Engenharia da Reabilitação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Biomédica |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Conhecer de forma integrada as deficiências, incapacidades e limitações destas decorrentes e as tecnologias e soluções destinadas a facilitar a sua eliminação e a inserção social da pessoa com deficiência.
Aprender a combinar as tecnologias em projectos.
Aprender a avaliar as soluções de reabilitação e acessibilidade.
Programa
Visão: rudimentos de óptica e de fisiologia da visão, incapacidades visuais. Próteses, ajudas técnicas e tecnologias de apoio à visão.
Audição: rudimentos de acústica a de audiologia, incapacidades auditivas. Próteses, ajudas técnicas e tecnologias de apoio à audição.
Mobilidade: elementos de dinâmica da movimentação humana e métodos para a sua caracterização. Alterações e deficiências conducentes a incapacidades na mobilidade. Alguns elementos relevantes da teoria dos sistemas de controlo. Próteses, ajudas técnicas e tecnologias de apoio à mobilidade.
Alguns elementos sobre a demografia da deficiência e incapacidade. Classificação Internacional das Funções.
Regulamentação, legislação e normalização relativa à acessibilidade e à reabilitação e integração das pessoas com incapacidades. Enquadramento da Engenharia da Reabilitação.
Factores humanos e Interacção pessoa-máquina. Acessibilidade aos sistemas de telecomunicações
Desenho universal: seus princípios e metodologias. Acessibilidade de "hardware" e "software".
Integração no ambiente escolar, amplificação sonora de apoio, tecnologias de acesso aos documentos e materiais.
AAL – ambient assisted living e domótica.
Bibliografia Obrigatória
ed. by Rory A. Cooper, Hisaichi Ohnabe, Douglas A. Hobson;
An introduction to rehabilitation engineering. ISBN: 0-8493-7222-4
Marion A. Hersh, Michael A. Johnson (eds.);
Assistive technology for the hearing-impaired deaf and deafblind. ISBN: 1-85233-382-0
Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith;
Microelectronic circuits. ISBN: 0-19-514252-7 (capitulo 8)
Carl Crandell, Joseph Smaldino, Carol Flexer;
Sound field amplification. ISBN: 1-4018-5145-2
Roe, Patrick (editor); Telecommunications for all, Commission of the European Communities, 1995
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, interactivas, com apresentação de exemplos e exercícios resolvidos.
Realização de trabalhos fora da aula, consistindo em pequenas monografias ou trabalhos de estudo e resolução de problemas ou pequenos projectos.
Realização de seminários e contacto com uma instituição pública do sistema de Reabilitação profissional.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Além da assiduidade mínima regulamentada às aulas teórico-práticas, devem ser realizados com aprovação os trabalhos propostos para realizar fora das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada com base na adição das duas componentes: a da avaliação distribuida e a das provas escritas, com os respectivos pesos. A avaliação distribuida terá o peso de 30% e as provas escritas terão o peso de 70%. A classificação a obter em qualquer elemento de avaliação será não inferior a 50% do máximo.
Provas e trabalhos especiais
Serão propostos trabalhos para realizar fora das aulas.
Será proposta a realização de uma prova escrita intermédia a meio do semestre correspondente a aproximadamente metade da matéria da disciplina.
Na época de exame será realizada uma prova escrita com duas partes da matéria, podendo os alunos que tiveram aprovação na prova escrita intermédia se o desejarem realizar a parte do exame correspondente apenas à 2ª parte da matéria. A classificação a considerar para as provas escritas será a média das classificações obtidas nas duas partes da matéria.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com direito à avaliação especial deverão realizar os trabalhos propostos para fora da aula e realizar as provas escritas.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final será possível apenas na componente de provas escritas por meio de exame a realizar na época de recurso. No caso da prova escrita intermédia a melhoria poderá ser realizada um vez apenas em qualquer das épocas de exame.
A melhoria da classificação distribuida não é permitida.