Fenómenos de Transferência I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências de Engenharia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Nesta disciplina pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos nucleares sobre Fenómenos de Transferência de Calor e que, dentro do tema em estudo, desenvolvam um pensamento estruturado na formulação e resolução de problemas, tal comono establecimento de balanços de energia térmica em elementos infinitesimais e definição das condições-fronteira. É conferida particular importância ao desenvolvimento de pensamento crítico na análise das questões que lhes são colocadas ao longo do semestre, nomeadamente na identificação dos fenómenos que, em cada situação específica, determinam a velocidade de transferência de calor. O uso da língua inglesa é incentivado, bem como o trabalho em grupo, sendo este uma das componentes da avaliação (com 25% de peso na nota final).
Programa
Programa Teórico e Teórico - Prático:
Introdução.
Condução (uni-dimensional) com e sem geração de calor interna
Convecção em regime permanente e transitório. Coeficientes de transferência de calor por convecção.
Equipamentos de transferência de calor - permutadores de calor.
Transferência de calor em regime transitório.
Introdução à transferência de calor por radiação
Programa dos Trabalhos Práticos:
Trabalhos laboratoriais versando a matéria de Fenómenos de Transferência I são propostos aos alunos nas disciplinas de Laboratórios de Engenharia Química I e II do 3ºano, respectivamente 1ºe 2º Semestre
Bibliografia Obrigatória
Çengel, Yunus A.;
Heat transfer. ISBN: 0-07-115150-8
Luís Melo; Fenómenos de Transferência I- Apontamentos Power point, 2008
Bibliografia Complementar
Holman, J. P.;
Heat Transfer
John H. Lienhard (IV, V); A Heat Transfer Textbook, Phlogiston Press, Cambridge, Massachussets, USA, 2006 (Este livro está disponível em pdf na página da disciplina (Conteúdos))
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Três horas semanais são utilizadas para exposição dos conceitos teóricos a todos os alunos em simultâneo, ilustrados com a resolução de problemas de referência. Adicionalmente, em turmas de menor dimensão, uma hora por semana é ocupada na discussão de dúvidas sobre a resolução de exercícios variados, versando a matéria já leccionada, bem como o seu enquadramento na prática da engenharia química. Os alunos têm acesso aos enunciados dos problemas a resolver, no início do semestre.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Horas destinadas a avaliação |
Exame |
38,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Horas de estudo e realização de trabalhos fora das aulas |
Estudo autónomo |
65 |
|
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Total: |
65,00 |
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Obtenção de frequência
Frequência das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta das classificações obtidas no teste de exame (peso: 75%) e nos dois trabalhos de grupo (peso dos conjunto dos 2 trabalhos: 25%), com a seguinte condição: a nota de exame não pode ser inferior a 8 valores.
No caso dos alunos que optem por não entregar a resolução dos dois trabalhos de grupo, a classificação final será apenas a obtida no teste de exame.
Provas e trabalhos especiais
Ver ponto anterior
Avaliação especial (TE, DA, ...)
exame final
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final poderá ser obtida através da realização de um teste de exame que entrará para a classificação com o peso de 75% ou de 100%, conforme os alunos tenham efectuado ou não os dois trabalhos de grupo.
Observações
n.a.