Fenómenos de Transferência II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências de Engenharia |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Disciplina semestral em que são abordados os Fenómenos de Transferência de Massa. Os objectivos a atingir pelos alunos são: a compreensão física e matemática dos mecanismos de transferência de massa (difusão e convecção) , adquirir conhecimentos sólidos sobre transporte de um componente entre fases em contacto, conceito de resistência pelicular à transferência de massa e resistência global, estabelecimento de balanços macroscópicos e microscópicos de massa, em diversas geometrias, quer em regime permanente, quer em regime transiente, aplicação dos conceitos adquiridos a alguns equipamentos simples, o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas.
Programa
1 - Introdução
. Mecanismos de Transferência de massa: difusão e convecção
. A 1ª Lei de Fick
2 - Transferência de massa entre fases em contacto.
. Condições na superfície de contacto entre fases distintas.
. A lei da convecção.
. Soluto distribuído entre fluidos em contacto.
. Transferência interfacial.
. Correlações para a determinação de coeficientes de transferência de massa.
3 - Generalização da lei de Fick.
4 - Difusão em regime transiente.
. A 2ª lei de Fick
. Difusão num meio semi-infinito
. Difusão limitada por uma superfície impermeável ao soluto
. Distância de penetração de soluto
. A teoria de renovação de superfície
5- Transferência de massa em alguns equipamentos simples.
. A célula de transferência de massa com mistura perfeita em cada uma das fases.
. Tanques de borbulhamento.
6. Projecto e operação de colunas de enchimento
7. Introdução à transferência de massa com reacção química
8. Introdução à transferência de massa e calor em simultâneo
Bibliografia Obrigatória
Welty, James R.;
Fundamentals of momentum, heat, and mass transfer. ISBN: 0-471-87497-3
Middleman, Stanley;
An introduction to mass and heat transfer. ISBN: 0-471-11176-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As três aulas teórico-práticas de cada semana são para exposição dos conceitos teóricos através da projecção de acetatos, complementados com figuras e esquemas feitos no quadro e com a resolução de problemas de aplicação. Na primeira aula da disciplina são distribuídos aos alunos os problemas a resolver nas aulas. Pretende-se que os alunos aprendam a resolver problemas, sendo delineada uma estratégia de resolução dos mesmos. Esta estratégia envolverá sempre que possível algumas etapas operacionais: definição do problema, exploração, planificação da resolução, resolução, análise crítica dos resultados e generalização.
Haverá em cada semana uma aula de orientação tutorial (obrigatória para o docente e facultativa para os alunos) onde os alunos terão oportunidade de escalrecer todo o tipo de dúvidas que tenham, quer na resolução de problemas, quer na apreensão dos conceitos .
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia química
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
81,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Para a obtenção da frequência os alunos deverão ter realizado o seguinte trabalho : elaboração de um pequeno texto sobre um de vários temas propostos e a resolução de seis problemas.
Os alunos que já tenham obtido frequência em anos anteriores poderão optar pela realização do trabalho/problemas, ou em alternativa apenas por exame final, a que corresponderá a sua classificação final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação Final )CF):
CF= 0,40 x AD + 0,60 x EF
AD- avaliação distribuída
A avaliação distribuída consiste na elaboração de um pequeno texto sobre um de vários temas propostos (1 valor) e na resolução de seis problemas (7 valores).
EF - exame final
Os alunos terão que obter uma classificação minima no exame final (EF) de 8 valores
Provas e trabalhos especiais
A avaliação distribuída consiste na elaboração de um pequeno texto sobre um de vários temas propostos (1 valor) e na resolução de seis problemas (7 valores).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame único sem ponderação da frequência
Melhoria de classificação
Exame único sem ponderação da frequência
Observações
Os alunos terão acesso aos conteúdos do curso, textos de apoio, fichas de problemas a resolver nas aulas teórico-práticas, exames de anos anteriores, etc. nos conteúdos da disciplina