Marketing
Ocorrência: 1999/2000 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LEM |
37 |
Oficial 1999 |
5 |
3,5 |
6,5 |
- |
|
B/99 |
2 |
3,5 |
2,5 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo principal desta disciplina é transmitir aos alunos conhecimentos básicos da área do Marketing que lhes permita entender a importância da aproximação aos clientes no sucesso das estratégias empresariais. Visa-se também dotar os alunos de técnicas fundamentais para que o seu início de carreira profissional se possa dar de forma eficaz.
Programa
MARKETING: Conceito de marketing. Marketing e vendas. Contexto do marketing. Definição de mercado. O processo de compra como suporte do marketing industrial. A segmentação e o posicionamento na base da estratégia. Marketing mix. PRODUTO: Ciclo de vida. Gestão da carteira de produtos. Política de marca e embalagem. PREÇO: Decisões sobre o preço. Objectivo, condicionantes e elasticidade. DISTRIBUIÇÃO: A sua importância. Canais e estruturação dos pontos de venda. COMUNICAÇÃO: Estratégia da comunicação. Força de vendas, organização, animação e gestão. PESQUISAS DE MERCADO: Estrutura e conteúdo. MARKETING INTERNACIONAL.
Bibliografia Principal
- Kotler (Philip) Marketing Management - Analysis, Planning and Control
- Dionísio (Paulo) - Mercator, Dom Quixote - 1999
Bibliografia Complementar
- Pratique Direction Commerciale Marketing, (ESCL-LYON), Prentice Hall 1986
- Marketing de Guerra, (AII Ries e Jack Trout), McGraw-Hill 1989
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nesta disciplina os conceitos são introduzidos progressivamente através do acompanhamento de casos reais de Empresas. Para isso são organizados grupos de trabalho compostos por 5 alunos que acompanham o evoluir da Empresa através de pequenos trabalhos que são discutidos em aula. Finalmente é-lhes solicitado um trabalho final mais extenso onde eles desenvolvem um Plano de Marketing para a Empresa.