Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EQ0066

Fundamentos de Química II

Código: EQ0066     Sigla: FQ II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas (Química)

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 90 Plano de estudos oficial 1 - 6 70 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular complementa a EQ0061 – Fundamentos de Química I, e destina-se a cobrir os princípios básicos, tópicos actuais e aplicações contemporâneas da química.

Resultados de aprendizagem e competências

Adquirir conhecimento actualizado sobre os fundamentos e aplicações de química das teorias científicas na sua base.
Ser capaz de planear, executar, registar e analisar os resultados de experiências químicas simples.
Ser capaz de usar a instrumentação básica e as técnicas clássicas, para conceber experiências simples, e para registar correctamente os seus resultados.
Ganhar experiência na resolução de problemas, aplicação de pensamento crítico e raciocínio analítico.
Ser capaz de identificar e resolver problemas de química.
Ser capaz de usar as ferramentas digitais das bibliotecas moderna para obter informações sobre um tópico em química, técnicas químicas, ou questões relacionadas com a química.
Conhecer os procedimentos adequados e as normas de manuseamento e uso seguro de produtos químicos e pode seguir na prática esses procedimentos.
Ser capaz de comunicar os resultados de seu trabalho a químicos e não-químicos.
Desenvolver uma compreensão mínima das questões éticas, históricas, filosóficas e ambientais dos problemas e questões que se colocam aos químicos nos dias de hoje.
Ter as bases para poder agir no futuro como profissional na indústria, ou na administração central, ou para poder para progredir em programas de pós-graduação, ou de especialização profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Cinética Química
2. Equilíbrio Químico
3. Equilíbrio Ácido-Base
4. Aspectos Adicionais sobre Equilíbrio em Soluções
5. Termodinâmica Química
6. Electroquímica
7. Química da Atmosfera
8. Química Nuclear
9. Introdução à Química dos Compostos de Coordenação.

Bibliografia Obrigatória

Theodore L. Brown, ... [et al.]; Chemistry. ISBN: 978-0-321-74983-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, práticas e de laboratório

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 85,00
ver dados gerais Participação presencial 100,00
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

Sem prejuízo do estipulado no regulamento da FEUP, um estudante obtém frequência quando realiza todos os trabalhos de casa, todos os trabalhos experimentais com aproveitamento (i.e. com classificação igual ou superior a 10 valores) e todos os testes e exame final com uma classificação diferente de 0 (zero) em cada um deles. É obrigatório entregar todos os elementos de avaliação, mesmo que não sejam creditados com uma classificação por estarem atrasados. Se não entregarem todos os trabalhos de casa, todos os testes, todos os relatórios e o exame final, não obtém frequência. Não existe classificação da frequência.
Estudantes com mais de uma inscrição à unidade curricular estão dispensados dos trabalhos de casa.
No caso de aproveitamento à componente laboratorial a classificação obtida é válida para o ano que foi obtida e poderá ser mantida para o ano lectivo seguinte, desde que não haja alteração significativa dos conteúdos, ou do modo de avaliação.
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
Para uma descrição detalhada da avaliação, consultar as informações gerais da disciplina para o ano lectivo vigente. Não existem critérios alternativos de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Para alunos regularmente inscritos pela primeira vez na unidade curricular a classificação final (CF1) na escala de 20 (vinte) valores é composta por 7,5% para o conjunto dos trabalhos de casa semanais (TPC), 12,5% para o 1º Teste (T1), 15% para o 2º Teste (T2), 15% para o 3º Teste (T3), 20% para os trabalhos experimentais (L) e 30% para o exame final (E).
CF1 = TPC x 7,5% + T1 x 12,5% + T2 x 15% + T3 x 15% + L x 20% + E x 30%
Para alunos com mais de uma inscrição na unidade curricular a classificação final (CFR)na escala de 20 (vinte) valores é composta por  15% para o 1º Teste (T1), 17,5% para o 2º Teste (T2), 17,5% para o 3º Teste (T3), 20% para os trabalhos experimentais (L) e 30% para o exame final (E).
CFR = T1 x 15% + T2 x 17,5% + T3 x 17,5% + L x 20% + E x 30%
Serão aprovados os alunos com classificação igual ou superior a 10 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não estão previstas formas de avaliação alternativa devido à natureza distribuída e cooperativa de algumas das componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

Não é possível melhorar componentes individuais de avaliação distribuída dada a sua natureza, extensão e o facto de no caso dos laboratórios o processo de avaliação ser conjunto e cooperativo.
Melhoria de exame final possível de acordo com as regras da FEUP. A melhoria apenas afecta esta componente na proporção que lhe é atribuída.
Para uma descrição detalhada da avaliação, consultar as informações gerais da disciplina para o ano lectivo vigente.

Observações

A consulta desta ficha deve ser complementada com a leitura do programa de estudos detalhado e das informações gerais da unidade curricular disponíveis no portal da mesma.
Todos os casos omissos devem ser submetidos à apreciação do docente responsável pela cadeira, que se regerá pelas normas da FEUP em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-02 às 15:02:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias