Laboratório Integrado em Engenharia Biomédica I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Biomédica |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIB |
19 |
Plano de estudos oficial |
3 |
- |
6 |
84 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os LIEB1 são uma plataforma laboratorial integradora de conhecimentos, metodologias e ferramentas utilizadas em engenharia biomédica.
Têm como objectivos:
Fornecer aos estudantes conhecimentos experimentais de blocos técnicos essenciais de engenharia biomédica e treino das técnicas específicas de laboratório associadas.
Proporcionar e desenvolver actividades de estudo, concepção e realização experimental de sistemas biomédicos de complexidade, abrangência e rigor adequados ao nível curricular.
Competências (não técnicas):
Participar no trabalho em grupo; Realizar actividades de comunicação colectiva.
Resultados da aprendizagem (não técnicos):
Os estudantes deverão ser capazes de colaborar no desenvolvimento de projectos técnicos e na produção dos correspondentes relatórios técnicos.
Competências técnicas gerais:
Implementar em laboratório experiências com blocos técnicos essenciais de engenharia biomédica. Realizar projectos integradores e desenvolver sistemas biomédicos.
Competências técnicas específicas de natureza laboratorial a adquirir pelos estudantes:
- caracterizar e utilizar um amplificador para bio-sensores;
- utilizar diversos sensores físico-químicos e bio-sensores;
- preparar meios de cultura e culturas de células;
- avaliar a citotoxicidade de biomateriais e determinar a actividade metabólica;
- analisar a viabilidade celular e do citoesqueleto;
- realizar microscopia de fluorescência.
Resultados da aprendizagem (técnicos) previstos:
No final da primeira parte, relativa ao estudo experimental de blocos essenciais e de técnicas laboratoriais, os estudantes deverão ser capazes de:
a) Implementar, avaliar e ajustar um bloco amplificador de instrumentação construido a partir de componentes e circuitos integrados;
b) Utilizar sensores, com realização do respectivo condicionamento de sinal e sua aquisição para computador;
c) Realizar culturas celulares;
d) Realizar ensaios de citocompatibilidade.
No final da segunda parte, relativa à realização de projectos integradores e desenvolvimento de sistemas biomédicos, os estudantes deverão ser capazes de desenvolver um projecto de engenharia biomédica de complexidade adequada à sua fase curricular nas diversas etapas:
a) estudar a viabilidade tecnológica geral e a viabilidade técnico-logística;
b) definir objectivos;
c) desenhar um plano de trabalho credível e um orçamento;
d) executar o plano de trabalho, reunindo os recursos necessários, avaliar periodicamente a execução e fazer correcções;
e) preparar e realizar as experiências demonstrativas necessárias;
f) elaborar os relatórios técnicos.
Os LIEB1 terão presentes as áreas científicas das unidades curriculares do 1º semestre do 3º ano do Ramo de Engenharia Biomédica do MIB e antecessoras, mas integrarão outras áreas, de modo a reforçar a interdisciplinaridade e carácter horizontal.
Programa
Tipos de trabalhos a realizar:
1- Trabalhos laboratoriais com ferramentas específicas de áreas curriculares:
- construção e avaliação de um amplificador para bio-sensores;
- utilização de sensores físico-químicos e bio-sensores e aquisição de sinais;
- preparação de meios de cultura e culturas de células;
- avaliação da citotoxicidade de biomateriais e determinação da atividade metabólica;
- analise da viabilidade celular e do citoesqueleto;
- realização de microscopia de fluorescência.
2- Projetos integradores com temas a definir na primeira semana de aulas.
Princípios aplicáveis aos trabalhos integradores:
- Cada estudante realiza um só trabalho integrador;
- Podem existir um ou mais trabalhos por área científica, dependendo do número de alunos que a escolham;
- Um aluno pode realizar um trabalho que inclua áreas científicas de unidades curriculares que não frequente.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A- Realização de trabalhos laboratoriais previamente definidos, sob orientação e supervisão presencial pelos docentes. Para cada trabalho será realizado um relatório.
B- Desenvolvimento com elevada autonomia de um projecto de natureza integradora sob orientação dos docentes e contacto presencial regular.
Durante o desenvolvimento do projecto será realizado um relatório de viabilidade técnica intercalar, um protótipo ou montagem demonstrativa, um relatório final e uma apresentação pública com discussão do trabalho desenvolvido. Todos estes elementos serão objeto de avaliação.
Os trabalhos serão realizados nos:
- Laboratórios de Engenharia Biomédica (LEB), que incluem:
1. Laboratório de Biologia, Biosensores e Instrumentação (F202)
1.1 Sala de culturas celulares
1.2 Biologia molecular
1.3 Bio-sensores e instrumentação
2. Laboratório de Biomateriais (F301).
- Outros laboratórios para trabalhos específicos em áreas não cobertas pelos LEB.
Software
Labview
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
78,00 |
|
|
Relatório de Trabalho prático electro-info 1 |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
4,00 |
|
2010-09-30 |
Relatório de Trabalho prático electro-info 2 |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
4,00 |
|
2010-10-14 |
Relatório de Trabalho prático bio-mat |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
6,00 |
|
2010-11-11 |
Apresentação e discussão do projecto |
Participação presencial |
2,00 |
|
2011-01-05 |
Relatório Projecto integrador, montagem e página web |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
68,00 |
|
2011-01-03 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência pressupõe assiduidade dentro das normas regulamentares bem como aproveitamento na realização das actividades classificado com um valor mínimo de 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será obtida por média pesada das seguintes componentes:
T- classificação média obtida na realização dos trabalhos laboratoriais (peso global 33%)
P-classificação obtida no desenvolvimento do projecto integrador (peso global 67%):
Esta componente por sua vez terá a sua classificação final calculada em função da média pesada das sub-componentes seguintes de avaliação:
R - Relatório do projecto integrador e página web – peso 50%
A - Apresentação e discussão pública – peso 25%
O - Avaliação pelo orientador do trabalho realizado – peso 25%.
A fórmula de cálculo da classificação final C, será a seguinte:
C = 0,33 x T + 0,67 x (0,5 x R + 0,25 x A + 0,25 x O),
sendo todas as classificações parciais tomadas na escala de 0 a 20 valores.
Provas e trabalhos especiais
Trabalhos laboratoriais
Projecto integrador
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realização dos trabalhos indicados para os restantes estudantes
Melhoria de classificação
não aplicável