Go to:
Logótipo
You are here: Start > Project: POCI-01-0247-FEDER-039980

Project: POCI-01-0247-FEDER-039980

Project name: H2-UI4PT - H2-UI4PT: H2 Usage Improvement for Public Transport
Project code: POCI-01-0247-FEDER-039980
Intervention Region: Norte
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: CaetanoBus-FABRICAÇÃO DE CARROÇARIAS S.A.
Partner(s)/Co-promoter(s)/Participating institution(s): Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Start date: 2018-10-01
Completion date: 2022-09-30
Eligible Cost of the Project
Total Eligible Cost: 2.383.440,21 EUR
Eligible Cost in the University of Porto: 499.697,63 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 499.697,63 EUR
Total Financial Support
União Europeia - FEDER: 1.237.159,84 EUR
Financial Support to the University of Porto
Total of the University of Porto: 374.773,22 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 374.773,22 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
Objetivos e Atividades

O projeto H2-UI4PT: H2 Usage Improvement for Public Transport tem como principal objetivo a investigação e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que permitam a hibridização de um autocarro urbano elétrico com uma nova solução "fuel-cell" direcionado a percursos de média distância. Pretende-se, assim, conceber e desenvolver um novo autocarro que beneficie do funcionamento sinergético de duas fontes de energia, nomeadamente uma pilha de combustível e uma bateria de lítio, por forma a aumentar a capacidade de armazenamento de energia, assegurando a adequada performance em regimes dinâmicos de aceleração/desaceleração e a capacidade de recuperar e armazenar a energia de travagem.

Neste contexto, o Projeto é promovido por um consórcio, formado pela Caetano Bus, a qual é suportada no conhecimento técnico-científico de dois departamentos da FEUP (Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e o Departamento de Engenharia Química), contando ainda com o envolvimento de outros parceiros externos.



Resultados Esperados/Atingidos:

O projeto H2-UI4PT iniciou-se com uma primeira fase de pesquisa e recolha aprofundada de informação e homogeneização de conhecimento no consórcio, muito relevante para o estabelecimento de requisitos e especificações completas para o novo modelo de autocarro movido a tecnologia de hidrogénio a desenvolver.

De forma a aprofundar os conhecimentos, designadamente ao nível do funcionamento das pilhas de combustível, foram feitos diversos estudos de otimização por simulação em CFD e aplicada uma nova pilha de combustível. Foram ainda feitos diversos estudos laboratoriais recriando diferentes condições operatórias destes dispositivos. Estes estudos permitiram obter conhecimento profundo sobre esta tecnologia o que contribui para a conceção e desenvolvimento dos sistemas e subsistemas que fizeram parte integrante da tecnologia híbrida implementada no novo autocarro. O protótipo desenvolvido foi amplamente testado e ensaiado em ambiente controlado e em contexto real de utilização. Houve ainda uma extensa divulgação e promoção dos resultados do projeto, o que contribui para introdução destes novos modelos de autocarro no mercado e respectiva comercialização.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Accessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page generated on: 2025-07-09 at 03:04:00 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal