Resumo (PT):
Nas máquinas-ferramenta correntes para o trabalho de metais, o accionamento do seu movimento de corte através de uma caixa de velocidades escalonadas de engrenagens é, ainda, o sistema de maior difusão.
Neste texto, focam-se os diferentes pontos considerados necessários ao desenvolvimento de um modelo numérico que permita o projecto interactivo de caixas de velocidades e suas engrenagens constituintes, através do cálculo automático.
Assim, começa-se por fazer uma breve descrição comparativa dos diversos tipos de caixas de velocidades e do seu enquadramento entre os diferentes sistemas de accionamento de máquinas-ferramenta.
Seguidamente, mostra-se a importância da utilização de gamas de velocidades de corte e de avanços normalizados, em termos do rendimento das operações de arranque de apara e do projecto de urna caixa, nomeadamente, na definição da sua cadeia cinemática. Discutem-se também alguns critérios de selecção dos números de dentes das rodas dos vários mecanismos elementares de uma caixa de velocidades, chamando-se a atenção para a necessidade de uma prévia escolha das distâncias mínimas entre-eixos e dos módulos das rodas dentadas de cada um dos seus mecanismos constituintes.
Finalmente, apresenta-se um exemplo de aplicação dos conceitos expostos.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
14
Tipo de Licença: