Fotografia e Cinema
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes visuais |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MM |
25 |
Plano de estudos |
1 |
- |
7,5 |
67 |
203 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
As competências a adquirir pelos estudantes resultarão do estudo da fotografia e do Cinema como modelo de representação que transportam consigo uma determinada informação, podendo mesmo ser a mensagem propriamente dita; no entanto, são sempre uma representação inacabada.
No momento da sua leitura, uma mensagem visual subordina‑se a uma origem exterior de condições e propósitos, sendo o sentido dessa narrativa estabelecido pelo seu âmbito de criação e difusão, criando‑se uma tensão no campo da comunicação.
A fotografia e o Cinema transmitem‑se como um processo de “conexão” com o tema oculto ou subentendido e, nesta medida, são um estrutura de enunciações implícitas.
Os objectivos destes estudos para ser inteligíveis, com base numa mensagem visual fiável, subordinando uma origem exterior de condições e propósitos, sendo o sentido da narrativa estabelecido pelo seu âmbito de criação e difusão, criando‑se uma tensão no campo da comunicação.
A fotografia e o Cinema transmitem‑se como um processo de “conexão” com o tema oculto ou subentendido e, nesta medida, são um estrutura de enunciações implícitas.
Programa
Estudo para uma história concisa da imagem segundo obras de produtores visuais que desenvolvem todas as modalidades da fotografia - do daguerreótipo ao digital, retrato à imagem documental, publicidade à arte, no Reino Unido, Estados Unidos, China, Japão, África. Este estudo terá como base o visionamento e análise de seis documentários videográficos sobre esses temas.
Será dado particular enfoque ao cineasta Fernando Lopes, cuja obra mais marcou e influenciou o cinema português moderno, com destaque especial da horizontalidade entre o cinema e a arte.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os estudantes deverão participar activamente na aula, através de apresentações preparadas sobre obras específicas, a definir e calendarizar na primeira aula, assim como na discussão das obras propostas pelos colegas e pela docente.
Aos estudantes serão propostos exercícios preparatórios, prévios à realização do portfolio.
Os estudantes deverão produzir um portfolio composto por uma série de 12 fotografias e por uma curta-metragem (entre 4 e 10 minutos de duração) e complementado por documentos visuais que esclareçam a relação com os modelos que inspiraram ambos os elementos.
O portfolio deverá compreender ainda um curto relatório/balanço acerca das etapas, dificuldades e descobertas relativas ao processo criativo e crítico levado a cabo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Os estudos teóricos serão complementados com a produção dos seguintes exercícios:
— Mapeamento através da imagem fixa de um itinerário que defina a identidade do lugar estabelecendo a paisagem um elemento potenciador da memória.
— Estudo teórico sobre um autor e ou tema relevante no campo das narrativas visuais;
— Realização de um documentário biográfico sobre história de vida de uma determinada personagem
Fórmula de cálculo da classificação final
O resultado dessas realizações serão a base da avaliação curricular de cada estudante segundo os seguintes critérios:
Inovação e originalidade;
Qualidade da construção do "estado da arte" de cada tema;
Relevância do tema e do projeto;
Metodologia e exequibilidade de cada exercício;
Qualidade da finalização e apresentação.
Para efeito de avaliação será, também contemplado:
Assiduidade e participação ativa nas aulas e ainda o cumprimento de prazos.