Química Orgânica I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Físicas (Química) |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIEQ |
105 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
5 |
70 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que o aluno adquira as seguintes competências: i)-saiba reconhecer e representar as molécula orgânicas; ii) conheça a reactividade dos compostos orgânicos; iii) consiga elaborar estratégias de síntese de compostos orgânicos mais complexos partindo de compostos mais simples.
Os objectivos gerais da disciplina visam a aquisição de conhecimentos técnicos de ciências fundamentais e capacidades de compreensão não necessariamente exclusivos a conhecimentos nucleares de engenharia, capazes de constituir a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em contextos variados.
São, ainda, objectivos gerais da disciplina desenvolver hábitos de raciocínio científico e estimular o espírito crítico dos alunos.
Programa
Programa Teórico
1. Estrutura das moléculas orgânicas: fórmulas moleculares e de estrutura.
2. Grupos funcionais e as famílias de compostos orgânicos. Nomenclatura de compostos orgânicos.
3. Estrutura dos grupos funcionais e propriedades físicas dos compostos orgânicos: pontos de fusão e de ebulição; solubilidade.
4. Introdução à espectroscopia de infravermelho. Identificação de grupos funcionais.
5. Estereoquímica. Análise conformacional. Isomeria cis-trans. Quiralidade e actividade óptica.
6. Reactividade química. Reacções dos compostos orgânicos. Intermediários da reacção (carbocatiões, carbaniões e radicais livres): estrutura e estabilidade relativa.
7. Reacções dos alcanos. Combustão. Substituição homolítica. Halogenação: regiosselectividade da bromação.
8. Reacções de substituição nucleofila em carbono saturado. Dualidade de mecanismo: reacções de SN2 e SN1. Cinética. Factores que afectam a velocidade das reacções de SN2 e SN1.
9. Reacções de eliminação. Mecanismos da eliminação: E2 e E1. Eliminação contra substituição. Estereoquímica: eliminação anti e syn. Formação de alcenos e de alcinos.
10. Reacções de adição electrófila a ligações múltiplas carbono-carbono. Mecanismos da adição. Orientação e reactividade. Regra de Markovnikov. Adições a alcenos e alcinos.Oxidação de alcenos. Polimerização de alcenos.
Programa Laboratorial
1. Métodos de purificação de compostos orgânicos: extracção múltipla líquido-líquido e contínua sólido-líquido; cristalização; destilação simples e a pressão reduzida; cromatografia analítica e preparativa (em coluna e camada fina).
3. Critérios de pureza dos compostos orgânicos: ponto de fusão, ponto de ebulição e cromatografia e espectros de Infravermelho
4. Realização dos seguintes trabalhos práticos :
T1 –Extracção e cristalização: isolamento do ácido acetilsalicilico de pastilhas de aspirina;
T2– Cromatografia preparativa e analitica: separação de uma mistura de vanilina e acetofenona;
T3- Adição electrófila – Halogenação de alcenos;
T4- Substituição nucleófilica unimolecular (SN1).
Bibliografia Obrigatória
Solomons, T. W. Graham;
Organic Chemistry. ISBN: 0-471-19095-0
Carey, Francis A;
Organic chemistry. ISBN: 0-07-115148-6
Margarida M. S. M. Bastos; Quimica Orgânica I - Documentação 2009-2010
Bibliografia Complementar
Morrison, R.;
Química orgânica. ISBN: 972-31-0513-6
Vollhardt, K. Peter C.;
Organic chemistry. ISBN: 0-7167-4374-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas (2,5 horas por semana) de exposição da matéria teórica, suportada por meios audiovisuais, e aulas práticas (1 hora por semana) com resolução de problemas. Os conceitos lecionados nestas aulas serão, na medida do possível, ilustrados pelos trabalhos laboratoriais a executar durante as aulas laboratoriais.
Software
ChemDraw Ultra
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
75,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A frequência à disciplina é obtida pelos alunos que não ultrapassem o número de faltas permitido e que tenham classificação das aulas laboratoriais (CP) >9,5 valores (em 20). Essa classificação será baseada no aproveitamento, na execução dos trabalhos laboratoriais, na análise dos cadernos de laboratório/relatórios e num exame laboratorial realizado na última aula laboratorial.
A frequência à disciplina e a respectiva classificação prática (CP) será válida para os dois anos lectivos seguintes.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação teórica (CT) será dada pela expressão:
CT=0,1xCQ+0,1xCTC+0,8xCTE
onde CQ, CTC e CTE correspondem respectivamente à classificação dos questionários, dos trabalhos de casa e das frequências ou exame.
A classificação final (CF) será dada pela seguinte expressão:
CF = 0,75xCT + 0,25xCP
onde CT e CP correspondem respectivamente às classificações teórica e prática.
Serão aprovados os alunos com classificação fina igual ou superior a 10 valores, havendo uma obrigatoriedade de nota mínima de 10 valores na Classificação Teórica.
Provas e trabalhos especiais
Os alunos dispensados de frequência de acordo com as Normas Gerais de Avaliação, e que não a tenham obtido, deverão realizar um exame prático e uma avaliação escrita sobre conceitos práticos na última aula laboratorial e que corresponderá à CP.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Deverão ter obtido frequência de acordo com o item: Provas e trabalhos especiais, e submeter-se-ão a um exame (CT), sendo a classificação final igual a 25% de CP e 75% da CT.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação será efectuada na época de recurso apenas relativamente à parte teórica, correspondendo a 75% da classificação final.
Observações
A consulta desta ficha deve ser complementada com a leitura do programa detalhado.
Todos os casos omissos devem ser submetidos à apreciação do docente responsável pela cadeira, que se regerá pelas normas gerais de avaliação em vigor.