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Entrada em curso de Estudos Avançados - 2020/2021


Aviso: Não existe definição de concursos abertos para este tipo de regime de ingresso.

Destinatários

Podem candidatar-se:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste curso pela Comissão Científica.
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste curso pela Comissão Científica.

A Comissão Cientifica de cada curso poderá definir as condições de ingresso que pretende considerar, restringindo ou detalhando as condições gerais previstas (consultar informação de cada curso).

 
Propinas:

Informação de propinas 2020/2021 disponível aqui.

Vagas

Curso/CE Fase Vagas Ano Curricular
Estudos Avançados em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química 1 20
Estudos Avançados em Inovação e Engenharia do Produto 1 15
2 20
Estudos Avançados em Projeto em Engenharia 1 50
2 50
Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado 1 5
2 14
3 17
Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia 1 10
2 12
Curso

Totais

1.ª fase

2.ª fase

3.ª fase

Estudos Avançados em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química 20 20 N/A N/A
Estudos Avançados em Inovação e Engenharia do Produto 20 15 20 N/A
Estudos Avançados em Projeto em Engenharia 100 50 50 N/A
Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado 20 5 14 17
Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia 12 10 12 N/A

O número mínimo de estudantes para funcionamento do curso está disponível na informação de cada curso.

Notas:

1 - Às vagas de cada fase acrescem eventuais vagas sobrantes da fase anterior.
O n.º de vagas da 3.ª fase dos Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado foi atualizado e inclui já as vagas sobrantes das fases anteriores.
2- O n.º de vagas da 2.ª fase dos Estudos Avançados em Inovação e Engenharia do Produto foi atualizado e inclui já as vagas sobrantes da fase anteriore.

Candidaturas

Prazos

Consultar a informação de cada curso.


Critérios de seriação

Os critérios de seriação são definidos por curso (consultar a informação de cada curso).
Em alguns cursos ou fases de candidatura poderão estar previstos requisitos mínimos para admissão de candidatos, por exemplo, ter nota de seriação igual ou superior a determinado valor numa escala numérica 0-200.
Nota de seriação: resultado obtido pela aplicação da fórmula de cálculo prevista nos critérios de seriação.

Notas:

1 - Na 1.ª fase serão admitidos apenas os candidatos que apresentem documentação que prove que concluíram as habilitações necessárias para efeitos do concurso. 

2 - Na 2.ª fase e fases seguintes, serão aceites para seriação candidatos que tenham concluído ou venham a concluir o curso até ao final do prazo de candidatura*. Caso ainda não disponham da certidão de conclusão de curso, será aceite declaração de compromisso de honra em como concluíram as habilitações necessárias para efeitos do concurso. 
A matrícula será condicionada à apresentação da respetiva certidão.

* Exceto os cursos cuja abertura de funcionamento contemple outras condições de admissão.

Documentos a entregar

  • Documento de identificação (Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade/ Passaporte)ou declaração contendo os dados de identificação (obrigatório);
  • Certidão de conclusão de um curso superior (obrigatório)*;
    - Na 2.ª fase e fases seguintes de candidatura, caso já tenha concluído o curso mas não tenha ainda a respetiva certidão de conclusão, deve apresentar declaração indicando data de conclusão e média final previsível, ficando a sua matrícula condicionada à apresentação da respetiva certidão nas datas publicadas;
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1);
  • Certidão de unidades curriculares do estabelecimento do ensino superior em que obteve aprovação com indicação do regime (semestral ou anual) e nº de unidades de crédito/ECTS. (obrigatório)*;
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1);
  • Curriculum vitae (Obrigatório);
  • Fotografia (opcional).
*Os estudantes UP poderão digitalizar e anexar informação do percurso académico.

(1) Notas para candidatos provenientes do ensino superior estrangeiro:

Caso as certidões originais não tenham sido emitidas em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa, é obrigatório submeter os documentos originais juntamente com a respetiva tradução oficial para uma das línguas acima referidas.

Para além destes documentos, poderão ser solicitados documentos específicos em cada curso (informação disponível no processo de candidatura).

 

Procedimentos

Procedimento para submissão da candidatura

  1. Escolha o ciclo de estudos/curso e o regime de acesso pretendido (Concursos de Ingresso).
  2. Selecione “Apresentar a candidatura”. Se já é estudante da FEUP, terá de se validar com o utilizador e senha de estudante. Se não for estudante da FEUP ser-lhe-á solicitado que preencha o formulário de pedido de utilizador. As credenciais (utilizador e senha) serão enviadas para o e-mail que indicar no formulário. Por questões técnicas, não é aconselhável utilizar endereços de e-mail Hotmail ou Yahoo.
  3. Preencha o formulário de candidatura e anexe os documentos solicitados. Nota: os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório.
  4. Submeta a candidatura. Se ao tentar submeter for detetado um erro (ex.: campos obrigatórios por preencher), o sistema emite uma mensagem de alerta.
    Se a informação for submetida com sucesso, deverá verificar todos os dados introduzidos e confirmar ou editar os dados.
  5. Qualquer problema que tenha na submissão da candidatura deverá ser reportado para acesso.ingresso@fe.up.pt, durante o prazo para apresentação das candidaturas, ou no dia útil seguinte ao término das mesmas.

Procedimento para consulta do estado da candidatura

  1. Valide-se no sistema de informação com o utilizador e senha que utilizou na candidatura;
  2. Clique sobre o seu nome;
  3. Selecione o ano letivo da(s) candidatura(s) submetida(s);
  4. Nas opções que aparecem no lado direito da página selecione “Candidaturas de Ingresso”.

Procedimento para efetuar o pedido de reconhecimento/creditação

  1. O pedido de reconhecimento/creditação (opcional) está sujeito ao pagamento, não reembolsável, dos emolumentos indicados na Tabela de Emolumentos da U.Porto.
  2. Caso pretenda criar o pedido, no formulário de candidatura, no campo "Pretende efetuar um pedido de creditação", coloque “Sim”.
  3. Nas opções do lado direito da página, em Reconhecimentos, selecione "Criar/Editar" e insira o pedido.
  4. Após criar o pedido de reconhecimento/creditação, deverá concluir e submeter a candidatura.

Procedimento para pedir uma declaração de aceitação

A declaração de aceitação só é emitida mediante pedido de um candidato que tenha obtido o resultado de “colocado” (aceite) no curso a que se candidatou. A declaração deve ser solicitada por e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt após os prazos de afixação dos resultados indicados para cada fase de candidatura.

Procedimento para realização da matrícula online

Este procedimento será disponibilizado através de um link na página inicial da FEUP, no início do prazo de matrículas.

Legislação Aplicável

Regulamento n.º 1059/2020 de 27 de novembro de 2020 (2.ª série) - Alteração ao Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área da Educação Contínua da Universidade do Porto
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