Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EIC0092

Serviços de Rede e de Sistema

Código: EIC0092     Sigla: SRSI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sistemas Operativos e Redes

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.fe.up.pt/1213/course/view.php?id=702
Página e-learning: https://moodle.fe.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 8 Plano de estudos a partir de 2009/10 4 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1- ENQUADRAMENTO
Esta unidade curricular aborda conceitos e aspectos tecnológicos no contexto da actual arquitectura de rede da  Internet. Embora possa parecer como operando como uma única rede, a Internet é na realidade formada por um grande conjunto interligado de redes heterogéneas, as quais utilizam diferentes tecnologias de rede. Torna-se assim necessário estudar a forma como se estabelece a interligação de todas estas redes e tecnologias. Por outro lado, a utilização da Internet e da World Wide Web, tornou-se numa parte fundamental da vida, sendo intensamente utiizada diariamente por todos, quer de forma professional quer privada. Deste modo, é fundamental que um engenheiro de telecomunicações adquira os conhecimentos necessários para projectar, instalar e gerir os serviços essenciais que devem correr na Internet de forma a satisfazer todos os requisitos.

2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objectivo desta unidade curricular é o de dotar os alunos com conhecimentos consolidados na área das redes de computadores sob uma prespectiva de projectores e gestores de uma rede, nomedadamente, constituição de várias sub-redes para satisfazer requisitos específicos de organizações e utilizadores, atribuição de gamas de enderecos IP, gestão de serviços de encaminhamento de pacotes dentro de um domínio e entre domínios, identificação de servicos de redes necessários, sua instalação e configuração.

3- CONHECIMENTO PRÉVIO
Conhecimentos básicos de redes de Comunicação de Dados, incluindo os princípios e conceitos da arquitectura de redes de computadores, as tecnologias e soluções mais usadas e os principais protocolos em vigor em redes IP.

4- DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL

Componente Científica: 50%
Componente Tecnológica 50%

5- RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
No final da unidade curricular os estudantes serão capazes de projectar e configurar as infra-estruturas de rede e sistemas de uma rede empresarial dotada de todos os servicos fundamentais tais como DNS, email, Web.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular os estudantes serão capazes de projectar e configurar as infra-estruturas de rede e sistemas de uma rede empresarial dotada de todos os servicos fundamentais tais como DNS, email, Web, Segurança. Terão adquirido conhecimentos consolidados sobre as tecnologias e os protocolos mais utilizados actualmente.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

CONHECIMENTO PRÉVIO: Conhecimentos básicos de redes de Comunicação de Dados, incluindo os princípios e conceitos da arquitectura de redes de computadores, as tecnologias e soluções mais usadas e os principais protocolos em vigor em redes

Programa

Arquitectura TCP/IP, endereçamento IP. Protocolos de encaminhamento em redes IP; routing interno e externo. Serviços básicos e de suporte de rede e de sistemas: serviço de DNS (Domain Name System); serviço de atribuição de endereços e configurações (DHCP). Serviço e protocolos de correio electrónico. Serviços da Web: servidores e proxies. Segurança na Internet: autenticação; sockets seguros; firewalls; proxies. Serviços VoIP e teleconferência.

Bibliografia Obrigatória

Comer, Douglas E.; Internetworking with TCP/IP. ISBN: 0-13-187671-6
Tanenbaum, Andrew S. 1944-; Computer Networks. ISBN: 0-13-038488-7
McCabe, James D.; Network analysis, architecture, and design. ISBN: 978-0-12-370480-1

Bibliografia Complementar

Albitz, Paul; DNS and BIND. ISBN: 978-0-596-10057-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: exposição dos assuntos, acompanhada de exemplos. Aulas teórico-práticas: aplicação dos conceitos introduzidos nas aulas teóricas através da realização de trabalhos práticos.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da comunicação > Tecnologia de redes
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia das telecomunicações
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de computadores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho laboratorial 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realização de todos os trabalhos práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

0.5D + 0.5E D=(1-a)L+aQ D - nota da avaliação distribuída (trabalhos de laboratório + questionários) E - nota do exame L - nota dos trabalhos de laboratório Q - nota de questionários 0<a<0.1 Para aprovação à unidade curricular o estudante deverá obter o mínimo de 9.5 valores em 20 valores no conjunto exame e avaliação distribuída, com um mínimo de 7 valores no exame .

Provas e trabalhos especiais

A avaliação distribuída é baseada principalmente nos trabalhos laboratoriais pelo que é exigida a realização de todos os trabalhos propostos a todos os estudantes inscritos, qualquer que seja o regime de inscrição.

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação distribuída é baseada principalmente nos trabalhos laboratoriais pelo que é exigida a realização de todos os trabalhos propostos a todos os estudantes inscritos, qualquer que seja o regime de inscrição.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação obtida na componente distribuída é efectuada nas épocas de realização de trabalhos práticos da unidade curricular. Assim, os alunos poderão realizar novamente os trabalhos práticos para melhoria de classificação, durante o semestre lectivo subsquente aquele em que frequentaram a disciplina, durante o qual uma nova edição da disciplina ocorrer.

Observações

Para aprovação à unidade curricular o estudante deverá obter o mínimo de 50% no exame e na avaliação distribuída.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-22 às 18:31:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias