Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > CINF034

Tecnologia Multimédia

Código: CINF034     Sigla: TECM

Ocorrência: 2013/2014 - 1S (de 09-09-2013 a 06-06-2014) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=697
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 10 Plano Oficial a partir de 2008/2009 3 - 5 3 3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

a) apresentar os conceitos, os serviços e as aplicações multimédia; b) apresentar as técnicas de representação, codificação e compressão da informação multimédia; c) apresentar os protocolos utilizados em aplicações multimédia em rede; d) desenvolver algoritmos adequados à criação de aplicações e serviços multimédia.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, os estudantes deverão ficar a :

- conhecer a natureza dos diferentes tipos de informação multimédia e respetivos formatos de representação,
-compreender a natureza dos sistemas humanos de audição e visão, assim como a importância da sua modelização para os objetivos de representação e comunicação eficiente de sinais multimédia;
-explicar os fundamentos das principais técnicas genéricas de codificação de fonte, com e sem perdas;
-identificar as principais normas internacionais de representação e compressão de sinais multimédia;
-identificar requisitos de sistemas de acesso e comunicação de informação multimédia;

- projectar e desenvolver aplicações multimédia recorrendo a ferramentas estudadas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à multimédia: representação, tipos de meios, captura de informação. 2. o sistema visual humano. 3. Princípios de codificação e compressão multimédia. 4. Normas para compressão de imagem e vídeo: JPEG, JPEG2000, MPEG, H.264. 5. Requisitos de rede de aplicações multimédia: parâmetros de desempenho, requisitos dos vários meios. 6. As redes e as aplicações multimédia: arquitecturas e protocolos, sistemas distribuídos, QoS na Internet, modelos e aplicações. 7. Metadados.

Bibliografia Obrigatória

Ze-Nian Li, Mark S. Drew; Fundamentals of Multimedia. ISBN: 0-13-127256-X
François Fluckiger; Understanding networked multimedia. ISBN: 0-13-190992-4
Ralf Steinmetz, Klara Nahrstedt; Multimedia Fundamentals: Media Coding and Content Processing

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição; aulas práticas para desenvolvimento de aplicações multimédia; apresentação de ferramentas de desenvolvimento de aplicações multimédia nas aulas práticas.

Software

App Inventor

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 0,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho laboratorial 38,00
Total: 152,00

Obtenção de frequência

Nota mínima nos trabalhos: 8/20

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame 60% Trabalho 40% Nota mínima no exame: 8/20

Melhoria de classificação

Melhoria do exame e/ou do trabalho

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-11-27 às 11:39:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias