Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > CINF012

Gestão da Informação

Código: CINF012     Sigla: GI

Ocorrência: 2013/2014 - 1S (de 09-09-2013 a 18-12-2013) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 35 Plano Oficial a partir de 2008/2009 3 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-09-10.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Dotar os alunos de competências necessárias para que sejam capazes de aproveitar e rentabilizar  os recursos de informação de uma organização de forma a flexibilizá-la ao meio circundante e com isso tornar-se mais competitiva.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim da UC os estudantes devem ser capazes de: (a) explicar os conceitos e os principais modelos de gestão da informação, (b) desenvolver um sistema de informação que aproveite os recursos e capacidades de informação da organização, (c)  demonstrar o valor da informação em contexto organizacional, (d) criar planos estratégicos de gestão da informação, (e) identificar os riscos associados ao uso das TICs na gestão dos recursos informativos.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Gestão e gestores da informação: 1.1 – Origem e fundamentos de gestão da informação em contexto organizacional, 1.2 -O gestor de informação:1.2.1- Perfil e competências.

2. Gestão e sistema de informação: 2.1- Etapas do processo de gestão da informação e o ciclo de vida da informação, 2.2 – Modelos de gestão da informação e sistema de informação, 2.3 - Funções, componentes e atividades do sistema de informação.

3. O valor da informação em contexto organizacional e na economia da informação: 3.1 – Bases conceptuais, 3.2 – Informação como ativo de uma organização; 3.3 – Medidas de qualidade da informação no desempenho das atividadesde de uma organização: 3.3.1 – Custo-benefício, 3.3.2 – Custo- Eficácia-Eficiência-Valor.

4. A gestão estratégica da informação nas organizações: 4.1 – Fundamentos e objetivos, 4.2 – O levantamento da informação estratégica e a competitividade, 4.3 – Gestão do risco. 

5. Novas perspetivas e desafios na gestão da informação.

Bibliografia Obrigatória

Chun Wei Choo ; trad. Ana Fonseca; Gestão de informação para a organização inteligente. ISBN: 972-21-1506-5
Ribeiro, F. ; Gestão da Informação / Preservação da Memória na era pós-custodial: um equilíbrio precário, Repositório Aberto U.P., 2005
Davenport, L.; Information management: an educational perspective, International Journal of Information Management, vol. 8, nº. 4, p. 255-263, 1988
Rascão, J.P. ; Novos desafios da Gestão da Informação., Edições Sílabo, 2008
Wilson, T. ; Information management: a new focus for integration? , IFLA Journal, v. 14, n. 3, p 238-241, 1988
Wilson,T; Information management today and tomorrow, Keynote paper presented at an Information Management Workshop, University of Murcia, Muria, Spain, 29 September, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição formal da matéria nas aulas teóricas apoiada em projeções. A componente prática da unidade curricular assenta sobretudo na resolução de casos práticos de organizações com diferentes naturezas.

Avaliação distribuída com exame final.

 

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota mínima na AD =7,5

Fórmula de cálculo da classificação final

AD= 50% da nota. Serão realizados 7 trabalhos com pesos distintos. Os restantes 50% derivam da realização de um exame escrito. 

Provas e trabalhos especiais

A resolução dos casos práticos constitui um dos elementos de avaliação. Os trabbalhos devem ser realizados em grupos constituídos por três elementos. A sua classificação poderá ser diferente para os distintos elementos do mesmo grupo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos trabalhadores e as restantes exceções não estão dispensados da apresentação de todos os elementos de avaliação, regendo-se pelas mesmas regras de avaliação dos alunos regulares.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser obtida na componente teórica por via da repetição do exame e na componente prática pela apresentação de um novo trabalho no ano lectivo seguinte. 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-11-24 às 19:07:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias