Matemática I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências de Base |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIB |
42 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
7 |
- |
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Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre Álgebra Linear e Geometria Analítica e ainda sobre Cálculo Diferencial e Integral para funções reais de uma variável real, de acordo com o programa indicado.
Programa
A - Tópicos de Álgebra Linear e de Geometria Analítica (6 semanas)
I – Espaços vectoriais: definição; o caso de Rn; subespaços vectoriais; dependência e independência linear; bases e dimensão. (4hTP -1semana)
II – Matrizes: definição, dimensão e operações; espaço vectorial das matrizes da mesma dimensão; transposição, conjugação e matrizes inversas; característica de uma matriz. (3hTP – 0,75 semana)
III – Determinantes: definição e propriedades; cálculo de determinantes – Teorema de Laplace; aplicações dos determinantes à determinação da matriz inversa e da característica de uma matriz. (3hTP – 0,75 semana)
IV – Sistemas de equações lineares: sistemas homogéneo e não homogéneo; espaço vectorial das soluções; forma matricial dos sistemas; discussão e resolução de sistemas – método de Gauss-Jordan; regras de Cramer. (3hTP – 0,75 semana)
V – Aplicações lineares: definição, propriedades e operações; núcleo e imagem; alguns resultados e exemplos; matriz de uma aplicação linear. (3hTP – 0,75semana)
VI – Valores próprios e vectores próprios: definição; propriedades; polinómio característico e determinação dos valores próprios de uma matriz; subespaço próprio associado a um valor próprio; multiplicidade algébrica e multiplicidade geométrica; bases de vectores próprios; matrizes semelhantes e matrizes diagonalizáveis. (4hTP – 1 semana)
VII – Geometria analítica: identificação de R3 como o espaço vectorial dos vectores aplicados na origem; norma/comprimento de um vector; ângulo de dois vectores, vectores colineares e perpendiculares; projecção ortogonal de um vector sobre outro; produto interno e suas propriedades; produto interno, norma e distância em coordenadas numa dada base; cossenos directores; produto vectorial ou externo e produto misto em R3; equação vectorial da recta e do plano; equações paramétricas e cartesianas; ângulos entre rectas e planos e algumas distâncias. (4hTP – 1semana)
B – Cálculo diferencial e integral de funções reais de uma variável real (6 semanas)
I – Revisões breves de: conceitos de limite e continuidade e suas aplicações a algumas funções; algumas indeterminações; funções trigonométricas e suas inversas; funções hiperbólicas. (2hTP – 0,5 semanas)
II – Derivação: definição e interpretação geométrica de derivada; regras de derivação da função composta e da função inversa; problemas de aplicação ao crescimento das funções e à determinação de máximos e mínimos; exemplo do crescimento exponencial e da curva logística; regra de l’Hôpital; noção de diferencial; aproximação polinomial - polinómios de Taylor e fórmula de Taylor com resto. (6hTP – 1,5 semanas)
III – Primitivação: definição de primitiva ou antiderivada; exemplos imediatos; regras elementares; primitivação por substituição e por partes; decomposição e primitivação de fracções racionais; primitivação de expressões irracionais por substituição trigonométrica. (6hTP– 1,5 semanas)
IV - Integral de Riemann num intervalo [a,b]: definição como uma área; somas de Riemann; propriedades básicas; teorema fundamental do cálculo; aplicações do integral ao cálculo de áreas e volumes; valor médio e teorema da média; mudança de coordenadas em integrais - coordenadas polares; integrais impróprios. (10hTP – 2,5 semanas)
Bibliografia Obrigatória
Giraldes,E., Fernandes,V.H., Santos,M.H.; Curso de Algebra Linear e Geometria Analitica, McGraw-Hill, 1994
Stewart, James; Cálculo, vol 1 e 2 , Pioneira Thomson Learning , 2001
Larson, Hostetler, Edwards;; Cálculo, vol 1 e 2, 8ª ed. ISBN: 85-86804-56-8, McGraw-Hill, 2006. ISBN: ISBN: 85-86804-56-8
Bibliografia Complementar
Neuhauser,C.; Calculus for Biology and Medicine, 2nd Ed., Prentice Hall, 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Sendo as aulas teórico-práticas, haverá períodos de exposição da matéria teórica, com exemplos resolvidos, seguidos de períodos de problemas propostos para resolução individual, acompanhada pelo professor.
A exposição teórica será feita tanto no quadro como recorrendo à projecção de slides.
Tanto a exposição teórica como os exercícios práticos serão apoiados em Apontamentos fornecidos aos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
68,00 |
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1º Teste de Avaliação |
Exame |
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2007-11-23 |
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Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Nos termos das normas gerais de avaliação um aluno obterá frequência se o número de faltas às aulas não exceder 25% das aulas previstas; para esta disciplina estão previstas 24 aulas pelo que o número máximo de faltas será de 6.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação desta disciplina será feita do seguinte modo:
- 1º teste, T1, obrigatório, em data a comunicar aos alunos;
- 2º teste, T2, exclusivamente para alunos que tiveram classificação em T1, igual ou superior a 10 valores (em 20), e que só incluirá a matéria posterior ao T1;
- exame final, EF, que será ao mesmo tempo que o 2º teste, e que terá de ser realizado obrigatoriamente por quem tenha obtido nota inferior a 10 valores em T1; no entanto, qualquer aluno poderá optar por realizar este exame em alternativa ao 2º teste. O EF inclui toda a matéria.
- exame de recurso, ER, será para alunos que não tenham sido aprovados na disciplina por nenhum outro processo e ainda para melhoria de classificação.
A classificação final, CF, será assim dada por
CF=(nota de T1+nota de T2)/2 ou CF=Nota de EF
ou ainda CF=Nota de ER
Provas e trabalhos especiais
Os alunos com CF superior a 18 valores terão de se submeter a uma prova oral a combinar com o docente, para que possam manter a respectiva classificação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos termos das normas gerais de avaliação.
Melhoria de classificação
No exame de recurso.
Observações
AS AULAS TERÃO INÍCIO NO DIA 27/09, 5ª FEIRA, ÀS 8H E 30M, NA SALA B034, CONFORME O HORÁRIO.