Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EQ0060

Elementos de Engenharia Química I

Código: EQ0060     Sigla: EEQ I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas (Engenharia Química)

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 100 Plano de estudos oficial 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. CONTEXTO: A Engenharia Química é o projeto, construção e operação de Processos Químicos. Um Processo Químico é um conjunto de transformações físicas e/ou químicas que ocorrem em Unidades Processuais numa sequência bem definida. Pode considerar-se que o desenvolvimento de um processo químico se concretiza em duas fases: Síntese (que define o diagrama processual) e Análise (a avaliação quantitativa do processo). Balanço Material é a primeira etapa da fase de Análise de processos químicos. 2. OBJETIVOS: - Identificar as operações unitárias que integram um processo químico e compreender os princípios fundamentais em que se baseiam; - Compreender o funcionamento das principais peças de equipamento industrial; - Distinguir entre Síntese e Análise de processos químicos; - Saber fazer a contabilização de variáveis e equações do problema de balanço material a unidades processuais e a sistemas de unidades processuais; - Resolver problemas de balanço material a processos químicos (compostos por um conjunto de unidades processuais e envolvendo reação química, separações, reciclagem e purga). 3. COMPONENTES CIENTÍFICA/TECNOLÓGICA: Componente científica (que fundamenta e desenvolve bases científicas): 20%; Componente tecnológica (aplicada ao projeto e operação de processos): 80%.

Resultados de aprendizagem e competências


Depois desta unidade curricular, o estudante será capaz de: - Compreender os princípios gerais que regem Processos Químicos; - Compreender e interpretar Diagramas Processuais; - Compreender os princípios de funcionamento das Unidades Processuais mais importantes em Processos Químicos; - Formular o problema de Balanço Material a unidades processuais e a sistemas de unidades processuais em termos de sistemas de equações não-lineares (contabilização de variáveis, equações e variáveis de projecto); - Implementar a estratégia de resolução designada de Abordagem Modular; - Utilizar de folhas de cálculo computacional para resolver problemas de balanço material a sistemas de unidades processuais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Elementos de Álgebra (sistemas de equações), métodos numéricos (em particular, a resolução de equações e sistemas de equações não-lineares) e alguma prática de folhas de cálculo computacionais;

Programa

I. Introdução: Definições. A Engenharia Química, o Processo Químico, Operações Unitárias e Unidades Processuais. Exemplos de unidades processuais. Síntese e Análise de processos químicos. Diagrama processual ou flowsheet. II. Processos Químicos: Exemplos de processos químicos (a produção de álcool industrial; a dessalinização da água do mar); III. Síntese de Processos Químicos: A fase da Síntese de processos químicos exemplificada pela resolução de um problema concreto; IV. Balanços Materiais a Unidades Processuais (na ausência de reacção química): contabilização de variáveis e equações e identificação das variáveis de projecto. Balanços materiais a unidades de separação envolvendo equilíbrio de fases: Separação líquido-vapor, líquido-líquido e sólido-líquido. V. Balanços Materiais a Processos com Reação Química: Estequiometria. Conversão de um reagente e Avanço de reações químicas. Equações de balanço material independentes. Situações envolvendo equilíbrio químico e estequiometria indeterminada. VI. Balanços Materiais a Sistemas de Unidades Processuais: Processos envolvendo Reciclagem e Purga. A Abordagem Modular como estratégia de resolução de balanços materiais a sistemas de unidades processuais.

Bibliografia Obrigatória

Myers, Alan L.; Introduction to Chemical Engineering and Computer Calculations. ISBN: 0-13-479238-6

Bibliografia Complementar

João C. Bastos; Elementos de Engenharia Química I, Apontamentos das aulas., 2014
Felder, Richard M.; Elementary principles of chemical processes. ISBN: 0-471-53478-1
David M. Himmelblau, James B. Riggs; Basic principles and calculations in chemical engineering, Prentice-Hall, 2004. ISBN: 0-13-123368-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1) Aulas teórico-práticas de exposição da matéria; 2) Aulas de resolução de problemas; 3) Visitas de estudo a unidades industriais.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia química

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Teste 17,50
Trabalho escrito 17,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 124,00

Obtenção de frequência

1) Não exceder o número limite de faltas previsto no artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação da FEUP; 2) Participar em pelo menos uma das visitas de estudo programadas. 3) Ter nota positiva no trabalho de grupo. Os estudantes que tenham frequência de anos anteriores estão dispensados da participação nas visitas de estudo. Os estudantes com frequência no ano lectivo imediatamente anterior estão dispensados da frequência das aulas e da realização das compnentes da avaliação distribuída (miniteste ou trabalho de grupo). Mas podem optar por as realizar para efeito de melhoria de nota de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) é calculada pela fórmula: CF = 0.35 NF + 0.65 NE se NF > NE; CF = NE se NF < NE (NF - é a nota da frequência e NE a nota de exame) A nota de frequência é determinada por: NF = (T + TG)/2 em que: T - é a nota do teste (a realizar aproximadamente, a 3/4 do semestre) TG - é a nota do trabalho de grupo (a realizar na parte final do semestre); Para acesso a exame é necessário que TG => 9.5.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Por exame.

Melhoria de classificação

Por exame.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-19 às 06:20:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias