Objetivos e Atividades
O projeto H2-UI4PT: H2 Usage Improvement for Public Transport tem como principal objetivo a investigação e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que permitam a hibridização de um autocarro urbano elétrico com uma nova solução "fuel-cell" direcionado a percursos de média distância. Pretende-se, assim, conceber e desenvolver um novo autocarro que beneficie do funcionamento sinergético de duas fontes de energia, nomeadamente uma pilha de combustível e uma bateria de lítio, por forma a aumentar a capacidade de armazenamento de energia, assegurando a adequada performance em regimes dinâmicos de aceleração/desaceleração e a capacidade de recuperar e armazenar a energia de travagem.
Neste contexto, o Projeto é promovido por um consórcio, formado pela Caetano Bus, a qual é suportada no conhecimento técnico-científico de dois departamentos da FEUP (Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e o Departamento de Engenharia Química), contando ainda com o envolvimento de outros parceiros externos.
Resultados Esperados/Atingidos:
O projeto H2-UI4PT iniciou-se com uma primeira fase de pesquisa e recolha aprofundada de informação e homogeneização de conhecimento no consórcio, muito relevante para o estabelecimento de requisitos e especificações completas para o novo modelo de autocarro movido a tecnologia de hidrogénio a desenvolver.
De forma a aprofundar os conhecimentos, designadamente ao nível do funcionamento das pilhas de combustível, foram feitos diversos estudos de otimização por simulação em CFD e aplicada uma nova pilha de combustível. Foram ainda feitos diversos estudos laboratoriais recriando diferentes condições operatórias destes dispositivos. Estes estudos permitiram obter conhecimento profundo sobre esta tecnologia o que contribui para a conceção e desenvolvimento dos sistemas e subsistemas que fizeram parte integrante da tecnologia híbrida implementada no novo autocarro. O protótipo desenvolvido foi amplamente testado e ensaiado em ambiente controlado e em contexto real de utilização. Houve ainda uma extensa divulgação e promoção dos resultados do projeto, o que contribui para introdução destes novos modelos de autocarro no mercado e respectiva comercialização. |