Código: | EQ0136 | Sigla: | RPP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas (Engenharia Química) |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEQ | 34 | Plano de estudos oficial | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
1. Estabelecimento de uma aproximação à indústria, conhecendo a sua realidade orgânica, os seus equipamentos e o seu modo de operação;
2. Conhecimento das diferentes etapas da transformação do Petróleo Bruto e familiarização com terminologia específica da indústria e do mercado dos petróleos;
3. Desenvolvimento de modelos de simulação de processos da indústria da refinação.
Não se aplica.
1 – Origem do Petróleo Bruto
Séries Petrolíferas. Jazidas
Prospeção, perfuração, extração e transporte
2 – Composição e Caracterização do Petróleo Bruto
Tipo de Hidrocarbonetos
Compostos de Enxofre
Oxigénio, Azoto e Compostos Organometálicos
3 – Produtos do Petróleo
Propriedades/Características Mais importantes
Ensaios Normalizados
Standards de Qualidade
4 – Separação do Petróleo Bruto em Produtos e seus Derivados
Objectivos Gerais da Refinação
Propriedades dos Hidrocarbonetos
Rendimento e Características das Fracções e Produtos Finais
Análise das especificações em função da sua utilização
5 – Processos e Esquemas de Refinação
Classificação dos Processos de Refinação
Transformação, Síntese e Tratamento
Process Flow Diagrams
Refinarias do Porto e de Sines
6 – Simuladores de processo. Criação de modelos de simulação com o Aspen Plus de unidades de destilação de misturas de crudes.
Componente Teórica:
Apresentações da matéria com auxílio de meios auxiliares pedagógico-didácticos (projecção em power-point, utilização do quadro e de transparências).
Análise/debate de questões, que permitam o estabelecimento de relações causa-efeito similares às que podem ocorrer na indústria.
Componente Prática:
Deslocações à Refinaria de Matosinhos com o objetivo de estabelecer um primeiro contacto com as instalações/equipamentos, produtos e catalisadores.
Desenvolvimento de modelos de simulação com ao simulador Aspen Plus.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Desenvolvimento de uma monografia | Trabalho escrito | 75,00 | 2013-05-03 | |
Relatório de modelo de simulação | Trabalho escrito | 25,00 | 2013-05-31 | |
Total: | - | 100,00 |
Realização dos trabalhos propostos.
A avaliação realizar-se-á em grupos de 4 elementos. A avaliação engloba 2 componentes.
Componente 1: Desenvolvimento de uma apresentação sobre uma unidade processual, apresentação em aula e discussão (Classificação CF1).
Componente 2: Desenvolvimento de um relatório (máximo 15 páginas) sobre modelo de simulação e discussão como docente responsável (classificação CF2).
CF=0.75*CF1+0.25*CF2
Não se aplica.
Não se aplica.
Não de aplica.