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Gestão da Energia

Código: EEC0122     Sigla: GENE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Energia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 27 Plano de estudos oficial 5 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-09-21.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina visa dotar os alunos dos conceitos de Conservação da Energia e da Utilização Racional com especial incidência no caso da Energia Eléctrica, numa perspectiva de conhecimento de tecnologias disponíveis e de análise técnico-económica da viabilidade das acções, bem como do presente enquadramento legal em Portugal e na União Europeia.

Resultados de aprendizagem e competências

Coerentes com os objetivos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Bases de matemática financeira para a avaliação de projectos de racionalização energética. Juros compostos, actualização de capitais, capitalização de rendas. O Problema energético a nível nacional e internacional. Regulamentos nacionais sobre utilização racional de energia. Auditorias energéticas. Co-geração industrial: turbinas a gás, motores a gás, motores diesel, pilhas de combustível. Trigeração. Análise de casos reais. Análise de estudos técnico-económicos. Gestão de energia em edifícios: sector doméstico e sector de serviços. Gestão de energia na indústria. Tecnologias de controlo de ponta eléctrica.

Bibliografia Obrigatória

Vladimiro Miranda; Tópicos de Matemática Financeira - para Aplicação em Gestão de Energia, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Temas introdutórios: aulas dadas pelo Regente.
Temas de desenvolvimento: aulas de discussão do tema introdutório lecionado na aula anterior, preparadas previamente de acordo com uma escala de distribuição de temas. Estas aulas incluem a apresentação e discussão de casos reais.
Os alunos, a partir de tópicos dados pelo regente, deverão em cada tema, em tempos de aula prática e de estudo pessoal, fazer a recolha da sua própria bibliografia de referência. Não será fornecido material de estudo específico para além dos materiais disponibilizados na página da disciplina do SIGARRA.
Os alunos serão solicitados a entregar seis resumos das suas pesquisas, de entre dez tópicos indicados pelo Regente, correspondendo aos tópicos de matéria abordados semanalmente.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 65,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 112,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 168,00

Obtenção de frequência

Execução dos trabalhos fixados, nos prazos determinados e sua avaliação com classificação superior a 8/20 valores.
Presença no mini-teste.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatórios sobre temas semanais: R = 6 x 1,3 = 7,8 valores

Mini-teste - T = 13,2 valores

A passagem na disciplina depende da obtenção de um mínimo de 40% da classificação máxima em cada item de avaliação (mini-teste e relatório).

Nota final  F = R + T

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em todos os casos especiais ou de recurso, os alunos devem executar o mesmo tipo de trabalho (ou equivalente) que os alunos normais e a fórmula de avaliação e classificação é idêntica.

Para estes alunos, poderá ser permitida a realização da prova de mini-teste e trabalhos complementares em época especial, que servirá para corrigir a nota global na proporção do peso respectivo na nota final.

Melhoria de classificação

Realização de trabalhos complementares especiais fixados pelo docente

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