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Projecto de Licenciamento

Código: EEC0111     Sigla: PLIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Energia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 38 Plano de estudos oficial 4 - 7 70 189

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Criar as competências necessárias para a realização de projectos realistas de Redes de Distribuição BT.

Resultados de aprendizagem e competências

•Adotar uma abordagem sistemática aos problemas com base em conhecimento técnico-científico geral e aplicado. [Competências CDIO 1.3, 2.1, 2.3, 4.3, 4.4]
•Demonstrar conhecimentos das regras e regulamentos aplicáveis ao projeto de sistemas de  distribuição de energia elétrica em MT e BT. [Competências CDIO 1.3, 2.2]
•Desenvolver aptidões técnico-profissionais, colocando os alunos perante uma hipotética situação de exercício real da profissão de projetista de infraestruturas elétricas. [Competências CDIO 2.1, 2.3, 2.5, 3.3, 4.1, 4.2, 4.3, 4.4]
•Integrar-se de forma eficiente no trabalho em equipa. [Competências CDIO 3.1]
•Dominar o AutoCAD, enquanto ferramenta essencial para a elaboração das peças desenhadas. [Competências CDIO 3.2]
•Conhecer os equipamentos (Funções, Características, Gamas) e materiais usados em redes de distribuição BT e MT. [Competências CDIO 1.3]

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas Teóricas:

•Instalações de Serviço Público e de Serviço Particular; Responsabilidades Técnicas.

•O projeto Elétrico: Aspetos Legais, Formais e Técnicos.

•Noções Gerais sobre Organização de Projetos.

•O Projeto de Infraestruturas de Eletricidade: Enquadramento Legal; Exigências e Recomendações da EDP; Os Documentos Normativos da EDP; Aspetos Técnicos Gerais.Trâmites da Aprovação.

•Redes (Públicas) de Distribuição AT e MT.

•Cabos de Média Tensão: Características; Tipos; Seleção; Dimensionamento.

•Postos de Transformação e Aparelhagem MT (complementos): Tipos construtivos; Ligações às Redes; Equipamentos; Seleção; Projeto.

•Redes (Públicas) de Distribuição BT (complementos). Redes Subterrâneas: Estruturas Típicas; Equipamentos; Esquema de ligação à terra. Breve Referência às Redes Aéreas.

•Condições Comerciais e Técnicas de Ligação às Redes do SEN.

•Noções Gerais de Luminotecnia (complementos).

•Iluminação Pública e Projeto Luminotécnico: Conceitos; Equipamentos; Aspetos de Projeto .

•Esquemas de Ligação à Terra: Revisão. Esquema TN.

•Correção de Fator de Potência: Princípio, Vantagens e Equipamentos.



Aulas Práticas:

•Conceção e elaboração de um Projeto de Licenciamento (Memória Descritiva e Justificativa e Peças Desenhadas) das infraestruturas elétricas de uma urbanização (Rede de distribuição em MT, Postos de Transformação, Rede de distribuição em BT e Rede de Iluminação Pública).


Bibliografia Obrigatória

J. Eduardo Neves dos Santos e Outros; J. Eduardo Neves dos Santos e Outros;CÓPIAS DE TRANSPARÊNCIAS e SLIDES (Aulas Teóricas) (Disponíveis nos CONTEÚDOS DA U.C.)
J. Eduardo Neves dos Santos e Outros; CÓPIAS DE TRANSPARÊNCIAS e SLIDES (Aulas Teóricas) (Disponíveis nos CONTEÚDOS DA U.C.)
J. Eduardo Neves dos Santos; TEXTOS DIDÁTICOS VÁRIOS (Disponíveis nos CONTEÚDOS DA U.C.)
Vários; Documentos Normativos (DMA´s) diversos, EDP Distribuição
.; Regulamento de Segurança de Linhas de Alta Tensão
Vários; Manual de Ligações à Rede Eléctrica de Serviço Público - Guia Técnico e Logístico de Boas Práticas, EDP Distribuição, 2011 (2ª Edição)
Vários; Regulamento de Segurança de Subestações e Postos de Transformação e Seccionamento
Vários; Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição de Energia Eléctrica em Baixa Tensão

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas:

•Exposição, a cargo do docente, com apoio de transparências / slides e apresentação de casos de estudo.

•Pontualmente, Palestras sobre temas mais específicos, proferidas por especialistas convidados.

Aulas práticas:

•Elaboração do projeto, com alguma autonomia dos estudantes, funcionando o professor como orientador.

•Para o efeito, constituição de grupos de trabalho (de três / quatro estudantes).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 25,00
Teste 10,00
Trabalho escrito 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 91,00
Estudo autónomo 28,00
Frequência das aulas 70,00
Total: 189,00

Obtenção de frequência

•As componentes de avaliação são três: a) Projeto;  b) Exame; c) Micro-testes.

•Para a obtenção de frequência devem ser cumpridas, simultaneamente, as duas condições seguintes:
- Cumprimento das regras de assiduidade em vigor;
- Obtenção da classificação mínima de 40% no Projeto.

•Nota: A comparência às provas de avaliação intercalares (micro-testes) é fortemente aconselhada, mas não é obrigatória. A falta a alguma(s) desta(s) componente(s), determinará a classificação de 0 valores na(s) mesma(s), assim entrando na fórmula de cálculo da classificação final.

Fórmula de cálculo da classificação final

NOTA FINAL = 0,65 x (Nota Projeto) + 0,25 x (Nota Exame) + 0,025 x (Nota Micro-teste1) + 0,025 x (Nota Micro-teste2) + 0,025 x (Nota Micro-teste3) + 0,025 x (Nota Micro-teste4)

Provas e trabalhos especiais

•Exame (sem consulta) a realizar no decorrer do período normal de exames, incidindo sobre a matéria lecionada nas aulas teóricas.

•Quatro Micro-testes (com consulta livre) a realizar na parte final de quatro aulas práticas, incidindo sobre Regulamentação essencial para a elaboração do projeto.


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Será aplicado o princípio geral de avaliação adotado para os alunos ordinários.

Melhoria de classificação

•Só é possível a melhoria de classificação da componente de avaliação, Exame.

•Para a melhoria de classificação das componentes de avaliação, Projeto, ou Micro-testes, será necessário uma nova inscrição na Unidade Curricular, com frequência das aulas práticas, visto que aquela classificação é obtida no decorrer da avaliação distribuída, aquando da frequência da Unidade Curricular.

•É aplicada a fórmula geral no cálculo da nota final.

Observações

•Nos Conteúdos da U.C. está disponível uma Lista Completa de Bibliografia Obrigatória e Complementar.

•As cópias das transparências / slides das aulas teóricas que são fornecidas aos alunos, cobrem a maioria da matéria lecionada. No entanto, é essencial uma consulta assídua a alguns dos elementos bibliográficos indicados, nomeadamente a regulamentos e a catálogos de fabricantes de material elétrico.

•Estão previstas duas Visitas de Estudo:

- Visita de Estudo 1 (Interna): Posto de Transformação de Receção da FEUP.

- Visita de Estudo 2 (Externa): Visita às Unidades de Transformadores e Aparelhagem MT de um Fabricante Nacional.

•Se o rendimento das Aulas Práticas assim o permitir, será efetuada uma sessão prática especialmente dedicada à realização de trabalhos e demonstrações:

- Sessão Prática (realizada durante a última aula prática) visando a realização de Trabalhos sobre "Verificação de Instalações Elétricas" e sobre "Regimes de Neutro" .

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