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Fenómenos de Transferência I

Código: EQ206     Sigla: FTI

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEQ 81 Plano Oficial EQ a partir 2003 2 3,5 6 -
Plano para Bachareis EQ a partir de 1996 1 3,5 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina é semestral, versando os Fenómenos de Transferência da Calor. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sólidos sobre: os diversos mecanismos de transferência de calor (compreensão física e descrição matemática), o conceito de resistência térmica (individual ou global) e quantificação das resistências numa dada associação, o estabelecimento de balanços de energia térmica em elementos infinitesimais, em diversas geometrias (regime permanente e regime transiente) - estabelecimento das condições-fronteira apropriadas, a aplicação dos conceitos adquiridos a um tipo de equipamento, no caso os permutadores de calor.

Programa

Programa Teórico e Teórico - Prático:
Introdução.
Condução (uni-dimensional) com e sem geração de calor interna
Convecção em regime permanente e transitório. Coeficientes de transferência de calor por convecção.
Equipamentos de transferência de calor - permutadores de calor.
Transferência de calor em regime transitório.
Introdução à transferência de calor por radiação

Programa dos Trabalhos Práticos:
Trabalhos práticos versando a matéria de Fenómenos de Transferência I são propostos aos alunos nas disciplinas de Laboratórios de Engenharia Química I e II do 3ºano, respectivamente 1ºe 2º Semestre

Bibliografia Principal

1 - Heat Transfer-a practical approach
Autor: Yunus A. Çengel
Editora: McGraw-Hill, 1998 (OU: 2-)
2 - Introduction to Thermodynamics and
Heat Transfer
Autor: yunus A. Çengel
Editora: McGraw-Hill, 1997 (OU: 1-)

Bibliografia Complementar

Elementos auxiliares:
- Apontamentos das aulas teóricas
(Luís Melo)
- Folhas de Problemas (Luís Melo), com
solução de problemas seleccionados

- Heat Transfer, 8ª Edição
Autor: J.P. Holman
McGraw-Hill, 1997

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As 3 aulas teóricas semanais são utilizadas para exposição dos conceitos teóricos. Em média, uma hora por semana é utilizada para apresentar a resolução de problemas ilustrativos de aplicação dos conceitos teóricos, bem como o seu enquadramento na prática da engenharia química. Na aula teórico-prática são discutidos com os alunos exercícios versando a matéria já leccionada. Os alunos têm acesso aos enunciados dos problemas a resolver, no início da disciplina.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta das classificações obtidas no teste de exame (peso: 75%) e nos dois trabalhos de grupo (peso dos conjunto dos 2 trabalhos: 25%), com a seguinte condição: a nota de exame não pode ser inferior a 8 valores.
No caso dos alunos que optem por não entregar a resolução dos dois trabalhos de grupo, a classificação final será apenas a obtida no teste de exame.

Provas e trabalhos especiais

Ver ponto 3b) - trabalhos de grupo

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n.a.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final poderá ser obtida através da realização de um teste de exame que entrará para a classificação com o peso de 75% ou de 100%, conforme os alunos tenham efectuado ou não os dois trabalhos de grupo.

Observações

n.a.
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