Código: | L.EEC025 | Sigla: | FPS |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1494 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L.EEC | 248 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
A frequência e conclusão bem sucedida desta unidade curricular permitirá aos estudantes
-compreender o processo de amostragem e reconstrução de sinal e antecipar as suas implicações quando aplicado a sinais reais;
-projetar, implementar e testar filtros digitais FIR e IIR mediante objetivos especificados de operação e condicionamento de sinal, incluindo na filtragem adaptativa;
-dominar a DFT, suas propriedades circulares e alternativas de implementação rápida (FFT);
-saber identificar e concretizar potencialidades de aplicação da DFT, nomeadamente na filtragem FIR rápida, em estudos de correlação e na análise espectral de sinal.A metodologia de ensino apoia-se em aulas teóricas -T (2h/semana) e aulas laboratoriais -PL (2h/semana).
As aulas teóricas não se destinam à apresentação clássica de conteúdos. Ao invés, presumem um postura de "active learning" por parte dos estudantes já que, sempre que possível, estas aulas adotarão o princípio de "flipped classroom" segundo o qual a componente expositiva dos conteúdos teóricos será disponibilizada em vídeo e para visionamento fora das aulas.
O foco das aulas teóricas será, portanto, i) o resumo dos conteúdos teóricos da UC e, sempre que oportuno, a sua discussão e ilustração aplicada, ii) a introdução a problemas ilustrativos de aplicação dos conceitos teóricos e aos temas de trabalhos de laboratório, e iii) a motivação para Questões de Verificação como uma forma de avaliação distribuída.
As aulas laboratoriais incluem duas componentes, ambas com impacto na avaliação distribuída: i) a resolução convencional, ou em ambiente Matlab, de problemas práticos, sobretudo numa perspetiva “peer-to-peer learning/teaching”, e ii) a realização de trabalhos laboratoriais em grupos de 4 estudantes usando uma plataforma de processamento digital de sinal em tempo-real.
A avaliação decorrente das aulas laboratoriais (PL) é ponderada a 75% na avaliação distribuída no final do semestre. A restante componente de 25% decorre da resposta a micro-testes rápidos (quizzes), de 9 minutos cada, a responder via Moodle em horário extra-aula a combinar com os estudantes. A classificação de avaliação distribuída é combinada (peso de 50%) com a classificação de um exame final (peso 50%) para produzir a classificação final.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 12,50 |
Exame | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 37,50 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho laboratorial | 26,00 |
Trabalho de campo | 24,00 |
Total: | 162,00 |
A obtenção de frequência é indispensável para acesso ao exame final.
A classificação de frequência (F) é dada aos estudantes que não excedam o limite de faltas (previsto nas Normas Gerais de Avaliação) e tenham efetuado os micro-testes online e preparado e realizado os trabalhos práticos e de laboratório solicitados para avaliação distribuída (AD).O exame final consta de uma prova escrita com a duração de duas horas, sem consulta de apontamentos para além do formulário da unidade curricular.
A classificação final (C) será obtida da classificação da frequência (F>=10.0) e da classificação da prova escrita (E>=6.0) através da fórmula
C = 0.5×F + 0.5×E.
A classificação final está condicionada à obtenção da classificação mínima de 6 valores (em 20) na prova escrita e à obtenção da classificação mínima de 10 valores (em 20) na componente de AD.
Todas as classificações referem-se à escala [0, 20].