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António Coelho

Fotografia de António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho
Nome: António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho
Sigla: AFCC
Estado: Ativo
Chave de associação FCT: J02501121U9
https://www.authenticus.pt/R-000-217
http://orcid.org/0000-0001-7949-2877
https://www.cienciavitae.pt/BA1E-EDE1-477E
Voip: 3217
Extensão Telefónica: 3217
Salas: I133

Funções

Categoria: Professor Associado
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Engenharia Informática

Cargos

Cargo Data de Início
Membro do Conselho de Departamento Departamento de Engenharia Informática 2018-11-21
Diretor de Programa Doutoral Programa Doutoral em Media Digitais 2015-04-23
Presidente da Comissão Cientifica Programa Doutoral em Media Digitais 2015-04-23
Presidente da Comissão de Acompanhamento de Curso Programa Doutoral em Media Digitais 2015-04-23
Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso Mestrado em Multimédia 2015-11-02
Docente Responsável de Curso de Educação contínua Media Digitais na Comunicação e Literacia em Saúde 2020-08-31

Apresentação Pessoal

António Fernando Coelho é Professor Universitário desde 1996 e investigador do INESC TEC (anterior INESC Porto), desde 1995, sendo atualmente o coordenador da área da Computação Gráfica e Ambientes Virtuais.

A área científica da Computação Gráfica tem sido o foco de todo o seu percurso académico, realizado na FEUP, desde a sua licenciatura em 1994, passando pela dissertação de mestrado em "Integração de Som 3D em Simulação” em 1997, e a tese de doutoramento initulada "Modelação Expedita de Ambientes Urbanos Virtuais Baseada em Interoperabilidade e Contextualização Geoespacial" em 2006. 

Concluiu as suas provas de agregação em 2018 apresentando a lição de síntese "Os desafios da Modelação Procedimental de Ambientes Urbanos" e a unidade curricular "Introdução à Programação Criativa".

Ao nível do Ensino, a sua carreira como Professor Universitário tem como foco principal o ensino da Computação Gráfica, dos Jogos Digitais e da Programação. É coautor do primeiro livro de Introdução à Computação Gráfica em língua portuguesa.

A sua atividade de investigação foca-se nas seguintes áreas:

  • Computação Gráfica: Modelação Procedimental, Realidade Virtual e Aumentada;
  • Media Digitais Interativos: Jogos Digitais, Ludificação, Geração Procedimental de comteúdos e  Aprendizagem Baseada em Jogos;
  • Sistemas Geoespaciais.

É um dos chairs do ICGI 2021 - International Conference on Graphics and Interaction.
FEUP – Porto – Portugal.Foi um dos chairs locais da Comissão Organizadora das conferências EuroVis 2019Eurographics 2016SGAMES 2016 e do 13º EPCG. Foi também um dos organizadores  do 1º SEVj – Seminário sobre Ensino de Videojogos.

Investigação

Categoria: Membro Integrado
Centro de Investigação e Desenvolvimento: INESC TEC - INESC Tecnologia e Ciência
Instituto de Interface: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
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