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Circuitos 2

Código: EEC0158     Sigla: CIR2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 198 Plano de estudos oficial 2 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É objetivo principal da unidade curricular fornecer aos estudantes formação complementar em tópicos fundamentais de análise de circuitos elétricos não abrangidos em unidades curricular anteriores.  Os estudantes começam por aprender os conceitos associados às técnicas de modelização e de análise de circuitos com 2 portos (biportos). São em seguida introduzidos ao amplificador operacional ideal e são estudados circuitos elementares baseados nesse componente, como amplificadores e filtros ativos, sendo também introduzidos aos métodos para análise da resposta em frequência de circuitos lineares em regime sinusoidal permanente. Em seguida é revisitado o funcionamento de bobines e condensadores e os  processos relacionados com a resposta de circuitos de primeira e segunda ordem a estímulos do tipo degrau (circuitos RC, RL e RLC).  No capítulo final são  introduzidos ao díodo (ideal) como um primeiro dispositivo não linear e aprendem a analisar circuitos elementares envolvendo díodos, usando modelos simplificados.

Resultados de aprendizagem e competências

Depois de frequentar a unidade curricular Circuitos II os estudantes deverão ser capazes de analisar circuitos modelizados como diportos ou associações de diportos lineares, bem como determinar analiticamente ou experimentalmente os conjuntos de parâmetros que caracterizam um diporto. Adicionalmente, serão capazes de analisar circuitos lineares construídos em torno de amplificadores operacionais, usando modelos simplificados do amplificador ideal, bem como representar e interpretar as curvas de resposta em frequência de circuitos lineares em regime sinusoidal permanente. Complementando temas estudados em unidades curriculares anteriores, deverão ser capazes de interpretar a resposta transitória de circuitos RLC (série e paralelo) a estímulos do tipo degrau, bem como dimensionar parâmetros que conduzam a um tipo de resposta pretendido. Os assuntos tratados no último capítulo da unidade curricular permitirão que os estudantes fiquem aptos a analisar, de forma simplificada, o comportamento de circuitos elementares construídos com díodos e os restante dispositivos estudados antes, nomeadamente amplificadores operacionais.

Para além dos temas programáticos, a forte componente experimental contemplada na unidade curricular constitui uma excelente oportunidade para reforçar os conhecimentos adquiridos sobre circuitos elétricos e exercitar o uso de equipamento de teste e medida que se encontra numa bancada típica de um laboratório de Eletrotecnia.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Circuitos.

Programa


  • Técnicas de modelização e análise de circuitos com 2 portos (biportos).

  • Circuitos lineares com amplificadores operacionais.

  • Análise da resposta em frequência, em regime sinusoidal permanente.

  • Condensadores e bobines: análise em regime transitório a descontinuidades do tipo degrau de circuitos RL, RC e RLC.

  • Introdução ao díodo e à análise de circuitos elementares com díodos .

Bibliografia Obrigatória

Nilsson James W.; Electric circuits. ISBN: 0-201-55707-X
J. A. Brandão Faria; Análise de Circuitos, IST Press, 2013. ISBN: 978-989-8481-50-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A lecionação da disciplina desenvolve-se em aulas teóricas e aulas práticas laboratoriais.  Nas aulas teóricas (1.5h) tem lugar a exposição da matéria, sempre que possível acompanhada da resolução de exemplos ilustrativos  As aulas práticas laboratoriais têm por objetivo a verificação experimental do funcionamento de circuitos ilustrativos dos temas estudados, bem como consolidar os conhecimentos associados à utilização de ferramentas e equipamentos para teste e medida de sistemas elétricos, com ênfase para o osciloscópio.  Estas aulas têm a duração de 2 horas e incluem a resolução de exercícios sobre os tópicos abordados nas aulas teóricas.

Software

Matlab
Octave
Scilab

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Teste 30,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 81,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho laboratorial 12,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem frequentar pelo menos 75% das aulas práticas com participação obrigatória nos momentos de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (NF) será obtida com base nas classificações obtidas em dois mini testes  (MT1 e MT2), na avaliação dos trabalhos laboratoriais (NL) e num exame final (EX)

NF = 0.15 * MT1 + 0.15 * MT2 + 0.2 * NL + 0.5 * EX

A classificação laboratorial (NL) inclui a avaliação do desempenho individual. Os dois minitestes serão focados nos trabalhos laboratoriais realizados nas aulas práticas e o exame final incidirá sobre os temas abordados nas aulas teóricas.

Para obter aprovação é necessário atingir uma classificação final NF igual ou superior a 10 valores e uma classificação superior a 50% no conjunto dos dois minitestes e trabalhos laboratoriais (MT1+MT2+NL) e uma classificação superior a 40% (8 valores) no exame final.

Provas e trabalhos especiais

Nenhum

Trabalho de estágio/projeto

Nenhum

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idêntica aos alunos ordinários. Apesar de os estudantes trabalhadores estarem dispensados das aulas, existe a obrigatoriedade de estarem presentes nos momentos de avaliação e de realizarem os trabalhos descritos nas componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

A classificação do exame final poderá ser melhorada na época de recurso. A classificação da avaliação distribuída (minitestes e trabalhos laboratoriais) poderá ser melhorada na edição do ano letivo seguinte da unidade curricular.

Observações

Horário de consulta: Por favor ver o horário publicado do respectivo docente. O método recomendado é enviando previamente um correio eletrónico.

 

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