Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EEC0134

Técnicas de Alta Tensão

Código: EEC0134     Sigla: TAT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Qualquer área científica da UP

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 53 Plano de estudos oficial 4 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objectivos a atingir são:
Dotar os estudantes de conhecimentos no domínio dos Sistemas de Alta Tensão que permitam efectuar estudos e ensaios  em Laboratórios de Alta Tensão e conceber e desenvolver projectos de coordenação de isolamentos em SEE

Resultados de aprendizagem e competências

1. Transmitir conhecimentos e desenvolver potencialidades e capacidades no domínio dos Sistemas de Alta Tensão (CDIO 1.3); 2. Preparar os estudantes para o uso correcto dos Sistemas de Alta Tensão e para levar a cabo estudos e ensaios  em Laboratórios de Alta Tensão (CDIO 2.1, 2.2, 2.3, 3.1, 4.1); 3. Conceber e desenvolver projectos de coordenação de isolamentos em SEE (CDIO 3.3, 4.2, 4.5); 4. Informar os estudantes sobre a importância da simulação numérica e da realização de ensaios laboratoriais (CDIO 3.3, 4.2 e 4.5).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Fundamentos da teoria do campo electromagnético.

Programa

Introdução Geral: sistemas de alta tensão e suas características; descargas atmosféricas e suas consequências; sobretensões resultantes de manobras na rede eléctrica; possíveis efeitos biológicos com origem nos campos eléctricos e magnéticos dos Sistemas de Alta Tensão. Sobretensões de origem atmosférica e sobretensões de origem interna. Estudo experimental das sobretensões através de ensaios de campo e de ensaios em laboratório. Propagação de sobretensões: referência à utilização de programas de simulação de transitórios rápidos. Propriedades e comportamento dieléctrico de isolantes. Ruptura dieléctrica e seus mecanismos. Protecção de equipamentos contra os efeitos das sobretensões. Sistemas de terra. Coordenação de Isolamentos.

Bibliografia Obrigatória

Gary Claude; La Foudre, Masson, 2002. ISBN: 2-225-84507-7
Kuffel, E.; High-voltage engineering. ISBN: 0-08-024212-X
Kind, Dieter; Introduction to high-Voltage Experimental Technique. ISBN: 3-528-08383-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas são apresentadas as matérias que integram o conteúdo programático da unidade curricular. Os estudantes são estimulados a colocar as suas dúvidas sobre a matéria. Nas aulas teórico práticas são colocadas questões de aplicação numérica que os estudantes conhecem antecipadamente e que devem resolver, participando activamente nas aulas. São realizados trabalhos laboratoriais envolvendo ensaios ao choque e à frequência industrial, devendo os estudantes apresentar os respectivos relatórios e análise dos resultados.

Software

Programa de cálculo de transitórios PSCAD/EMTDC
The Mathworks - Matlab - Release 11.1
Programa de cálculo de transitórios EMTP/ATP

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 156,00

Obtenção de frequência

Os alunos realizam um trabalho de grupo que corresponde a uma pesquisa bibliográfica, não devendo faltar a mais de 25% das aulas TP, de acordo com o Regulamento de Avaliação da FEUP, sendo admitidos a exame final. Um conjunto de trabalhos será realizado no LAT sendo necessário a apresentação de um relatório crítico das actividades efectuadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é obtida com base nos trabalhos de avaliação distribuída (8 valores) e no exame final (12 valores). Os estudantes devem obter uma classificação mínima de 40% em cada uma das componentes. A avaliação distribuída é valorizada através de duas componentes: 3 valores para o trabalho de grupo (monografia) e 5 valores para o trabalho laboratorial.

Provas e trabalhos especiais

São realizados trabalhos obrigatórios no domínio da pesquisa bibliográfica e da actividade laboratorial. Para melhoria de classificação, podem os estudantes levar a cabo actividades extra.

Trabalho de estágio/projeto

Não previsto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as regras gerais de avaliação da FEUP. A componente de avaliação distribuída é indispensável para ser admitido a exame final.

Melhoria de classificação

Através de um exame final que pode revestir a forma de uma prova oral.

Observações

Nos casos omissos devem ser seguidas as Normas Gerais de Avaliação da FEUP e, caso necessário, deverá ser consultado o Director de Curso.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-19 às 17:22:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias