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Projeto: POCI-01-0247-FEDER-039980

Designação do projeto: H2-UI4PT - H2-UI4PT: Melhoria da utilização do H2 em transportes públicos
Código do projeto: POCI-01-0247-FEDER-039980
Região de Intervenção: Norte
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: CaetanoBus-FABRICAÇÃO DE CARROÇARIAS S.A.
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Data de início: 2018-10-01
Data de conclusão: 2022-09-30
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 2.383.440,21 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 499.697,63 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 499.697,63 EUR
Apoio Financeiro Global
União Europeia - FEDER: 1.237.159,84 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 374.773,22 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 374.773,22 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos e Atividades

O projeto H2-UI4PT: H2 Usage Improvement for Public Transport tem como principal objetivo a investigação e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que permitam a hibridização de um autocarro urbano elétrico com uma nova solução "fuel-cell" direcionado a percursos de média distância. Pretende-se, assim, conceber e desenvolver um novo autocarro que beneficie do funcionamento sinergético de duas fontes de energia, nomeadamente uma pilha de combustível e uma bateria de lítio, por forma a aumentar a capacidade de armazenamento de energia, assegurando a adequada performance em regimes dinâmicos de aceleração/desaceleração e a capacidade de recuperar e armazenar a energia de travagem.

Neste contexto, o Projeto é promovido por um consórcio, formado pela Caetano Bus, a qual é suportada no conhecimento técnico-científico de dois departamentos da FEUP (Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e o Departamento de Engenharia Química), contando ainda com o envolvimento de outros parceiros externos.



Resultados Esperados/Atingidos:

O projeto H2-UI4PT iniciou-se com uma primeira fase de pesquisa e recolha aprofundada de informação e homogeneização de conhecimento no consórcio, muito relevante para o estabelecimento de requisitos e especificações completas para o novo modelo de autocarro movido a tecnologia de hidrogénio a desenvolver.

De forma a aprofundar os conhecimentos, designadamente ao nível do funcionamento das pilhas de combustível, foram feitos diversos estudos de otimização por simulação em CFD e aplicada uma nova pilha de combustível. Foram ainda feitos diversos estudos laboratoriais recriando diferentes condições operatórias destes dispositivos. Estes estudos permitiram obter conhecimento profundo sobre esta tecnologia o que contribui para a conceção e desenvolvimento dos sistemas e subsistemas que fizeram parte integrante da tecnologia híbrida implementada no novo autocarro. O protótipo desenvolvido foi amplamente testado e ensaiado em ambiente controlado e em contexto real de utilização. Houve ainda uma extensa divulgação e promoção dos resultados do projeto, o que contribui para introdução destes novos modelos de autocarro no mercado e respectiva comercialização.
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