5 12 40,5
3
L.EM 9 Plano de Estudos Oficial 3 - 1,5 12 40,5
L.EMAT 0 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 1,5 12 40,5
L.EMG 2 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 2 - 1,5 12 40,5
3
M.EIC 4 Plano de estudos oficial 2 - 1,5 12 40,5
SEESTE 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5

Língua de trabalho

Português
Obs.: Inglês

Objetivos

Ser capaz de:
1 - Compreender as alterações climáticas, e urgência sobre a tomada de medidas de contenção destas alterações, recorrendo nomeadamente à exploração de energias renováveis para a produção de eletricidade e mobilidade.

2 -Formas de explorar e utilizar os diferentes tipos de energia, incluindo tecnologias utilizadas para a conversão em eletricidade dessas energias (centrais térmicas, hídrica, eólica, solar PV), utilizando desde grandes centais a microgeração;

3-
Apresentação das mudanças de paradigma no sistema elétrico de energia. Produção distribuída e microgeração e microredes.

4- SmartGrids, conceitos e arquiteturas.

5- Apresentar os componentes do sistema elétrico de energia e conceitos básicos sobre a estrutura do sistema elétrico.

6- Analisar aspectos regulatórios e de definição de políticas em mercados liberalizados.

7 – Conhecer os diferentes mercados de eletricidade (energia e serviços de sistema) e suas interacções.

8 - Compreender a mobilidade elétrica e os seus impactos na operação do sistema elétrico (V1G, V2G).

Resultados de aprendizagem e competências

Obtenção de conhecimentos básicos sobre as alterações climáticas e a necessidade
de explorar as fontes renováveis ​​de energia, conhecer o funcionamento do sistema
elétrico de energia e seus sistemas de conversão de energia a partir de fontes
renováveis.
Compreender questões regulatórias e mercados de eletricidade.
Entender as mudanças provocadas pela mobilidade elétrica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 - As alterações climáticas eos seus impactos; Os gases de efeito de estufa e o aquecimento global. Medidas de contenção das alterações climáticas, recorrendo nomeadamente à exploração de energias renováveis para a produção de eletricidade e actuando na mobilidade.

2 -Diferentes formas de energia primária. Tecnologias utilizadas para produzir electricidade a nível local e global.

3- Modelo detalhada dos sistemas elétricos convencionais e seus componentes.
Microgeração, microredes e redes elétricas inteligentes e armazenamento de energia.

4 - O novo paradigma energético: descentralização, energias renováveis e gestão da procura. Produção distribuída de electricidade (incluindo microgeração).

5 - Redes elétricas inteligentes e mobilidade elétrica. O papel das TIC.

6 - Descrição de soluções regulatórias mais importantes adotadas no sistema elétrico.

7 - Descrição de diferentes mercados de energia: estrutura, players, dinâmicas e interacções. Mercados de energia e de serviços de sistema.

8 - Mobilidade elértrica

Bibliografia Obrigatória

Olle I. Elgerd; Electric Energy Systems Theory

Bibliografia Complementar

Steven Stoft; Power system economics. ISBN: 0-471-15040-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas incluirão aulas teóricas por parte dos docentes da unidade curricular de exposição com apoio de quadro e videoprojector. Discussões sobre os temas lecionados serão discutidas nas aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 12,00
Trabalho escrito 28,50
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Frequentar as aulas (FA) e apresentar trabalho (TRB) escrito de 8 páginas.

Fórmula de cálculo da classificação final

(0,25*FA+0,75*TRB)
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