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Sistemas Baseados em Microprocessadores

Código: EEC0081     Sigla: SBMI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Electrónica e Sistemas Digitais
OFICIAL Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust.

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 124 Plano de estudos oficial 3 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-03.

Campos alterados: Pre_requisitos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Melhoria de classificação, Provas e trabalhos especiais, Avaliação especial, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objectivo aprender a construir e utilizar sistemas baseados em microcontroladores, na perspectiva dos sistemas embarcados.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim do semestre cada estudante deverá ser capaz de:


  • Analisar, Projetar

  • Montar, Programar, Testar

  • Documentar


pequenos sistemas baseados em microcontroladores programados na linguagem C.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Bases de numeração (binária e hexadacimal), circuitos lógicos, eletrónica digital, máquinas de estado

Programa

Conceitos fundamentais:
- Arquitectura genérica de um microcomputador embarcado
- Microprocessador e modelo de programação
- Memória e circuitos de entrada/saída
- Circuitos auxiliares e de descodificação

Caso de estudo: a família de microcontroladores AVR
- Arquitectura
- Memória e periféricos internos
- Programação em C

Projeto de sistemas embarcados
- Projeto de hardware
- Desenvolvimento de software
- Especificidades e técnicas próprias de software embarcado
- Técnicas de depuração

Bibliografia Obrigatória

Diversos; Documentação dos fabricantes de componentes (Folhas de características de componentes e notas de aplicação)

Observações Bibliográficas

Documentação dos fabricantes de componentes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos são objeto de exposição oral nas aulas teóricas (duas aulas semanais de uma hora), podendo incluir a resolução de exercícios com o objectivo de consolidar os conceitos apresentados. As aulas práticas decorrem no laboratório de apoio com uma componente experimental significativa. Nas aulas de laboratório as turmas são organizadas em grupos. Estão previstos trabalhos práticos e um projecto final (hardware e software) baseado num microcontrolador da família AVR.

Software

Eagle CAD
Eclipse + avrgcc + avrgcc plug-in
VSCode + PlatformIO

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de computadores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 40,00
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho escrito 9,00
Trabalho laboratorial 9,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas práticas

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final:

  • CF = 0,4xMT + 0,2xTL + 0,4xPF
  • Limitada a MT+4 valores (em 20)


Onde:

  • CF representa a classificação final
  • MT é a média pesada entre o melhor miniteste (70%) e o pior (30%)
  • TPC é a média dos trabalhos de casa.
  • TL é a média dos trabalhos de laboratório
  • PF é a média pesada do projeto final (80%) e do relatório escrito (20%)

 TL e PF são válidas para o ano letivo seguinte, MTe TPC não.

Provas e trabalhos especiais

Duas provas escritas realizadas durante o período de aulas,  complementados por vários trabalhos de laboratório.
Um projeto final e respetivo relatório.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Semelhante à dos restantes estudantes. Dispensa de frequência.

Melhoria de classificação

Realização dos minitestes e de um projecto individual com entrega do respetivo relatório e demonstração prática do trabalho realizado.

Classificação de melhoria: 0,4xMT + 0,6xPF

MT é a média pesada entre o melhor miniteste (70%) e o pior (30%)
PF é a média pesada do projeto (80%) e do relatório escrito (20%)



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