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Engenharia da Reabilitação

Código: EBE0060     Sigla: EREA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Biomédica

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEB 14 Plano de estudos oficial 1 - 5 42 135
MIB 36 Plano de estudos oficial 4 - 5 42 135
PRODEB 2 Plano de estudos oficial 1 - 5 42 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Conhecer de forma integrada as deficiências, incapacidades e limitações destas decorrentes e as tecnologias e soluções destinadas a facilitar a sua eliminação e a inserção social da pessoa com deficiência.
Aprender a combinar as tecnologias em projectos.
Aprender a avaliar as soluções de reabilitação e acessibilidade.

Programa

Visão: rudimentos de óptica e de fisiologia da visão, incapacidades visuais. Próteses, ajudas técnicas e tecnologias de apoio à visão.
Audição: rudimentos de acústica a de audiologia, incapacidades auditivas. Próteses, ajudas técnicas e tecnologias de apoio à audição.
Mobilidade: elementos de dinâmica da movimentação humana e métodos para a sua caracterização. Alterações e deficiências conducentes a incapacidades na mobilidade. Alguns elementos relevantes da teoria dos sistemas de controlo. Próteses, ajudas técnicas e tecnologias de apoio à mobilidade.
Alguns elementos sobre a demografia da deficiência e incapacidade. Classificação Internacional das Funções.
Regulamentação, legislação e normalização relativa à acessibilidade e à reabilitação e integração das pessoas com incapacidades. Enquadramento da Engenharia da Reabilitação.
Factores humanos e Interacção pessoa-máquina. Acessibilidade aos sistemas de telecomunicações
Desenho universal: seus princípios e metodologias. Acessibilidade de "hardware" e "software".
Integração no ambiente escolar, amplificação sonora de apoio, tecnologias de acesso aos documentos e materiais.
AAL – ambient assisted living e domótica.

Bibliografia Obrigatória

ed. by Rory A. Cooper, Hisaichi Ohnabe, Douglas A. Hobson; An introduction to rehabilitation engineering. ISBN: 0-8493-7222-4
Marion A. Hersh, Michael A. Johnson (eds.); Assistive technology for the hearing-impaired deaf and deafblind. ISBN: 1-85233-382-0
Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith; Microelectronic circuits. ISBN: 0-19-514252-7 (capitulo 8)
Carl Crandell, Joseph Smaldino, Carol Flexer; Sound field amplification. ISBN: 1-4018-5145-2
Roe, Patrick (editor); Telecommunications for all, Commission of the European Communities, 1995

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, interactivas, com apresentação de exemplos e exercícios resolvidos.
Realização de trabalhos fora da aula, consistindo em pequenas monografias ou trabalhos de estudo e resolução de problemas ou pequenos projectos.
Realização de seminários e contacto com uma instituição pública do sistema de Reabilitação profissional.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 42,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Além da assiduidade mínima regulamentada às aulas teórico-práticas, devem ser realizados com aprovação os trabalhos propostos para realizar fora das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada com base na adição das duas componentes: a da avaliação distribuida e a das provas escritas, com os respectivos pesos. A avaliação distribuida terá o peso de 30% e as provas escritas terão o peso de 70%. A classificação a obter em qualquer elemento de avaliação será não inferior a 50% do máximo.

Provas e trabalhos especiais

Serão propostos trabalhos para realizar fora das aulas.
Será proposta a realização de uma prova escrita intermédia a meio do semestre correspondente a aproximadamente metade da matéria da disciplina.
Na época de exame será realizada uma prova escrita com duas partes da matéria, podendo os alunos que tiveram aprovação na prova escrita intermédia se o desejarem realizar a parte do exame correspondente apenas à 2ª parte da matéria. A classificação a considerar para as provas escritas será a média das classificações obtidas nas duas partes da matéria.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com direito à avaliação especial deverão realizar os trabalhos propostos para fora da aula e realizar as provas escritas.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final será possível apenas na componente de provas escritas por meio de exame a realizar na época de recurso. No caso da prova escrita intermédia a melhoria poderá ser realizada um vez apenas em qualquer das épocas de exame.
A melhoria da classificação distribuida não é permitida.
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