Código: | EBE0117 | Sigla: | FRM |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Biomédica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIB | 36 | Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Ensino dos princípios básicos da óptica e da fisica das radiações em medicina, permitindo aos alunos adquirirem conhecimentos técnicos sobre os princípios, processos e equipamentos subjacentes.
Competências não-técnicas: trabalho em grupo; comunicação. Resultados da aprendizagem (não-técnicos): os estudantes deverão ser capazes de colaborar e planear trabalho em grupo, para permitir a obtenção dos dados necessários à produção dos relatórios sucintos referentes a cada experiência laboratorial bem como executar um pequeno projecto que será proposto. Competências técnicas: adquirir formação básica no domínio da óptica e da física das radiações em medicina. Resultados da aprendizagem: Os estudantes deverão ser capazes de recordar, reconhecer e compreender termos, conceitos, princípios básicos, métodos e sistemas usados em medicina, dotando-os assim dos conhecimentos técnicos básicos para lidarem com equipamentos usados nesta área da medicina na sua futura vida profissional.
•Óptica geométrica: lentes, espelhos, prismas; formação de imagens; sistemas ópticos com aplicação em bioengenharia. •Fibras ópticas: estruturas e teoria de propagação; tipos de fibras, aplicações em biomedicina. •Emissores ópticos. •Detectores ópticos; •Sensores por fibra óptica e suas aplicações em medicina. •Interacção da radiação com a matéria • Biologia das radiações • Produção de Raios X - Ampolas - Geradores • Fluoroscopia - Meios de contraste • Radiologia digital • Dose de radiação • TC - Princípios físicos - Desenvolvimento histórico - TC multicortes - Vantagens - Reformatações - Imagens 3D - Dose de radiação • US - Princípios físicos - Equipamentos - Meios de contraste • RM - Basic principles of magnetic resonance imaging – Introduction - Basic principles of magnetic resonance - Magnetic nuclei and magnetic moments - Nuclei and energy states - Net magnetization - Larmor precession - Magnetic resonance - 3D coordinate system, RF pulse, and MR signal -Relaxation - T2 Relaxation - Calculating T2 - T1 relaxation - Contrast definition - Images and contrast weighting - Contrast in spin echo sequences - Contrast in gradient echo (fast field echo) sequences - Image formation - Gradient coils - Image pixels - Slice selection - Spatial encoding - K-space basics - What is K-space? - Fourier transformation - K-space properties - MR Coils - Volume coils - Surface coils - Quadrature coils - Synergy coils – Phased array coils • Medicina Nuclear - Radiações Ionizantes - Definição - Tipos e características das radiações - Desintegração Radioactiva - Efeito Fotoeléctrico - Efeito de Compton - Produção de Pares - Conceitos Funcionais - Câmara Gama - conceito tecnológico e formação de imagem planar - Tomografia de Emissão de Fotão Único (SPECT) - Definição e obtenção de imagem tridimensional - Vantagens e desvantagens - Tomografia de Emissão de Positrões (PET) - Detectores - Formação de imagem - Vantagens e desvantagens - Aceleradores de partículas (Ciclotrão) - Detectores de Cintilação - Semi-condutores - Características Físicas - Detectores de Germânio - Detectores de Silício • Radiações infravermelhos, ultravioletas, microondas e ondas curtas. Princípios físicos e aplicações.
Aulas teórico-práticas: aulas para exposição e discussão dos conceitos necessários à compreensão da matéria leccionada, para a resolução de problemas ilustrativos do conteúdo da Unidade e também para a resolução de exercícios simples para avaliação. Aulas de laboratório: trabalhos baseados em guiões, com pequenas montagens práticas. Será ainda proposto um trabalho tipo projecto, sendo o relatório final no formato artigo científico.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
---|---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 68,00 | ||
Trabalhos de laboratorio | Trabalho laboratorial | 25,00 | 2013-06-05 | |
Exame Final | Exame | 75,00 | ||
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Frequência das aulas | 56 | 2013-06-05 |
Estudo autónomo | Estudo autónomo | 68 | 2013-07-17 |
Total: | 124,00 |
Para obter frequência à disciplina é necessário: •não exceder o limite legal de faltas às aulas teórico-práticas e práticas; •classificação mínima de 50% na componente de laboratório. •realização de 2 trabalhos específicos (dos 4 previstos) e do trabalho tipo projecto.
A avaliação da disciplina é do tipo avaliação distribuída com exame final, e divide-se em duas componentes: 1. COMPONENTE DISTRIBUÍDA (AD). Esta componente compreende a realização de vários trabalhos laboratoriais específicos mais um pequeno projecto. 2. EXAME FINAL (E). Consiste na realização de uma prova escrita, sem consulta bibliográfica. Nesta prova será permitida a utilização de um formulário (que será fornecido). A classificação final (CF) obtém-se combinando a classificação do exame e a nota de avaliação distribuída usando a seguinte fórmula: CF = 0.75*E + 0.25*AD, onde todas as classificações se encontram na escala de 0 a 20 valores. A aprovação à disciplina exige uma classificação mínima no exame de 30%.
Os alunos dispensados de frequência serão avaliados através da realização de um exame final. Contudo, estes alunos poderão optar por frequentar a disciplina, devendo para isso frequentar as aulas teórico-práticas. Esta opção é irreversível. As condições para a obtenção de frequência neste caso são as referidas atrás.
A melhoria da classificação é feita por exame final escrito ( caso de haver melhoria). Caso contrário, o aluno mantém a classificação anteriormente obtida.