| Código: | CINF012 | Sigla: | GI |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CINF | 35 | Plano Oficial a partir de 2008/2009 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Dotar os alunos de competências necessárias para que sejam capazes de aproveitar e rentabilizar os recursos de informação de uma organização de forma a flexibilizá-la ao meio circundante e com isso tornar-se mais competitiva.
No fim da UC os estudantes devem ser capazes de: (a) explicar os conceitos e os principais modelos de gestão da informação, (b) desenvolver um sistema de informação que aproveite os recursos e capacidades de informação da organização, (c) demonstrar o valor da informação em contexto organizacional, (d) criar planos estratégicos de gestão da informação, (e) identificar os riscos associados ao uso das TICs na gestão dos recursos informativos.
1. Gestão e gestores da informação: 1.1 – Origem e fundamentos de gestão da informação em contexto organizacional, 1.2 -O gestor de informação:1.2.1- Perfil e competências.
2. Gestão e sistema de informação: 2.1- Etapas do processo de gestão da informação e o ciclo de vida da informação, 2.2 – Modelos de gestão da informação e sistema de informação, 2.3 - Funções, componentes e atividades do sistema de informação.
3. O valor da informação em contexto organizacional e na economia da informação: 3.1 – Bases conceptuais, 3.2 – Informação como ativo de uma organização; 3.3 – Medidas de qualidade da informação no desempenho das atividadesde de uma organização: 3.3.1 – Custo-benefício, 3.3.2 – Custo- Eficácia-Eficiência-Valor.
4. A gestão estratégica da informação nas organizações: 4.1 – Fundamentos e objetivos, 4.2 – O levantamento da informação estratégica e a competitividade, 4.3 – Gestão do risco.
5. Novas perspetivas e desafios na gestão da informação.
Exposição formal da matéria nas aulas teóricas apoiada em projeções. A componente prática da unidade curricular assenta sobretudo na resolução de casos práticos de organizações com diferentes naturezas.
Avaliação distribuída com exame final.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Trabalho laboratorial | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 80,00 |
| Frequência das aulas | 52,00 |
| Trabalho laboratorial | 30,00 |
| Total: | 162,00 |
Nota mínima na AD =7,5
AD= 50% da nota. Serão realizados 7 trabalhos com pesos distintos. Os restantes 50% derivam da realização de um exame escrito.
A resolução dos casos práticos constitui um dos elementos de avaliação. Os trabbalhos devem ser realizados em grupos constituídos por três elementos. A sua classificação poderá ser diferente para os distintos elementos do mesmo grupo.
Os alunos trabalhadores e as restantes exceções não estão dispensados da apresentação de todos os elementos de avaliação, regendo-se pelas mesmas regras de avaliação dos alunos regulares.
A melhoria da classificação poderá ser obtida na componente teórica por via da repetição do exame e na componente prática pela apresentação de um novo trabalho no ano lectivo seguinte.