Código: | CVCC01 | Sigla: | CVCC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Engenharia e técnicas afins |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Competências Transversais: CiênciaVitae - o currículo científico |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CTCVCC | 1 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
M.BIO | 25 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
MEB | 2 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
M.EIC | 8 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
M.EM | 6 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.
Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.
Os estudantes serão dotados de conhecimentos técnicos sobre o preenchimento adequado de um currículo científico. É expectável que adquiram conhecimentos sobre a forma como a informação é integrada na plataforma, dos mecanismos de importação e preenchimento automático dos dados curriculares, assegurando o princípio de reutilização da informação, em direta articulação com o CiênciaID e os programas de financiamento da FCT. Adicionalmente, pretende-se ainda dotar os estudantes de informação sobre as normas de acesso aberto de dados e de conhecimentos específicos para assegurarem o acesso aberto.
A metodologia principal é a aprendizagem baseada na exposição de conteúdos com exercícios exemplificativos. Será dada a oportunidade aos estudantes de adquirirem conhecimentos sobre a forma como a informação é integrada na plataforma do CiênciaVitae, dos mecanismos de importação e preenchimento automático dos dados curriculares, assegurando o princípio de reutilização da informação, em direta articulação com o CiênciaID e os programas de financiamento da FCT. Será dada ainda a oportunidade de conhecerem o processo de inserir uma publicação no sigarra com migração para o RCAAP. A avaliação será realizada através de um caso de estudo: elaboração do CV do estudante. Será avaliado se o CV foi realizado de acordo com as aprendizagens expostas.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho prático ou de projeto | 90,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 20,00 |
Estudo autónomo | 6,50 |
Frequência das aulas | 14,00 |
Total: | 40,50 |
A avaliação é realizada na escala de 0 a 20 valores com base na seguinte fórmula:
CF = 0,9 x CE + 0,1 x AS, em que,
CE - caso de estudo constituído pela elaboração do CiênciaVitae pessoal com informação adicional do caso de estudo proposto;
AS - Assiduidade das aulas
A aprovação é dada com avaliação final igual ou superior a 10 valores.