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Fenómenos de Transferência I

Código: EQ0019     Sigla: FT I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências de Engenharia

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEQ 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 2 6 6 -
MIEQ 71 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta disciplina pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos nucleares sobre Fenómenos de Transferência de Calor e que, dentro do tema em estudo, desenvolvam um pensamento estruturado na formulação e resolução de problemas, tal comono establecimento de balanços de energia térmica em elementos infinitesimais e definição das condições-fronteira. É conferida particular importância ao desenvolvimento de pensamento crítico na análise das questões que lhes são colocadas ao longo do semestre, nomeadamente na identificação dos fenómenos que, em cada situação específica, determinam a velocidade de transferência de calor. O uso da língua inglesa é incentivado, bem como o trabalho em grupo, sendo este uma das componentes da avaliação (com 25% de peso na nota final).

Programa

Programa Teórico e Teórico - Prático:
Introdução.
Condução (uni-dimensional) com e sem geração de calor interna
Convecção em regime permanente e transitório. Coeficientes de transferência de calor por convecção.
Equipamentos de transferência de calor - permutadores de calor.
Transferência de calor em regime transitório.
Introdução à transferência de calor por radiação

Programa dos Trabalhos Práticos:
Trabalhos laboratoriais versando a matéria de Fenómenos de Transferência I são propostos aos alunos nas disciplinas de Laboratórios de Engenharia Química I e II do 3ºano, respectivamente 1ºe 2º Semestre

Bibliografia Obrigatória

Çengel, Yunus A.; Heat transfer. ISBN: 0-07-115150-8
Luís Melo; Fenómenos de Transferência I- Apontamentos Power point, 2008

Bibliografia Complementar

Holman, J. P.; Heat Transfer
John H. Lienhard (IV, V); A Heat Transfer Textbook, Phlogiston Press, Cambridge, Massachussets, USA, 2006 (Este livro está disponível em pdf na página da disciplina (Conteúdos))

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Três horas semanais são utilizadas para exposição dos conceitos teóricos a todos os alunos em simultâneo, ilustrados com a resolução de problemas de referência. Adicionalmente, em turmas de menor dimensão, uma hora por semana é ocupada na discussão de dúvidas sobre a resolução de exercícios variados, versando a matéria já leccionada, bem como o seu enquadramento na prática da engenharia química. Os alunos têm acesso aos enunciados dos problemas a resolver, no início do semestre.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Horas destinadas a avaliação Exame 38,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Horas de estudo e realização de trabalhos fora das aulas Estudo autónomo 65
Total: 65,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta das classificações obtidas no teste de exame (peso: 75%) e nos dois trabalhos de grupo (peso dos conjunto dos 2 trabalhos: 25%), com a seguinte condição: a nota de exame não pode ser inferior a 8 valores.
No caso dos alunos que optem por não entregar a resolução dos dois trabalhos de grupo, a classificação final será apenas a obtida no teste de exame.

Provas e trabalhos especiais

Ver ponto anterior

Avaliação especial (TE, DA, ...)

exame final

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final poderá ser obtida através da realização de um teste de exame que entrará para a classificação com o peso de 75% ou de 100%, conforme os alunos tenham efectuado ou não os dois trabalhos de grupo.

Observações

n.a.
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