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Matemática I

Código: EBE0001     Sigla: MAT1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências de Base

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Matemática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 77 Plano de estudos oficial 1 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-07-20.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Provas e trabalhos especiais

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre Álgebra Linear e Geometria Analítica e ainda sobre Cálculo Diferencial e Integral para funções reais de uma variável real, de acordo com o programa indicado.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados de aprendizagem e as competências esperadas no fim deste semestre devem ser:

1 - Analisar a dependência e independência linear de um conjunto de vetores em R2 e R3. 2 - Determinar a dimensão e construir bases para subespaços de R2 e R3. 3 - Efectuar as operações com matrizes, previstas no programa da U.C.. 4 - Calcular determinantes de qualquer ordem e saber utilizar as suas principais propriedades. 5 -Classificação dos sistemas de equações lineares quanto ao tipo de soluções e resolução dos sistemas pelo método de eliminação de Gauss. 6 -Determinar valores e vetores próprios de uma matriz bem como os respectivos subespaços próprios. 7 - Calcular o ângulo, o produto interno e o produto externo entre 2 vetores. 8- Determinação das equações vetoriais, paramétricas e cartesianas de rectas e planos em R3. 9 - Obter as funções inversas das funções trigonométricas bem como conhecer as suas derivadas. 10 - Calcular primitivas pelos métodos de substituição e partes. 11 - Calcular primitivas de frações racionais. 12 - Calcular integrais definidos usando os teoremas fundamentais. 13 - Calcular áreas de regiões planas usando integrais definidos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A - Tópicos de Álgebra Linear e de Geometria Analítica I – Espaços vetoriais: definição; o caso de Rn; subespaços vetoriais; dependência e independência linear; bases e dimensão. II – Matrizes: definição, dimensão e operações. O caso especial das matrizes quadradas: matrizes triangulares, matrizes simétricas e transposição de matrizes. Matriz inversa e suas propriedades. Matrizes ortogonais. Potência de uma matriz. Característica de uma matriz. Método da condensação de matrizes. III – Determinantes: definição e propriedades; cálculo de determinantes – Teorema de Laplace; aplicações dos determinantes à determinação da matriz inversa e da característica de uma matriz. IV – Sistemas de equações lineares: sistemas homogéneo e não homogéneo; espaço vetorial das soluções; forma matricial dos sistemas; discussão e resolução de sistemas – método de Gauss-Jordan; regras de Cramer. V – Valores próprios e vetores próprios: definição; polinómio característico e determinação dos valores próprios de uma matriz; subespaço próprio associado a um valor próprio. VI – Geometria analítica: norma de um vetor; ângulo de dois vetores, vetores colineares e perpendiculares; projecção ortogonal de um vetor sobre outro; produto interno e suas propriedades; produto interno, norma e distância em coordenadas numa dada base; produto vetorial ou externo e produto misto em R3; equação vetorial da reta e do plano; equações paramétricas e cartesianas.
B – Cálculo diferencial e integral de funções reais de uma variável real I – Revisão de algumas funções reais de variável real: a função exponencial e logarítmica. Suas propriedades e gráficos. Breve revisão dos conceitos de limite e continuidade e suas aplicações a algumas funções; estudo de indeterminações; funções trigonométricas e suas inversas; funções hiperbólicas. II – Derivação: definição e interpretação da derivada; regras de derivação da função composta e da função inversa; problemas de aplicação ao crescimento das funções e à determinação de máximos e mínimos; exemplo do crescimento exponencial e da curva logística; regra de l’Hôpital; noção de diferencial. III – Primitivação: definição de primitiva ou antiderivada; exemplos imediatos; regras elementares; primitivação por substituição e por partes; decomposição e primitivação de frações racionais. Primitivação de algumas expressões trigonométricas. IV - Integral de Riemann num intervalo [a,b]: definição através das somas de Riemann; propriedades básicas; teorema fundamental do cálculo; aplicações do integral ao cálculo de áreas ; valor médio de uma função e teorema do valor médio.

Bibliografia Obrigatória

Teresa Arede; Apontamentos de Matemática I (https://sigarra.up.pt/feup/pt/conteudos_adm.list?pct_pag_id=249640&pct_parametros=pv_ocorrencia_id=348705)
Cabral, I., Perdigão, C., Saiago, C.; Álgebra, Escolar Editora, 2009. ISBN: 978-972-592-239-2
Carlos A. Conceição António; Análise Matemática I - Textos de Apoio, AEFEUP, 2007-2008
Larson, Hostetler, Edwards; Cálculo, 8ª ed., vol1, McGraw-Hill, 2006

Bibliografia Complementar

Neuhauser,C.; Calculus for Biology and Medicine, 2nd Ed., Prentice Hall, 2004
Giraldes,E., Fernandes,V.H., Santos,M.H.; Curso de Algebra Linear e Geometria Analitica, McGraw-Hill, 1994

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sendo as aulas teórico-práticas, haverá períodos de exposição da matéria teórica, com exemplos resolvidos, seguidos de períodos de problemas propostos para resolução individual, acompanhada pelo professor. A exposição teórica será feita tanto no quadro como recorrendo à projecção de slides. Tanto a exposição teórica como os exercícios práticos serão apoiados em apontamentos e folhas de exercícios fornecidas aos alunos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 0,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 158,00

Obtenção de frequência

Nos termos das normas gerais de avaliação um aluno obterá frequência se o número de faltas às aulas não exceder 25% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação desta disciplina será feita do seguinte modo: - 1º teste, T1, obrigatório, em data a comunicar aos alunos; - 2º teste, T2, exclusivamente para alunos que obtiveram classificação em T1, igual ou superior a 10 valores (em 20), e que só incluirá a matéria posterior ao T1; ambos os testes têm o mesmo peso; - exame final, EF, que decorrerá em simultâneo com o 2º teste, e que terá de ser realizado obrigatoriamente por quem tenha obtido nota inferior a 10 valores em T1; no entanto, qualquer aluno poderá optar por realizar este exame em alternativa ao 2º teste; o EF inclui toda a matéria; - exame de recurso, ER, será para alunos que não tenham sido aprovados na disciplina por nenhum outro processo e ainda para melhoria de classificação. A classificação final, CF, será assim dada por CF=(nota de T1+nota de T2)/2 ou CF=Nota de EF ou ainda CF=Nota de ER

Provas e trabalhos especiais

 Durante o semestre serão propostos exercícios para resolução individual, fora das aulas e por escrito. A entrega desses exercícios, convenientemente resolvidos, dará lugar a uma informação positiva (ou negativa) sobre o empenho do aluno relativamente a esta disciplina. No decurso das aulas os alunos poderão ser chamados a responder a questões sobre conceitos ou métodos já leccionados. Este facto dará também lugar a uma informação sobre o empenho do aluno relativamente a esta disciplina.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos termos das normas gerais de avaliação.

Melhoria de classificação

No exame de recurso.

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