Sistemas de Proteção
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Energia |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objectivos a atingir são os seguintes:
1. aquisição e demonstração de conhecimentos avançados relativos à constituição e funcionamento dos sistemas protecção de sistemas de energia eléctrica e similares (competências CDIO 1.2, 1.3, 1.4, 2.1, 2.3);
2. demonstração de capacidade para o tratamento, a validação e a interpretação dos resultados obtidos em tabalhos práticos nomeadamente na parametrização e programação de relés digitais(competências CDIO 1.2, 1.3, 2.1, 2.3);
3. desenvolvimento de capacidades de trabalho autónomo e de pesquisa bibliográfica (competências CDIO 2.4 e 3.3);
4. demonstração de capacidade de integração e de ralização de trabalhos em equipa e de planeamento e desenvolvimento de trabalho conjunto (competências CDIO 2.4 e 3.1);
5. desenvolvimento e demonstração de capacidades relativas à elaboração de relatórios escritos;
6. demonstração de compreensão dos contextos externo, empresarial e comercial em que se movimenta actualmente o sector eléctrico (competências CDIO 4.1, 4.2);
7. demonstração de capacidades relativas à fixação de objectivos à realização de projecto e à gestão de projectos (competências CDIO 4.3, 4.4 e 4.6).
Programa
Objectivos dos sistemas de protecção e controlo; Sistemas integrados de protecção, controlo, monitorização e medida; Características dos relés. Transformadores de intensidade e transformadores de tensão: erros associados; Sistemas de protecção de máximo de intensidade; Relés de distância; Curvas características dos relés; Coordenação dos sistemas de protecção; Aplicações dos relés de distância à protecção de linhas; Sistemas de protecção de barramentos; Protecção de alternadores, máquinas de corrente alternada, transformadores, condensadores e alternadores/transformadores; Protecções de 2º escalão. Sistemas de manutenção, diagnóstico e teste de sistemas de protecção; sistema protecções associado com a interligação de produção dispersa e micro-geração com a rede eléctrica; coordenação de isolamento em linhas aéreas; Protecções digitais. Princípios e características.
Bibliografia Obrigatória
Johns, A. T.;
Digital protection for power systems. ISBN: 0-86341-303-X
The Electricity Training Association 340;
Power System Protection. ISBN: 0-85296-834-5(vol.1)
J. Gers and E. Holmes; Protection of Electricity Distribution Networks, 2nd Edition, THE IEE, 2007. ISBN: 0-86341-537-7 / 978-0-86341-537-1
Bibliografia Complementar
Gers, Juan M.;
Protection of electricity distribution networks. ISBN: 0-85296-923-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de exposição, com apoio de transparências.
Temas de desenvolvimento: apresentações feitas por grupos de alunos (2-3), preparadas previamente com base na distribuição de temas, incluem apresentação e discussão. Aulas práticas para a realização de montagens para teste de relés. Obtenção das curvas características de diversos relés. Ensaio de relés digitais. Programação de relés digitais.
Software
CAPE- Computer-Aided Protection Engineering
RTDS Real Time Digital Simulator
PSCAD /EMTDC
IPSA Power System Analysis
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Teste e Exame |
Exame |
3,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo Orientado |
Estudo autónomo |
8 |
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Estudo Individual |
Estudo autónomo |
93 |
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Total: |
101,00 |
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Obtenção de frequência
As componentes de avaliação são as seguintes:
- trabalhos de preparação e leccionação das aulas;
- relatório do teste e programação dos relés;
- exame final.
Caso haja um número reduzido de alunos inscritos à disciplina o exame final poderá ser substituído por um trabalho de dificuldade elevada, a realizar durante o semestre, e que abarcará toda a matéria.
Será obtida frequência se se verificarem simultaneamente as seguintes condições:
-Não exceder o número de faltas;
-Obter no mínimo 50% na avaliação dos trabalhos de preparação e leccionação das aulas;
-Obter no mínimo 50% na avaliação no relatório do teste e programação dos relés.
Os trabalhos de preparação e leccionação das aulas permitem avaliar as competências CDIO
O relatório do teste e programação dos relés permite avaliar as competências CDIO
O exame final permite avaliar as competências CDIO
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalhos de preparação e leccionação das aulas - 2 valores.
Trabalhos teórico-práticos, relatório de testes práticos e programação dos relés - 5 valores.
Exame final - 13 valores. Nota mínima no exame final - 8 em 20 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realização de um exame final, do relatório escrito sobre o teste e programação dos relés, e do trabalho de preparação e leccionação da aula.
Melhoria de classificação
Realização de um exame para melhoria da nota obtida no exame final.
Observações
Os alunos, em caso de dúvidas, poderão contactar os docentes nos respectivos gabinetes, entre as 8h00 e as 16h00, sempre que os docentes não estejam em aulas.
Podem, sempre que desejarem, marcar uma hora bastando enviar um email.