Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MM0050

Aplicações e Novos Serviços

Código: MM0050     Sigla: ANS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia de Comunicação

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 10 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se com esta UC que os estudantes fiquem conhecedores de um conjunto de novas aplicações e serviços na área do multimédia e adquiram capacidades de analisar e conceber com algum detalhe um serviço ou aplicação em particular, bem como de fazer algum trabalho de desenvolvimento que prove o conceito.

Resultados de aprendizagem e competências

Para concluírem com sucesso esta UC os estudantes deverão mostrar ser capazes de:


  • identificar oportunidades para a oferta de novos serviços/aplicações multimédia

  • analisar o estado da arte em termos de ofertas afins e tecnologias para a implementação

  • conceber a arquitetura desses serviços/aplicações

  • provar a sua viabilidade através de um protótipo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Novas aplicações e serviços multimédia. Técnicas para o desenvolvimento de aplicações e serviços distribuídos. Apresentação e discussão dos temas escolhidos para os trabalhos. Identificação e análise dos projetos afins relevantes. Definição dos objetivos e arquiteturas genéricas das aplicações/serviços escolhidos. Refinamento das aplicações/serviços. Conceção dos protótipos demonstradores. Discussão das interfaces com baixa fidelidade. Implementação dos protótipos. Apresentação dos relatórios e dos protótipos das aplicações/serviços.

Bibliografia Obrigatória

Leszek A. Maciaszek; Requirements analysis and system design. ISBN: 0-201-70944-9
Alan Cooper, Robert Reimann, and Dave Cronin; About Face 3. ISBN: 978-0-470-08411-3
Cooper, Alan, Reimann, Robert, Cronin, David ; New media design , Wiley Publishing Inc., 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Inicialmente são introduzidos os conceitos teóricos relevantes para o desenvolvimento e avaliação de aplicações/serviços.

Segue-se uma fase de apresentação do 'estado da arte' e das propostas de aplicações/serviços escolhidas.

As aplicações/serviços são depois desenvolvidas e objecto de demonstração no final. É também produzido um relatório.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 33,00
Trabalho escrito 33,00
Trabalho laboratorial 34,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 52,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 162,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: 1/3 participação nas aulas + 1/3 demonstrador +1/3 relatório final
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-11-27 às 08:24:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias