Go to:
Logótipo
You are here: Start > Project: PTDC/CTA-AMB/6686/2020

Project: PTDC/CTA-AMB/6686/2020

Project name: ENANTIOTOX - Enantioselective ecotoxicity and bioaccumulation of psychoactive substances
Project code: PTDC/CTA-AMB/6686/2020
Main Objective: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Intervention Region: Norte
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: CESPU-Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário CRL
Partner(s)/Co-promoter(s)/Participating institution(s): Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Universidade do Minho
Date of approval: 2020-12-17
Start date: 2021-03-01
Completion date: 2024-08-31
Eligible Cost of the Project
Total Eligible Cost: 249.802,50 EUR
Eligible Cost in the University of Porto: 54.250,00 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 28.750,00 EUR
Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto: 25.500,00 EUR
Total Financial Support
Orçamento de Estado: 249.802,50 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
Objetivos e Atividades:
A presença de substâncias psicoativas (SPA) no ambiente (ex. alguns fármacos e drogas ilícitas) é um problema preocupante devido à possível interferência nos processos bioquímicos, fisiológicos e comportamentais de espécies não-alvo. Além disso, a maioria das SPA são quirais e os seus enantiómeros podem diferir nos efeitos tóxicos. Assim, é urgente avaliar a sua ocorrência ambiental, o risco de exposição e os efeitos nocivos.
Este projeto visa avaliar a ecotoxicidade enantiosseletiva e o potencial de bioacumulação de SPA (anfetaminas e catinonas sintéticas) em organismos ecologicamente relevantes.
Atividades principais:
- Métodos analíticos enantiosseletivos para monitorização de SPA em águas residuais/superfície e para aplicar em estudos de bioacumulação.
- Enantioseparação de SPA quirais por cromatografia semipreparativa.
- Estudos ecotoxicológicos e de bioacumulação enantiosseletivos usando os modelos: dáfnia, peixe zebra e minhoca.

Resultados Esperados/Atingidos:
- Análise das SPA por GC/MS nas matrizes ambientais: fração enantiomérica, estimativa de consumo e avaliação do risco.
- Separação e obtenção dos enantiómeros de SPA para ensaios de ecotoxicidade.
- Desenvolvimento de métodos analíticos enantiosseletivos para estudos de bioacumulação de SPA.
- Avaliação de parâmetros morfofisiológicos, bioquímicos, comportamentais e reprodutivos em dáfnia, usando concentrações ambientais e subletais de SPA.
- Avaliação de parâmetros morfofisiológicos, bioquímicos, comportamentais, genotoxicidade e histopatológicos em peixe zebra, usando concentrações ambientais e subletais de SPA.
- Avaliação de parâmetros comportamentais e reprodutivos de SPA em minhoca.
- Avaliação do risco da ocorrência de SPA: integração de dados e recomendação para apoio a futuras decisões de regulamentação no âmbito da Diretiva Quadro da Água.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Accessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page generated on: 2025-08-20 at 08:48:56 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal