Código Oficial: | 9459 |
Sigla: | MIEIC |
Descrição: | No final dos cinco anos do curso os diplomados terão uma formação avançada em Engenharia Informática e Computação, podendo ter escolhido uma área de especialização ou manter um leque mais alargado de interesses, mercê de uma ampla oferta de opções, configurável individualmente, contida no plano de estudos. As possíveis especializações incluem atualmente: * Engenharia de Software e Sistemas de Informação (2 sub-áreas com estes nomes) * Redes e Tecnologias de Informação (sub-áreas de Tecnologias da Internet e de Infraestruturas Informáticas) * Sistemas Inteligentes e Multimédia (2 sub-áreas com estes nomes) |
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS: Esta disciplina tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma disciplina propedêutica tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às disciplinas mais específicas da Engenharia.
Pretende-se ,que os alunos adquiram conhecimentos teóricos e práticos,sobre o cálculo diferencial e integral em R e em Rn(n=2,3),que possibilitem a aplicação das ferramentas básicas da análise matemática ao tratamento e resolução dos problemas mais adaptados ao perfil do curso,assim como ficar com capacidade para complementar os conhecimentos de forma a permitir desenvolver soluções para resolução de novas questões . No final da disciplina, os alunos devem possuir as seguintes competências: 1. Saber derivar funções, desenhar graficos e estudar as funções 2. Saber integrar e aplicar os integrais em aplicações de engenharia 3. Dominar as técnicas de integração e as equações diferenciais 4. Saber relacionar séries e polinómios, perceber os conceitos da aproximação
1 - INTRODUÇÃO
Os engenheiros informáticos requerem conhecimentos elevados de técnicas de programação que só pode ser consolidados com uma boa base de fundamentos da programação.
2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o conhecimento básico para resolver problemas de programação de média complexidade.
3 - DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL Componente científica: 40% Componente tecnológica: 60%
Enquadramento
A Lógica constitui a base de qualquer raciocínio científico e essa é a razão primeira da sua inclusão no 1º ano do curso. Para além disso, no caso da Engenharia Informática, a Lógica tem um interesse direto operacional em múltiplas dimensões da profissão.
Objetivos específicos
Os objetivos são o desenvolvimento de competências de raciocínio rigoroso e de técnicas de matemática discreta necessárias em várias áreas da informática, como a resolução de problemas, a criação e análise de algoritmos, a teoria da computação, a representação de conhecimento e a segurança.
Distribuição percentual
Componente científica: 100%
Componente tecnológica: 0%.
A Física é uma das ciências de base de qualquer Engenharia. Com o desenvolvimento dos computadores pessoais, o tipo de problemas físicos que podem ser resolvidos numa disciplina introdutória aumentou significativamente. A Física Computacional e as técnicas de simulação permitem que o aluno possa ter uma visão geral de um problema de física, sem ter que usar técnicas analíticas complicadas. As técnicas computacionais desenvolvidas para resolver problemas de mecânica têm sido aplicadas com sucesso em outros campos fora da física, dando origem à teoria geral dos sistemas dinâmicos.
O objetivo desta unidade curricular é dar ao estudante conhecimentos básicos de mecânica e dos métodos computacionais usados para resolver sistemas dinâmicos. É usado um Sistema de Álgebra Computacional (CAS), para permitir que o estudante possa resolver problemas práticos de mecânica e sistemas dinâmicos, em vez de perder muito tempo em aprender métodos abstratos. Os conhecimentos adquiridos de dinâmica e modelação de sistemas físicos no computador serão bastante importantes em outras unidades curriculares relacionadas com computação gráfica e visualização, teoria de jogos, simulação e computação científica.
Garantir que os alunos adquiram uma visão integrada de conceitos e técnicas básicas da Estatística no âmbito do curso de Engenharia Informática.
ENQUADRAMENTO
Os computadores pessoais (PC), tanto computadores de mesa como portáteis, constituem uma ferramenta ubíqua nas sociedades modernas. A sua arquitetura reflete o avanço tecnológico atual, mas também estabelece os limites das suas capacidades e desempenho . O conjunto de instruções IA-32 está no centro de todos os computadores pessoais atualmente em uso. Tanto a arquitetura como o conjunto de instruções têm um impacto profundo na prática diária dos engenheiros informáticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A unidade curricular de Microprocessadores e Computadores Pessoais tem por objectivo desenvolver, combinar e aplicar de forma integrada conceitos das áreas de Arquitectura de Computadores e de Linguagens de Programação. Por um lado, a unidade curricular explora as relações entre o conjunto de instruções do CPU e a programação de baixo nível (linguagem "assembly"). Por outro lado, reconhecendo que a arquitectura de computadores pessoais modernos vai muito para além da arquitectura do CPU, a unidade curricular abordará a arquitectura geral de um PC, incluindo o subsistema de armazenamento de dados e outros periféricos. Após a conclusão com sucesso desta unidade curricular, o estudante terá adquirido a capacidade de identificar e descrever a arquitectura dos computadores pessoais em uso actualmente, bem como a capacidade de aplicar as técnicas de programação "assembly" na implementação de qualquer tipo de algoritmo.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Os objetivos principais desta unidade curricular são dotar os estudantes com:
- conhecimentos fundamentais sobre a programação procedimental e a programação baseada em objectos;
- a capacidade de aplicar esses paradigmas de programação para desenvolver programas, usando a linguagem C++ como ferramenta.
Na sequência das unidades curriculares de Introdução à Programação, é objetivo desta unidade curricular: - recorrer às noções de programação já estabelecidas e sistematizar o uso de estruturas de informação e de algoritmos para resolver categorias de problemas - usar, como paradigma de suporte ao desenvolvimento de programas, a orientação por objetos - dar ênfase à organização dos programas em torno de tipos de dados abstratos. Serão realizados pequenos projetos usando a linguagem C++.
Atualmente o processamento, armazenamento e transmissão de informação são feitos usando fenômenos eletromagnéticos. Consequentemente, a formação de base de um engenheiro informático deve incluir o estudo da eletricidade, do magnetismo e dos circuitos elétricos
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes com conhecimentos básicos de eletromagnetismo e processamento de sinais. A abordagem é experimental, com recurso a experiências simples que os estudantes podem realizar durante as aulas teórico-práticas para consolidar os conhecimentos teóricos e adquirir experiência no uso dos instrumentos de medição. O Sistema de Computação Algébrica (CAS) usado na unidade curricular Física 1 é também aproveitado para facilitar a resolução de problemas e para visualizar campos elétricos e magnéticos.
1- Enquadramento
Os dispositivos periféricos são uma parte integral dum computador, sem a qual a utilidade ou a facilidade de uso dos computadores seriam significativamente inferiores. A importância destes dispositivos em sistemas baseados em computadores tem crescido desde os primórdios dos computadores (cerca de 1950) e continua com a difusão cada vez maior de sistemas embebidos. Contudo, a programação dos dispositivos periféricos usando a sua interface programática, i.e. a interface de hardware", requer conhecimentos e técnicas específicas.
2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos da unidade curricular são dotar os estudantes com conhecimentos essenciais para serem capazes de:
3- Distribuição Percentual
Científica: 10%
Tecnológica: 90%
ENQUADRAMENTO
Sistemas de Informação (SI) é ums área fundamental em engenharia informática. Bases de dados são repositórios de dados necessários em qualquer SI. A unidade curricular de bases de dados é uma unidade chave na área de SI. O objetivo principal desta unidade curricular é preparar os alunos para projetar e desenvolver sistemas de bases de dados que atendam às necessidades dos utilizadores de acordo com os objetivos de gestão organizacionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Este é um curso introdutório sobre bases de dados. Aborda o paradigma relacional. Abrange o desenho (modelo UML), construção (linguagem de definição de dados SQL), consulta (linguagem de manipulação de dados SQL) e gestão (optimização, controlo de acesso e políticas de concorrência) de bases de dados relacionais. Intorduz, ainda, o conceito de bases de dados multi-dimensionais.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente científica: 50% Componente tecnológica: 50%
ENQUADRAMENTO: A computação Gráfica tem vindo a afirmar-se e é hoje um componente muito importante em toda a envolvente de interação pessoa-computador. No entanto, a sua aplicabilidade vai muito além, tendo hoje em dia uma posição de relevo em indústrias importantes como sejam a cinematográfica e a dos jogos. Também na tecnologia e na ciência desempenha um papel insubstituível permitindo a visualização de fenómenos, muitas vezes ligada a simulação e a técnicas de realidade virtual. Nesta unidade curricular, efetua-se uma abordagem às matérias de Computação Gráfica segundo uma filosofia tipo Top-Down, iniciando-se com os temas mais relacionados com os 3D (síntese de imagem, modelação) e terminando com a visita a vários algoritmos mais elementares, no âmbito dos 2D. A componente 3D da matéria é acompanhada, nas aulas práticas, com exercícios baseados numa tecnologia de grande utilização, o OpenGL.
OBJETIVOS ESPECÌFICOS: - Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos, tecnologias e arquitecturas de Computação Gráfica. - Reforçar os conhecimentos teóricos com a sua aplicação prática, por meio da implementação, teste e avaliação de algoritmos abordados em teoria.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
- Componente científica: 50%
- Componente tecnológica: 50%
ENQUADRAMENTO: Esta Unidade Curricular tem por objectivo complementar e aprofundar os conhecimentos assimilados nas disciplinas de "Programação" e de "Algoritmos e Estruturas de Dados", nomeadamente pela introdução de técnicas de concepção e implementação de algoritmos eficientes para a resolução de diferentes tipos de problemas, assim como a sua análise e avaliação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Pretende-se dotar os estudantes das seguintes competências:
Os objetivos principais desta unidade curricular são fornecer os conhecimentos fundamentais sobre:
O1- a estrutura e o funcionamento de um sistema operativo;
O2- a utilização da interface de programação (API) de um sistema operativo real.
ENQUADRAMENTO
Esta unidade curricular surge na sequência de "Computação Gráfica", do segundo semestre do segundo ano, onde foram dados a conhecer os principais princípios teóricos da matéria.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Esta unidade curricular tem por objectivo principal desenvolver um conjunto de competências práticas, algumas já tratadas em unidades curriculares anteriores num contexto mais teórico. Foca-se em trabalhos práticos de desenvolvimento, tendencialmente multidisciplinares, nomeadamente nas áreas de Computação Gráfica e Interfaces, de Programação em Lógica e de Sistemas Operativos.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente científica: 30%
Componente tecnológica: 70%
Pretende-se dotar os alunos de capacidade de exploração adequada ao desenvolvimento de software, nomeadamente na criação de ambientes 3D (representação poligonal, iluminação e interacção) e na utilização dos serviços oferecidos por um sistema operativo, com ênfase especial em comunicações e sincronização.
Pretende-se, nesta disciplina, que os alunos desenvolvam competências nas linguagens e tecnologias WEB mais significativas, no contexto tecnológico atual, ou que foram determinantes no processo evolutivo da WEB.
O paradigma da Programação em Lógica apresenta uma abordagem declarativa e baseada em processos formais de raciocínio à programação, mais apropriada para a resolução de alguns tipos de problemas. A programação em lógica com restrições permite abordar problemas de satisfação de restrições e de optimização, modelando-os de uma forma directa e elegante.
Objetivos: Adquirir familiaridade com os paradigmas da Programação em Lógica e da Programação com Restrições. Desenvolver as capacidades de raciocínio abstracto e de representação de problemas de forma declarativa.
A Unidade Curricular centra-se no paradigma da programação baseada em lógica de primeira ordem. A componente prática baseia-se na utilização da linguagem de programação Prolog. Adicionalmente, é também abordada a programação em lógica com restrições, com ilustração de diversas aplicações práticas.
Distribuição Percentual: Componente científica: 50%; Componente tecnológica: 50%
Fornecer os conceitos que permitam:
- compreender as fases de compilação de linguagens, em especial das linguagens imperativas e orientada por objectos;
- especificar a sintaxe e semântica de uma linguagem de programação;
- compreender e utilizar as estruturas de dados e os algoritmos principais usados na implementação de compiladores.
Esta unidade curricular apresenta um conjunto de assuntos nucleares para a área dos Sistemas Inteligentes.
Objectivos:
Distribuição Percentual: Componente científica: 60%; Componente tecnológica: 40%
OBJETIVOS: ●Identificar e adquirir os conhecimentos essenciais para saber como maximizar progressivamente as condições de êxito do desempenho pessoal e interpessoal. ●Aplicar técnicas de auto-controlo e estratégias de relacionamento interpessoal que permitam gerir com elevada mestria a eficiência dos processos de trabalho a implementar e a eficácia dos resultados a atingir em cada organização. ●Ter consciência da importância de saber utilizar competências complementares (soft skills) e de realizar mudanças evolutivas de forma a desenvolver um perfil profissional que contribua para melhorar continuamente a futura atividade do engenheiro informático.
1 - Enquadramento
Um dos mais importantes desenvolvimentos recentes na computação é o crescimento de aplicações distribuídas, como é ilustrado pelo enorme número de aplicações orientadas para a Web, muitas delas móveis.
2 - Objectivos Específicos
Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais:
3 - Distribuição Percentual
Componente Científica: 50%; Componente Tecnológica: 50%
A unidade curricular assume-se como de Engenharia (evidenciando apenas a teoria essencial para se entender as aplicações práticas) e proporciona uma perspetiva global das técnicas associadas à especificação e desenvolvimento de Agentes computacionais bem como realça a sua relevância prática apresentando exemplos de aplicação.
A Programação Orientada a Agentes é apresentada como uma nova metáfora para a descrição e programação de sistemas computacionais distribuídos. Os conhecimentos sobre Agentes e Sistemas Multi-Agente são apreendidos quer usando formalismos lógicos quer através da utilização de ferramentas de software. Para consolidar os conhecimentos ministrados nas aulas teóricas incentiva-se a realização de pequenos projetos, apoiados nas aulas práticas, ilustrativos dos tópicos abordados na disciplina. O OBJETIVO principal é, assim, que os estudantes saibam especificar e implementar sistemas distribuídos e descentralizados usando o paradigma dos Sistemas Multi-Agente.
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação a um projeto de estudo de uma empresa e à discussão de casos de estudo.
ENQUADRAMENTO À medida que os sistemas de software aumentam de dimensão e de complexidade torna-se cada vez mais importante compreendê-los a níveis de abstracção mais elevados. A arquitectura de um sistema de software descreve a sua estrutura global em termos dos seus componentes, das propriedades externas desses componentes e das suas interrelações. Para sistemas de média e grande dimensão a escolha adequada da arquitectura assume uma importância crucial para o sucesso do seu desenvolvimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS A disciplina de Arquitecturas de Sistemas de Software tem como objectivo principal introduzir os conceitos de arquitecturas de software, padrões de desenho e tópicos directamente relacionados, tais como o de componentes de software. Pretende ensinar a desenhar, compreender e avaliar arquitecturas de sistemas de software, tanto ao nível de abstracção de macro-arquitectura como de micro-arquitectura e assim familiarizar os alunos com os conceitos fundamentais de arquitectura de software, as propriedades e aplicabilidade dos diferentes estilos de arquitectura existentes, os padrões de desenho mais populares, componentes de software, arquitecturas reutilizáveis e as relações destes conceitos todos com a reutilização de software.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL Componente Científica: 50% Componente Tecnológica 50%.
ENQUADRAMENTO
A programação paralela e distribuída está a tornar-se o paradigma comum de programação dada a evolução do hardware para arquiteturas multicore e elementos massivamente paralelos como as GPUs. O computador pessoal atual é composto por vários processadores que coletivamente disponibilizam maior capacidade de processamento, do que os anteriores single-core, mas que individualmente têm menor capacidade. Os programadores terão de dominar a programação multi-processador para que possam utilizar com eficiência as máquinas do presente e do futuro.
OBJECTIVOS
Aquisição de conhecimentos conducentes à utilização simultânea de várias unidades de processamento num sistema de computação. Construção de bases sólidas sobre arquiteturas paralelas, paralelização de algoritmos, modelos de programação, sincronização de processos e medidas de desempenho, através do desenvolvimento de programas.
Componente ciêntifica:50%
Componente técnica:50%
1 - INTRODUÇÃO
Os engenheiros informáticos podem tirar grandes vantagens em possuir competências no desenvolvimento de jogos digitais, não só como produto final da indústria do entretenimento, mas também pelas capacidades imersiva e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente, a aprendizagem.
2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos de computador, com ênfase particular nos aspetos relacionados com a programação dos diversos módulos que compõem um motor de jogo.
3 - DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Dotar os alunos com competências para planear, gerir e levar a cabo um processo de análise e especificação de requisitos de um sistema de software.
Dotar os alunos com competências para: - identificar problemas de decisão; - aplicar as várias fases de resolução de um problema de decisão, em particular, a definição e estruturação de problemas, a construção de modelos e a utilização de métodos quatitativoas para a obtenção da solução - analisar de forma crítica a solução obtida - perceber a importância do papel de agente de mudança nas organizações
ENQUADRAMENTO
A unidade curricular "Linguagens de Anotação e Processamento de Documentos" tem como contexto o uso generalizado de linguagens de anotação para a representação de informação semi-estruturada e a existência de ferramentas normalizadas para o seu tratamento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Esta unidade curricular foca-se na obtenção de linguagens de anotação para um dado domínio e na realização de aplicações baseadas em linguagens de anotação e tem por objetivos:
1. Sensibilizar os estudantes para as múltiplas aplicações não triviais das linguagens de anotação;
2. Familiarizar os estudantes com as tecnologias de processamento e armazenamento de informação semi-estruturada;
3.Aplicar as tecnologias de anotação na definição de uma linguagem e na resolução de um problema com recurso ao desenvolvimento de uma aplicação.
A unidade curricular tem por objectivo desenvolver competências na área da Gestão de Marketing, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação ao desenvolvimento de um plano de marketing e à discussão de casos de estudo.
Abordar de uma forma integrada as problemáticas de planeamento e escalonamento.
Estudar abordagens tradicionais a problemas de planeamento e escalonamento.
Explorar metodologias de planeamento e escalonamento recentes, baseadas em algoritmos heurísticos do domínio da Inteligência Artificial.
Aplicar técnicas heurísticas de planeamento e escalonamento a problemas de complexidade média.
São objectivos da unidade curricular: a) apresentar os conceitos, os serviços e as aplicações multimédia e hipermédia; b) apresentar as técnicas de codificação e representação da informação multimédia; c) introduzir as ferramentas de desenvolvimento de aplicações; d) desenvolver aplicações.
ENQUADRAMENTO
Nos anos anteriores do curso, os estudantes aprenderam diversas linguagens de programação. Não lhes foi, no entanto, lecionada uma perspectiva global e sistemática das Linguagens de Programação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Dotar os estudantes de uma visão global dos vários paradigmas de programação com ênfase nos conceitos, implementação e adequação às classes de problemas, levando-os a perceber os compromissos no desenho de linguagens e as vantagens e desvantagens na utilização das linguagens mais usadas em programação.
1- ENQUADRAMENTO
Esta unidade curricular aborda conceitos e aspectos tecnológicos no contexto da actual arquitectura de rede da Internet. Embora possa parecer como operando como uma única rede, a Internet é na realidade formada por um grande conjunto interligado de redes heterogéneas, as quais utilizam diferentes tecnologias de rede. Torna-se assim necessário estudar a forma como se estabelece a interligação de todas estas redes e tecnologias. Por outro lado, a utilização da Internet e da World Wide Web, tornou-se numa parte fundamental da vida, sendo intensamente utiizada diariamente por todos, quer de forma professional quer privada. Deste modo, é fundamental que um engenheiro de telecomunicações adquira os conhecimentos necessários para projectar, instalar e gerir os serviços essenciais que devem correr na Internet de forma a satisfazer todos os requisitos.
2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objectivo desta unidade curricular é o de dotar os alunos com conhecimentos consolidados na área das redes de computadores sob uma prespectiva de projectores e gestores de uma rede, nomedadamente, constituição de várias sub-redes para satisfazer requisitos específicos de organizações e utilizadores, atribuição de gamas de enderecos IP, gestão de serviços de encaminhamento de pacotes dentro de um domínio e entre domínios, identificação de servicos de redes necessários, sua instalação e configuração.
3- CONHECIMENTO PRÉVIO
Conhecimentos básicos de redes de Comunicação de Dados, incluindo os princípios e conceitos da arquitectura de redes de computadores, as tecnologias e soluções mais usadas e os principais protocolos em vigor em redes IP.
4- DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente Científica: 50%
Componente Tecnológica 50%
5- RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
No final da unidade curricular os estudantes serão capazes de projectar e configurar as infra-estruturas de rede e sistemas de uma rede empresarial dotada de todos os servicos fundamentais tais como DNS, email, Web.
Habilitar os alunos a desenvolver e administrar grandes bases de dados, nomeadamente a afinar o esquema físico, a otimizar interrogações SQL, a tirar partido das extensões à manipulação de objetos e à tecnologia XML e a recuperar e replicar dados.
Os objetivos principais da unidade curricular visam a aquisição de conhecimento e pratica dos conceitos essenciais do projeto, arquitetura, escolha de tecnologias apropriadas e implementação de aplicações distribuídas empresariais.
A condução de negócios por via electrónica é uma abordagem cada vez mais ubíqua. Nesta unidade curricular aborda-se este conceito sob um ponto de vista científico-tecnológico.
São objetivos da UC: Compreender o interesse e oportunidade de Negócio Electrónico; Explicitar Modelos de Negócio Electrónico; Apresentar Tecnologias de Suporte ao Negócio Electrónico
Componente científica: 50% Componente tecnológica: 50%
A computação móvel tem tido um enorme incremento nos últimos anos com a explosão da utilização de dispositivos móveis de elevadas capacidades de computação, comunicação, armazenamento e interface. As aplicações estendem-se por cada vez mais campos desde o entretenimento e redes sociais até ao trabalho empresarial.
Os objectivos principais desta unidade curricular visam a aquisição de conhecimento e prática dos conceitos essenciais do projecto, arquitectura e implementação de aplicações, principalmente empresariais, em dispositivos móveis, utilizando APIs de grande divulgação corrente.
São problemas e desafios a vencer a grande diversidade de capacidades e formas de interação dos dispositivos móveis atuais.
Nos termos do estipulado em normas específicas da FEUP, a caracterização de Dissertação é a seguinte: 1. Trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do curso, ou visando a integração e aplicação à resolução de problemas complexos de engenharia de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso. 2. Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento tecnológico e aplicação, envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico, num contexto de trabalho individual ou em grupo. 3. Deve envolver a análise de situações novas, a recolha de informação pertinente, o desenvolvimento e selecção ou concepção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, a sua resolução, o exercício de sín-tese e elaboração de conclusões, e a preparação de uma dissertação pertinente sujeita a apresentação pública e discussão dos resultados. 4. Pode ser realizado em ambiente académico ou académico e empresarial. Neste caso os objectivos, natureza e forma de acompanhamento do trabalho devem ser objecto de acordo prévio entre o estudante e os orientadores por parte da Faculdade e da empresa, validado pelo Director do Curso, que garanta a satisfação dos objectivos de natureza científica e pedagógica da unidade curricular, e proteja eventuais questões de confidencialidade por parte da empresa/instituição de acolhimento.
Enquadramento: Após uma época em que as diferentes empresas/instituições muito investiram na recolha de dados no âmbito da informatização das suas operações, surge agora a necessidade de pôr esses dados ao serviço dessas empresas/instituições. O objetivo é ser capaz de extrair conhecimento desses dados que permita melhorar a eficiência e ganhar vantagem competitiva. É desta necessidade que surge a Unidade Curricular (UC) de Extração de Conhecimento e Aprendizagem Computacional (ECAC).
Os objectivos principais da disciplina são: -Motivar para a utilização de técnicas de extração de conhecimento (EC) de dados, ou data mining, no apoio à decisão. -Desenvolver a capacidade de utilizar corretamente essas técnicas para análise automática de grandes quantidades de dados.
Distribuição percentual: -Componente científica: 70% -Componente tecnológica: 30%
OBJECTIVO GERAL
O principal objectivo da disciplina é o de preparar os estudantes para analisarem e projectarem as componentes interactivas dos sistemas, em particular da interface com os utilizadores, de uma forma adequada às suas necessidades, considerando o curto, médio e longo prazo.
OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os estudantes para analisarem sistemas interactivos, em termos de um conjunto de parâmetros quantitativos e qualitativos.
2. Preparar os estudantes para utilizarem técnicas de estudo, observação e interrogação de utilizadores suportadas na compreensão do modelo conceptual dos utilizadores de sistemas.
3. Preparar os alunos para utilizarem um processo de construção de produtos interactivos baseado numa filosofia de projecto, incluindo a avaliação dos utilizadores, concepção, prototipagem, validação, construção e manutenção.
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes com conhecimentos teóricos e empíricos sobre o papel estratégico dos sistemas de informação nas organizações, e com capacidade para intervir no diagnóstico e planeamento estratégico de sistemas de informação nas organizações.
O1. Assimilação dos processos, metodologias e práticas associados à investigação científica, com particular relevância em engenharia informática.
O2. Desenvolvimento do espírito de crítica científica.
O3. Demonstração da capacidade de elaborar e de apresentar um plano de um projecto de dissertação, incluindo o respectivo estado da arte, em tema a seleccionar.
Realidade Aumentada é uma tecnologia através da qual se pretende melhorar ou aumentar a visão que um utilizador tem do mundo real com imagens virtuais, usando técnicas de Visão por Computador e de Computação Gráfica/Realidade Virtual. O principal objectivo desta disciplina é transmitir aos alunos um conjunto de conhecimentos básicos destas técnicas, que lhes permitam prosseguir estudos mais avançados na área emergente da Realidade Aumentada, e a capacidade de realizar pequenos trabalhos ilustrativos das metodologias estudadas.
Compreender os conceitos básicos de Robótica e o enquadramento da Inteligência Artificial na Robótica.
Estudar métodos de perceção e interpretação sensorial (com ênfase na visão por computador) que permitam criar estados do mundo precisos e métodos de controlo de robôs móveis.
Estudar os métodos que permitam a robôs móveis navegarem em ambientes conhecidos ou desconhecidos usando algoritmos de Planeamento e Navegação.
Estudar os fundamentos da robótica cooperativa e da construção de equipas de robôs.
Analisar as principais competições robóticas nacionais e internacionais, os simuladores robóticos mais realistas e as plataformas robóticas mais avançadas disponíveis no mercado.
Incentivar capacidade de comunicação em tópicos técnicos.
Incentivar abordagens científicas saudáveis.
Os engenheiros de software têm impacto na sociedade através da criação de aplicações. Embora estas aplicações produzem valor para os utilizadores, por vezes produzem também desconforto (e até mesmo desastres) nas situações cuja operação desce abaixo do nível de qualidade esperado.
Os engenheiros de software constroem aplicações que as pessoas usam para diferentes propósitos, as quais, por sua vez, pressionam-nos para resolver problemas com novas abordagens. Cada uma destas aplicações enfatiza diferentes requisitos, tais como segurança, usabilidade, escalabilidade, confiabilidade, acessibilidade, eficiência e correcção. Por exemplo, o software orientado ao consumo prioritiza custos baixos, o médico a elevada qualidade, e as aplicações web o desenvolvimento rápido.
Assim sendo, o objectivo fundamental desta unidade curricular é aprender, discutir e desenhar soluções para as várias problemáticas que surgem pela influência da engenharia de software (e do uso do software em geral) pelas pessoas e pela sociedade como um todo.
Objetivos:
- Tomar conhecimento e discutir sobre trabalhos de investigação em curso nas áreas dos Sistemas Inteligentes.
- Tomar contacto com diferentes investigadores em Sistemas Inteligentes e, através deles, com vários grupos de investigação ativos nos tópicos apresentados.
At the end of the course, students should be able to:
- - understand the complexity and the qualitative aspects of decision making processes, and to use problem structuring techniques and multicriteria approaches;
- - define the structure and the components of a Decision Support System (DSS), as well as using methodologies and techniques to design and implement DSSs;
- - develop spreadsheet models, and design tools to support decision-making;
- use the main concepts of Decision Theory and Multicriteria Analysis, to structure alternatives and decision criteria;
- - develop models and optimization algorithms, as well as heuristic and simulation approaches to solve problems with a practical interest, particularly in the context of Operations Management and Combinatorial Optimization;
- - develop simulation models and design Interactive Visual Simulation Systems.
1- ENQUADRAMENTO Nos termos do estipulado em normas específicas da FEUP, a caracterização de Dissertação é a seguinte: • Trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do curso, ou visando a integração e aplicação à resolução de problemas complexos de engenharia de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso. • Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento tecnológico e aplicação, envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico, num contexto de trabalho individual ou em grupo. • Deve envolver a análise de situações novas, a recolha de informação pertinente, o desenvolvimento e seleção ou conceção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração de conclusões, e a preparação de uma dissertação pertinente sujeita a apresentação pública e discussão dos resultados. • Pode ser realizado em ambiente académico ou académico e empresarial. Neste caso os objetivos, natureza e forma de acompanhamento do trabalho devem ser objeto de acordo prévio entre o estudante e os orientadores por parte da Faculdade e da empresa, validado pelo Diretor do Curso, que garanta a satisfação dos objetivos de natureza científica e pedagógica da unidade curricular, e proteja eventuais questões de confidencialidade por parte da empresa/instituição de acolhimento. 2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Promover o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico, num contexto de trabalho individual. • Desenvolver um trabalho individual de investigação e desenvolvimento; • Elaborar uma dissertação de natureza científica. 3- CONHECIMENTO PRÉVIO • Área de conhecimento tecnológico do curso, • Conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso. 4- DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL • Componente Científica: 40% a 60% • Componente Tecnológica 40 a 60% 5- RESULTADOS DA APRENDIZAGEM No final da unidade curricular, os estudantes deverão demonstrar capacidade de: • Análise de situações novas com recolha de informação pertinente; • Desenvolvimento e seleção ou conceção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto; • Resolução de problemas, com o consequente o exercício de síntese e elaboração de conclusões; • Preparação de uma dissertação pertinente, a ser sujeita a apresentação pública e discussão dos resultados.
O1. Assimilação dos processos, metodologias e práticas associados à investigação científica, com particular relevância em engenharia informática.
O2. Desenvolvimento do espírito de crítica científica.
O3. Demonstração da capacidade de elaborar e de apresentar um plano de um projecto de dissertação, incluindo o respectivo estado da arte, em tema a seleccionar.