Introdução ao Projeto de Engenharia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Tecnológicas (Projeto) |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIEQ |
102 |
Plano de estudos oficial |
4 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Introdução de linhas de orientação para desenvolvimento de projetos preliminares da indústria do processo químico;
- Definição dos conteúdos de um relatório de um projeto preliminar de uma instalação da indústria do processo químico;
- Introdução de técnicas de apoio ao projeto preliminar das operações unitárias que constituem as instalações industriais de processo químico;
- Dar conhecimentos sobre a utilização de simuladores de processo no apoio do projeto preliminar de processos químicos.
Resultados de aprendizagem e competências
Competências e resultados de aprendizagem de acordo com o CDIO:
1. Aquisição de conhecimentos técnicos
1.3 Conhecimentos avançados de engenharia: conhecimento de técnicas para projeto de processos industriais.
2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais
2.1 Pensamento e resolução de problemas de engenharia: capacidade de resolução de problemas de projeto de instalações industriais.
2.3 Conhecimentos avançados de engenharia: capacidade de projetar várias peças de equipamento.
2.4 Aptidões pessoais e atitudes: segurança na obtenção de soluções credíveis.
2.5 Aptidões profissionais e atitudes: projeto industrial, análise económica de projetos.
3. Aquisição de aptidões inter-pessoais, trabalho em equipa e comunicações
3.1 Trabalho em grupo: formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa.
3.2 Comunicações: capacidade de interação entre elementos do grupo e capacidade de apresentação e discussão de projetos.
3.3 Comunicações em línguas estrangeiras: inglês.
4. Conceção, projeto, implementação e operação de sistemas na empresa e no contexto social
4.1 Contexto externo e social: noções sobre segurança, avaliação de risco e de impacte ambiental.
4.2 Contexto empresarial e comercial: conhecimentos relacionados com a avaliação económica de projetos.
4.3 Conceção e engenharia de sistemas: heurísticas para síntese de processos.
4.4 Projeto: Projeto de instalações industriais atendendo a diversas fontes de informação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Visão geral sobre Projeto de Engenharia
- Constituição do relatório de projeto
- Balanços de massa e energia. Cálculos de entalpia e calores de reação
- Cálculo de equilíbrio de fases
- Projeto de sistemas de separação (câmaras de vaporização, destilação convencional e destilação extrativa)
- Projeto de reatores
- Integração energética
- Projeto de permutadores de calor
- Projeto de compressores, bombas e válvulas
- Projeto de sistemas de armazenagem
- Cálculo de utilidades
- Projeto de sistemas de armazenagem e Layout
- Estimativas de custo de equipamento
- Diagramas PFD e P&I
- Análise de risco e segurança
- Noções de ética para engenheiros
- Projeto assistido por computador: Ferramentas computacionais (Ms-Excel e Aspen) e estratégias de simulação e de projeto de processos e equipamento.
Bibliografia Obrigatória
Sinnott R.K;
Chemical Engineering Design, Coulson & Richardson's Chemical Engineering Series, 2005. ISBN: 0-7506-6538-6
Warren D. Seider, J. D. Seader, Daniel R. Lewin;
Product and process design principles. ISBN: 0-471-45247-5 0471203165
Walas S.M., ;
Chemical Process Equipment Selection and Design, Butterworth-Heinemann, 1990. ISBN: 0-7506-9385-1
Max S. Peters, Klaus D. Timmerhaus;
Plant Design and Economics for Chemical Engineers. ISBN: 07-049579-3
Perry R.H., Chilton C.H;
Chemical Engineer’s Handbook, McGraw-Hill Book Company, 1973. ISBN: 0-07-049478-9
Richard M. Felder, Ronald W. Rousseau;
Elementary principles of chemical processes. ISBN: 978-0-471-37587-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas de exposição e discussão de tópicos relacionados com projeto preliminar de processos químicos, ambientais e biotecnológicos. Realização de trabalhos de grupo. Apresentação, realização e discussão de trabalhos de grupo. Desenvolvimento de aplicações computacionais suportadas em Aspen Plus e Ms-Excel para projeto preliminar de processos químicos, ambientais e biotecnológicos nas aulas do tipo laboratorial.
Software
MS-Excel
SuperPro Designer
Aspen
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia energética > Uso racional da energia
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia química
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de processos
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de projecto
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Realização de todas as componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da unidade curricular realizar-se-á através de trabalhos em grupos de 4 elementos que englobam as componentes seguintes:
- Componente 1: Entrega de monografia sobre um processo industrial (máximo: 20 páginas, CF1). Data de entrega: 17 de março de 2017.
- Componente 2: Entrega de relatório com projeto de unidades processuais (máximo 30 páginas, CF2). Data de entrega 24 de maio 2017
- Componente 3: Slides da apresentação do relatório (máximo 15 slides, CF3). Data de entrega: 24 de maio de 2017
- Componente 4: Apresentação e discussão do relatório (25 e 26 de maio de 2017, 10 minutos para apresentação + 5 minutos para discussão, CF4).
Classificação final: CF=0.3*CF1+0.4*CF2+0.15*CF3+0.15*CF4
Nota: Só poderão ter avaliação igual ou superior a 18 se os documentos forem entregues isentos de erros (ortográficos, unidades, etc…)
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As mesmas da avaliação normal.
Melhoria de classificação
O estudante terá de inscrever-se para melhoria no início da ocorrência seguinte e submeter-se de novo ao processo de avaliação previsto para a unidade curricular.