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Redes de Computadores

Código: EEC0033     Sigla: RCOM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Telecomunicações

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 56 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 4 - 6 63 162
Plano de estudos oficial 4 - 6 63 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O programa da disciplina e a organização das aulas (teóricas e laboratoriais) têm como objectivo permitir aos alunos o desenvolvimento, de forma articulada, de um conjunto de aptidões de carácter técnico, pessoais e profissionais, inter-pessoais, e de concepção, projecto e implementação de sistemas. Estes vários aspectos estão mapeados, de forma equilibrada, no processo de avaliação.

Descrevem-se a seguir os principais objectivos a atingir, organizados por tipo de aptidão a desenvolver.

1. Aquisição de conhecimentos técnicos

A componente teórica da disciplina tem como principal objectivo que os alunos adquiram formação básica no domínio das Redes de Comunicação de Dados, que inclui os princípios e conceitos arquitectónicos essenciais, as tecnologias e soluções mais usadas e as principais normas em vigor em LANs (Local Area Networks) e WANs (Wide Area Networks).

Estes conhecimentos constituem a base para a aquisição de outras competências referidas nos pontos seguintes.

2. Aplicação de conhecimentos (concepção, projecto e implementação de sistemas)

A componente laboratorial (experimental) da disciplina consiste na realização de dois trabalhos laboratoriais e tem como objectivo principal a aplicação prática e a análise crítica dos conhecimentos teóricos.
O primeiro trabalho consiste na concepção, desenvolvimento e teste de um protocolo de ligação de dados para comunicação entre dois computadores através duma ligação série.
O segundo trabalho consiste na criação, teste e verificação de cenários reais de comunicação em ambiente LAN, com recurso a equipamentos de rede (comutadores e routers) e computadores pessoais, que devem ser configurados de acordo com especificações definidas em cada caso.

A realização destes trabalhos permite igualmente o desenvolvimento de outras aptidões pessoais, profissionais e inter-pessoais.

3. Desenvolvimento de aptidões pessoais e profissionais

A componente teórica da disciplina inclui a abordagem de problemas numa perspectiva sistémica, evidenciando a interacção entre os componentes que constituem um sistema de comunicação ou uma rede complexa.

Para além disso, é igualmente orientada para o desenvolvimento da capacidade de análise e resolução de problemas, essencialmente focados na avaliação de desempenho de redes, com base em modelos analíticos, tendo como objectivo a identificação de parâmetros críticos de desempenho e critérios para o respectivo dimensionamento.

A componente laboratorial da disciplina permite desenvolver a capacidade de experimentação, aplicação e verificação de conhecimentos, bem como a sua integração a nível de sistema, salientando-se a utilização, no segundo trabalho, de equipamentos idênticos àqueles com que poderão ter de lidar profissionalmente, em particular enquanto engenheiros com especialização na área de Redes e Serviços de Comunicações.

4. Desenvolvimento de aptidões inter-pessoais (trabalho em grupo e comunicação)

Os trabalhos laboratoriais são realizados em grupo e desenvolvem-se ao longo de várias semanas, o que requer capacidade de planeamento e coordenação de tarefas por parte dos elementos de cada grupo e entre grupos (no primeiro trabalho e em algumas fases do segundo trabalho).

Para além disso, os trabalhos laboratoriais são objecto duma apresentação e demonstração por parte de cada grupo, complementados com a respectiva documentação através dum relatório técnico. Todos estes componentes são considerados na avaliação e classificação dos trabalhos.

Em resumo, as componentes de avaliação estão relacionadas com as aptidões identificadas do seguinte modo:
- Exame – Aquisição de conhecimentos teóricos.
- Trabalhos laboratoriais: Aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de aptidões profissionais (criação de cenários reais de comunicação, experimentação e verificação de resultados), desenvolvimento de aptidões inter-pessoais (trabalho em grupo, planeamento e coordenação de tarefas).

Programa

Introdução às redes de computadores. Técnicas de transmissão de dados. Controlo da ligação de dados. Modelos para análise de desempenho. Controlo do acesso ao meio. LANs. A Internet. Encaminhamento. Controlo de congestionamento. Aplicações.

Bibliografia Obrigatória

Tanenbaum, Andrew S.; Computer Networks. ISBN: 0-13-038488-7

Bibliografia Complementar

Dimitri Bertsekas, Robert Gallager; Data networks. ISBN: 0-13-196981-1
James F. Kurose, Keith W. Ross; Computer networking. ISBN: 978-0-136548-3
Stevens, W. Richard; TCP/IP illustrated. ISBN: 0-201-63346-9
Lary L. Peterson & Bruce S. Davie; Computer Networks. ISBN: 978-0-12-374013-7
William Stallings; Data and Computer Communications. ISBN: 0-13-243310-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são dedicadas à exposição da matéria do curso, incluindo resolução de problemas para ilustração e discussão de casos. Nas aulas teórico-práticas serão realizados dois trabalhos laboratoriais, consistindo o primeiro no desenvolvimento de um protocolo de ligação de dados e o segundo na criação, teste e verificação de cenários reais de comunicação e familiarização com os principais protocolos usados em redes IP em ambiente LAN.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Elaboração do 1º trabalho laboratorial (esforço extra aulas) Trabalho laboratorial 27,00
Elaboração do 2º trabalho laboratorial (esforço extra aulas) Trabalho laboratorial 27,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo semanal das matérias teóricas incluindo trabalhos de casa Estudo autónomo 24
Estudo e revisão das matérias leccionadas para o exame final Estudo autónomo 28
Total: 52,00

Obtenção de frequência

Notas atribuídas de 0 a 20 valores.

L1 - nota do 1º trabalho laboratorial
L2 - nota do 2º trabalho laboratorial
H - nota dos trabalhos de casa
FQ - NOTA DE FREQUÊNCIA

FQ = 0,4*L1 + 0,4*L2 + 0,2*H

se ( FQ < 8,0 ) FQ = "Sem Frequência"

Fórmula de cálculo da classificação final

Notas atribuídas de 0 a 20 valores.

E - nota do exame final
FQ - NOTA DE FREQUÊNCIA
CF - CLASSIFICAÇÃO FINAL

CF = 0,4*FQ + 0,6*E

se ( E < 8,0 ou CF < 10,0 ) CF = "Reprovado"

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos em situação especial podem optar pela realização dos trabalhos laboratoriais, em condições idênticas às dos restantes alunos, ou por um trabalho individual realizado fora do período normal das aulas, de acordo com objectivos específicos propostos em cada caso.

Melhoria de classificação

A classificação da componente de FREQUÊNCIA pode ser melhorada na próxima ocorrência da Unidade Curricular.

A componente de FREQUÊNCIA é utilizada no cálculo da classificação final, quer no exame normal quer no de recurso.

Observações

Os alunos devem ter conhecimentos básicos de Telecomunicações e experiência de programação em C.

O esclarecimento de dúvidas ou a marcação de sessões para o efeito pode ser feito por email (contacto: rmorla@fe.up.pt).
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