Código: | EBE0084 | Sigla: | SGQU |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Sociais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIB | 15 | Plano de estudos oficial | 5 | - | 3 | 28 | 81 |
MIEQ | 69 | Plano de estudos oficial | 5 | - | 3 | 28 | 81 |
Os objetivos desta Unidade Curricular são a sensibilização para a problemática da qualidade, a compreensão dos principais sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, a compreensão da filosofia das normas ISO9000 e a sistematização das ferramentas de gestão de qualidade.
Os estudantes deverão ser capazes de: • Compreender o significado dos conceitos de qualidade, sistema de gestão da qualidade, controlo da qualidade, gestão da qualidade total e certificação. • Conhecer a evolução histórica das diferentes abordagens da qualidade. • Compreender a filosofia de gestão da qualidade total e o seu contributo na transformação das organizações em “organizações que aprendem (learning organizations)” e organizações excelentes. • Descrever as diferentes vertentes da gestão da qualidade, desde o controlo e a melhoria dos processos individuais, até à garantia da qualidade dos produtos e serviços, e à qualidade total das organizações; • Descrever os principais requisitos definidos nos referenciais normativos da família ISO 9000. • Conhecer os sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho. • Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os referenciais normativos.
não aplicável
1. Conceitos e Fundamentos de Gestão da Qualidade. Definições de qualidade de produtos, processos, serviços e organizações; custos de qualidade; controlo e garantia da qualidade; qualidade total. 2. Abordagem histórica dos sistemas de gestão de qualidade. 3. Gestão de Qualidade Total. Objetivos e principais componentes do Sistema de Gestão de Qualidade. 4. Gestão da qualidade através da abordagem por processos. 5. As ferramentas da qualidade. 6. Referenciais normativos para a Gestão da Qualidade. Apresentação e análise das normas ISO9000. 7. Gestão integrada da qualidade. Breve referência ás normas ISO 14001, OSHA 18001 e NP4397 Benefícios de integração dos 3 sistemas.
Exposições teóricas complementadas com casos práticos apresentados por oradores convidados (seminários). Desenvolvimento de um tema em grupo envolvendo a apresentação oral e um relatório.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 50,00 |
Participação presencial | 5,00 |
Trabalho escrito | 45,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 30,00 |
Estudo autónomo | 26,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Total: | 84,00 |
Aproveitamento positivo (igual ou superior a 10) na componente de desenvolvimento de tema.
CF = 0,45 DT + 0,55 MT
em que:
DT é a nota de um desenvolvimento de tema, em grupo, proposto pelo docente, contendo as seguintes componentes: apresentação oral (20%) e relatório final (25%); a nota pode ser diferenciada entre os membros do grupo conforme a auto-avaliação e a apreciação de desempenho pelo docente. A data-limite de entrega do relatório final é 23 de dezembro às 12 horas.
MT é a nota média de 2 minitestes contendo questões de desenvolvimento, sobre a matéria teórica (nota mínima de 8 na média dos 2 minitestes)
Para obter aprovação à disciplina, a nota final deve ser igual ou superior a 10 valores.
Os alunos que não obtenham aprovação, deverão realizar o exame em época de recurso que substituirá apenas a componente dos minitestes.
Não aplicável
não aplicável
De acordo com o regulamento em vigor, desde que cumpridas todas as componentes de avaliação. A nota será dada por:
CF = 0,45 DT + 0,55 MT
em que:
DT é a nota de um desenvolvimento de tema, em grupo, proposto pelo docente, contendo as seguintes componentes: apresentação oral (20%) e relatório final a ser entregue até ao dia 23 de dezembro de 2016, às 17h (25%); a nota pode ser diferenciada entre os membros do grupo conforme a auto-avaliação e a apreciação de desempenho pelo docente.
MT é a nota média de 2 minitestes contendo questões de desenvolvimento, sobre a matéria teórica (nota mínima de 8 na média dos 2 minitestes)
Para obter aprovação à disciplina, a nota final CF deve ser igual ou superior a 10 valores.
No caso de inscrição na unidade curricular para conclusão do ciclo de estudos, a avaliação será:
CF = 0,45 DT + 0,55 EX
em que:
DT é a nota de um desenvolvimento de tema, individual proposto pelo docente, envolvendo um relatório.
EX é a nota do exame em época de conclusão de licenciatura (nota mínima de 8).
Para obter aprovação à disciplina, a nota final CF deve ser igual ou superior a 10 valores.
Os alunos que pretendam realizar melhoria de classificação, deverão efectuar um exame teórico sobre as matérias abordadas ao longo do semestre, incluindo os desenvolvimentos de tema, na época de recurso, bem como apresentar um relatório escrito sobre um desenvolvimento de um tema, proposto pelo aluno e aprovado pelo docente, sendo a classificação final CF3 dada por:
CF3 = 0,45 DT + 0,55 EX
em que:
DT é a nota de um relatório de desenvolvimento de tema, individual
EX é a nota do exame na época de recurso, contendo questões de resposta múltipla e de desenvolvimento, sobre a matéria teórica incluindo questões sobre os temas desenvolvidos pelos estudantes ao longo do semestre (nota mínima de 8).
Para obter aprovação à disciplina, a nota final CF3 deve ser igual ou superior a 10 valores.
n.a.