Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EBE0186

Bioquímica Microbiana

Código: EBE0186     Sigla: BM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 17 Plano de estudos oficial 3 - 6 70 162
MIEQ 25 Plano de estudos oficial 4 - 6 70 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O estudante deve adquirir com a necessária proficiência: 1. Conhecimentos de Bioquímica Microbiana e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas; 2. Capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente: raciocínio e resolução de problemas (identificação e resolução de problemas, estimação e análise qualitativa), experimentação e descoberta do conhecimento (formulação de hipóteses, pesquisa de literatura), pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais (perseverança e flexibilidade, pensamento criativo e crítico, consciência do próprio conhecimento, gestão do tempo e dos recursos), capacidades e atitudes profissionais (ética, comportamento, integridade e responsabilidade profissionais); 3.Capacidades inter-pessoais: trabalho de grupo e comunicação (oral, escrita);

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular (UC) apresenta aspetos fundamentais e aplicados da Bioquímica Microbiana. Beneficiando do conhecimento e competências adquiridas anteriormente no ciclo de estudos, fornece-se uma explicação abrangente sobre o impacto das vias metabólicas dos microrganismos em várias áreas da atividade humana. Esta UC aborda conceitos fundamentais para a operação de reatores biológicos ou de outros processos microbiológicos, assim como para engenharia alimentar e ambiental. Promove-se também a visão crítica sobre vantagens e limitações da aplicação de microrganismos a diferentes processos, assim como a realização de trabalhos laboratoriais relacionados com estes temas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

TEÓRICA O impacto dos microrganismos em diferentes sectores de atividade. Exemplos de processos biotecnológicos. Vias metabólicas versus processo industrial / produtos finais.
Indústria alimentar: microrganismos benéficos / nocivos e análise de controlo de qualidade bacteriológica; Métodos de conservação de alimentos (ex. lacticínios). Indústria Química (ex. produção de etanol e de ácido cítrico). Indústria Farmacêutica (ex. produção de beta-lactâmicos; a problemática da disseminação de bactérias resistentes a antibióticos). Indústria Mineira (lixiviação microbiana de minérios). Ambiente: Tratamento de águas residuais, biorremediação de xenobióticos; Prevenção da poluição do ambiente.

PRÁTICA Produção de iogurte e sua caracterização. Sobrevivência de microrganismos potencialmente patogénicos em produtos fermentados (iogurte) – comparação com o seu desenvolvimento no alimento não fermentado (leite).

Bibliografia Obrigatória

Bitton, Gabriel; Wastewater Microbiology. ISBN: 0-471-30986-9
Demain, Arnold L. 340; Manual of industrial microbiology and biotechnology. ISBN: 1-55581-128-0
Mitchell, Ralph; Environmental microbiology. ISBN: 0-471-59587-X
Hurst, Christon J. 340; Manual of environmental microbiology. ISBN: 1-55581-199-X
Crueger, Wulf; Biotechnology. ISBN: 0-87893-135-X
Glazer, Alexander N.; Microbial biotechnology. ISBN: 0-7167-2608-4

Observações Bibliográficas

Sites:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/
http://biocyc.org/transition-02-2009.shtml
http://www.bacterio.cict.fr/classificationsz.html
http://www.genome.jp/kegg/

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de 1,5 h, duas vezes por semana. Exposição oral da matéria com auxílio do quadro e meios audiovisuais. Motivação ao raciocínio dedutivo e à participação dos estudantes. Aulas práticas laboratoriais de 2 h, uma vez por semana.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 17,00
Teste 48,00
Trabalho laboratorial 35,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

As aulas laboratoriais são obrigatórias para todos os alunos, incluindo os que estão ao abrigo do artigo 4ª, alíneas a) e b). Para obter aprovação final à disciplina o aluno tem que cumprir os requisitos seguintes: - A nota mínima de cada componente da avaliação é 9,0. - A aprovação à disciplina é obtida quando a classificação final da média ponderada de cada componente é > 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação:

Nota prática: Np = REL
Nota teórica: Nt =  (0,25 x AO) + (0,3 x MT1) + (0,45 x MT2)
Nota final: NF = (0,65 Nt) + (0,35 x Np).

onde,  AO – Apresentação oral; MT1 e MT2 – Nota mini-teste 1 e 2;  REL – Relatório.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Apresentação de uma monografia sobre um tema distinto dos abordados nas aulas teóricas. Esse tema deve também ser apresentado oralmente (máximo de 15 min), seguido de discussão (máximo de 5 minutos). A nível prático, deverá realizar um exame laboratorial sobre um tema leccionado.

Melhoria de classificação

Os alunos que pretendam subir nota só o poderão fazer relativamente à parte teórica com a realização de um mini-teste escrito.

Observações

Componente teórica: Cada grupo de dois alunos deverá apresentar oralmente um processo biotecnológico distinto dos abordados nas aulas teóricas. A apresentação deverá ter um máximo de 15 min, seguido de discussão (máximo de 5 minutos).
Na semana anterior à apresentação cada grupo deve entregar um resumo de duas páginas sobre a apresentação, bem como os slides.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-22 às 14:37:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias