Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > M.EIC017

Gestão de Redes e Sistemas

Código: M.EIC017     Sigla: GRS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura de Computadores, Sistemas Operativos e Redes

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EIC 19 Plano de estudos oficial 1 - 6 39 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A comoditização das redes, serviços, e sistemas e o aumento do seu tamanho e complexidade mesmo em organizações de pequena a média dimensão, e a necessidade de adaptação rápida a mudanças da organização, a novas versões de software, a falhas, ou a ataques, torna impraticável a sua gestão e operação manual e aproxima a gestão e operação de redes e serviços do modelo devops seguido no desenvolvimento de software para a cloud numa lógica de infraestrutura programável. O objetivo desta UC é dar a conhecer ao estudante 1) os conceitos fundamentais da gestão e operação da rede, serviços, e sistemas de uma organização pequena a média, bem como 2) as técnicas de programação para a automatização da gestão e operação dessas redes, serviços, e sistemas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular, o estudante deverá:
1) conseguir explicar e discutir mecanismos de gestão, controlo, e operação de redes incluindo alocação de recursos em redes e monitorização;
2) compreender os conceitos fundamentais das operações de rede, serviços e sistemas de uma organização pequena a média;
3) conseguir aplicar técnicas de programação para automatizar a gestão e operação de rede, serviços, e sistemas;
4) conseguir explicar e discutir os conceitos fundamentais de virtualização de funções de rede (NFV) e de rede definida por software (SDN).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Programação, redes de computadores, protocolos de comunicação.

Programa

1. Fundamentos de gestão e controlo de redes incluindo monitorização, FCAPS, qualidade de serviço e de experiência, planeamento de capacidade da rede, e engenharia de tráfego.
2. Fundamentos de redes empresariais, incluindo endereçamento, controlo de acesso, roteamento interno e externo, resolução de nomes de domínios, proxies, balanceamento de carga, e virtualização de serviços.
3. Tópicos de programação e automatização da gestão e operação de redes (netdevops), incluindo configuração de dispositivos via API, extração de informação de dispositivos, utilização de templates, repositórios de código fonte, integração contínua, e gestão de chaves dos dispositivos.
4. Tópicos de softwarização da rede incidindo sobre as redes definidas por software (SDN) e a virtualização de funções de rede (NFV); dispositivos, protocolos, e aplicações SDN; conceitos, arquitetura, serviços virtuais e encadeamento de serviços NFV; relação entre SDN, NFV, e netdevops.

Bibliografia Obrigatória

D.E. Comer; Internetworking with TCP/IP Volume One, 6th Edition, Pearson, 2014. ISBN: 9780133449754
J. Edelman, S. Lowe, and M. Oswalt; Network Programmability and Automation: Skills for the Next-Generation Network Engineer, O’Reilly, 2018. ISBN: 978-1491931257

Bibliografia Complementar

D. Verma; Principles of Computer Systems and Network Management, Springer, 2009. ISBN: 978-0-387-89009-8
W. Stallings; Foundations of Modern Networking: SDN, NFV, QoE, IoT, and Cloud, Pearson Education, 2016. ISBN: 978-0134175393
S. Armstrong; DevOps for Networking, Packt Publishing, 2016. ISBN: 9781786464859
A. Ratan; Practical Network Automation: Leverage the power of Python and Ansible to optimize your network, Packt Publishing, 2017. ISBN: 9781788299466

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1) Exploração dos conceitos fundamentais de gestão de redes, serviços, e sistemas através de a) exposição em sala de aula, b) pesquisa autónoma de artigos científicos, casos de estudo, e informação disponível na Internet, c) técnica de flipped classroom (sala de aula invertida) com auto-aprendizagem dos conteúdos disponibilizados previamente e discussão dos conceitos em sala de aula.
2) Trabalhos práticos no laboratório para explorar técnicas de programação para a gestão e operação de partes da rede e de serviços selecionados.
3) Projeto de caracterização da eficiência das técnicas de programação desenvolvidas, com escolha e definição pelo estudante de uma falha, atualização de software dos serviços, ataque, ou outra razão técnica para necessidade de alteração da configuração da rede e serviços.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de sistemas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho laboratorial 71,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Desenvolver o projeto (trabalho laboratorial) e submeter o seu relatório.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 0,5*T + 0,5*P; se ( T < 10,0 ou P < 10,0 ) então CF =MIN(CF, 9.0)
T - teste
P - projeto
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-08-01 às 11:07:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias