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Práticas de Engenharia Química II

Código: EQ0134     Sigla: PEQ II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas (Engenharia Química)

Ocorrência: 2013/2014 - 2S (de 01-09-2013 a 31-07-2014)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 56 Plano de estudos oficial 3 - 6 70 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 Nesta UC, os estudantes põem em prática os conhecimentos adquiridos noutras UCs do MIEQ e adquirem conhecimentos básicos de eletricidade. A UC engloba duas componentes distintas:
Engenharia Química “EQ” (3 h/semana) e “Eletro” (2 h/semana).
(A) Componente "EQ"
Prática laboratorial em Transferência de Massa e Processos de Separação e também Fluidos e Calor, com vista a consolidar conceitos teóricos lecionados em UCs anteriores do MIEQ, com particular incidência sobre F.T.I, F.T.II, M.Fluidos, Termodinâmica e P.Sep. I.

As aulas laboratoriais de “EQ” alternam (semana a semana) com aulas laboratoriais de “Eletro”.

(B) Componente "Eletro"
Estudo do funcionamento de dispositivos que utilizam fenómenos elétricos e magnéticos. Montagem e análise de circuitos elétricos de corrente alternada e corrente contínua.

 

Resultados de aprendizagem e competências

 

Os estudantes vão tomar contacto com fenómenos físicos e processos físicoquímicos simples, a nível experimental e desenvolver competências de análise dos mesmos, bem como capacidade de comunicação escrita e oral dos resultados obtidos.

Vão também aprender conceitos básicos de eletricidade e eletromagnetismo e a sua utilização na prática.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

(A)Componente "EQ"
São realizados seis/sete trabalhos laboratoriais (LabEQ) das áreas de T. Massa e P. Sep. e também M. Fluidos e Tr.Calor. Alguns exemplos de trabalhos realizados são:
Tr1- Equilíbrio “gás – gás dissolvido”; em particular “oxigénio – água”
Tr2- Determinação experimental de KLA pelo método dinâmico;
Tr3- Determinação experimental de KLA em borbulhadores a operar em paralelo;
Tr4- Equilíbrio líquido-vapor e temperatura de ebulição de misturas binárias;
Tr5- Construção e teste (numérico) de modelo para destilação simples de mistura binária;
Tr6- Destilação simples de mistura binária;
Tr7- Destilação com refluxo total;
Tr8- Evaporação gradual da água num espaço fechado;
Tr9– Renovação do gás no interior de um recipiente (modelos limite)
Tr10- Filtração a pressão constante;
Tr11– Fluidização homogénea e heterogénea;
Tr12– Arrefecimento/aquecimento do líquido num tanque através de uma serpentina

(B) Componente "Eletro":
As aulas teórico-práticas são aulas expositivas em que são consolidados os conceitos teóricos lecionados na unidade curricular de Física II (2º semestre do 2º ano). Nas aulas de laboratório são realizadas 6 experiências sobre os seguintes temas:

1. Medição de tensões, correntes e potências.

2. Circuitos em série e em paralelo.

3. Circuitos de corrente contínua.

4. Circuitos de corrente alternada.

5. Campo magnético e forças magnéticas.

6. Indução eletromagnética.

 

Bibliografia Obrigatória

prepared by a staff of specialists under the editorial direction of Robert H. Perry, Cecil H. Chilto; Chemical engineer.s handbook. ISBN: 0-07-049478-9

Bibliografia Complementar

D. A. Blackadder, R. M. Nedderman; A handbook of unit operations. ISBN: 0-12-102950-6
J. M. Coulson & J. F. Richardson ; with J. R. Backhurst and J. H. Harker; Chemical engineering. ISBN: 0-7506-4444-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

Componente "EQ"

Realização dos trabalhos experimentais em grupos de 2 estudantes, seguida da escrita de um relatório muito sucinto (para cada trabalho) e discussão do mesmo.


Componente "Eletro"
Nas aulas teórico-práticas o docente explica o funcionamento de alguns dispositivos correntemente utilizados a nível doméstico, no laboratório e nas indústrias, identificando em cada caso os fenómenos eletromagnéticos aproveitados. Nas aulas laboratoriais os estudantes trabalham em grupos de 2, escrevendo uma descrição breve do trabalho realizado.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 15,00
Trabalho escrito 35,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

 

Esta unidade curricular não tem exame final e os estudantes têm de:
(a) participar ativamente na realização de todos os trabalhos laboratoriais que lhes são propostos e na escrita dos relatórios correspondentes;
(b) realizar todos os testes escritos que lhes são propostos ao longo do semestre.

 

No módulo “EQ” poderão ser realizados 2 testes muito curtos (aprox. 20 min), em que os alunos são questionados sobre conhecimentos rudimentares de Tr. Massa e P. Sep. e/ou sobre os trabalhos práticos realizados.

No módulo de Eletro são realizados 2 minitestes de 30 minutos, sobre a matéria exposta nas aulas teórico-práticas e as experiências realizadas.


Em caso de falta do estudante a uma aula, com justificação aceitável, pode o docente determinar a realização de um trabalho (ou teste) de substituição. A não realização desse trabalho acarreta uma penalização de até 2 (dois) valores, na classificação final de EQ. A não apresentação de um relatório é penalizada de igual modo (isto é, não apresentar relatório é equivalente a não realizar o trabalho).

Em caso de falta a um teste, a cotação 0 é atribuída ao estudante, nesse teste.

Apenas quando a classificação final arredondada (ver fórmula de cálculo abaixo) for igual ou superior a 10 valores, se considera que o estudante teve frequência.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

 

Classificação Final = (2/3)*Classificação a “EQ” + (1/3)*Classificação a “Eletro”


Componente “EQ”
A classificação (final) a EQ tem como base o nível de conhecimentos do estudante à entrada para PEQII, quer em termos de classificação média, quer em termos de UCs já concluídas e mede também o seu grau de envolvimento na realização dos trabalhos que lhe são propostos. Para obtenção da classificação nesta componente (EQ), toma-se como ponto de partida a chamada Classificação Média Bonificada (CMB) do estudante, à entrada para PEQII. Essa CMB é calculada pela expressão
CMB = M + [0,25*(20-M)]*FG*FE
em que M é a Média do estudante à entrada para a U.C. (indicada no seu ‘Percurso Académico’, no SiFeup, até às centésimas), e os fatores FG e FE ponderam as UC já concluídas pelo estudante no MIEQ. O grau de conhecimento já adquirido pelo estudante na ‘generalidade’ (todas) das UC é medido por
 

FG = MIN [1 ; (nº UCs já concluídas)/26 (em que 26 é o nº total UCs nos 1º e 2º anos) ]

O grau de conhecimento adquirido pelo estudante nas 8 UCs ‘específicas’, que são Fís.I e II, M. Fluidos, Termodinâmica, F.T. I e II, P.S.I e PEQ I (ou PEQIII no anterior PE do MIEQ), é medido pelo parâmetro FE, que é uma função de X = (nº de U.C. ‘específicas’ já concluídas com aprovação) / 8.

O valor de FE é 1 para X > 0,7 e é igual a X para os restantes valores deste parâmetro.

 

"Este algoritmo de cálculo de CMB aplica-se a estudantes cujo 'percurso académico' denote um 'trajeto normal' no MIEQ. Estudantes com 'trajetos atípicos' serão classificados com base num algoritmo equivalente, mas adaptado ao caso concreto".

A opinião que o docente tenha formado do estudante ao longo do semestre, quer pela dedicação demonstrada, quer pelo resultado dos testes (se os houver), é traduzida num parâmetro Y, cujo valor terá que se situar entre -1 e 1, nas situações normais, podendo situar-se entre -2 e 2, em situações especiais, devidamente fundamentadas. A classificação final na componente “EQ”, do estudante que não tenha faltado a atividades, será então estabelecida como


Classificação final “EQ” = CMB + Y
 

 

A classificação final “EQ” para os estudantes que tenham faltado a uma ou mais atividades é obtida desta, por subtração das penalizações correspondentes às faltas na realização de atividades.  

Componente “Eletro”
No cálculo da classificação final na componente “Eletro”, é atribuído um peso de 50% (ou mais) ao resultado dos testes e o restante ao desempenho nas aulas laboratoriais, incluindo participação na realização dos trabalhos, relatórios e discussão.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos trabalhos para além dos indicados nesta Ficha da U.C..

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame laboratorial (a cada um dos módulos) com escrita de relatório detalhado. Apresentação oral sobre um dos outros trabalhos efetuados.

Melhoria de classificação

Realização de exame laboratorial constituído pela execução de 3 trabalhos experimentais e discussão dos resultados com o docente. Execução de relatórios escritos desses trabalhos.

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