Objetivos e Atividades:
A presença de substâncias psicoativas (SPA) no ambiente (ex. alguns fármacos e drogas ilícitas) é um problema preocupante devido à possível interferência nos processos bioquímicos, fisiológicos e comportamentais de espécies não-alvo. Além disso, a maioria das SPA são quirais e os seus enantiómeros podem diferir nos efeitos tóxicos. Assim, é urgente avaliar a sua ocorrência ambiental, o risco de exposição e os efeitos nocivos.
Este projeto visa avaliar a ecotoxicidade enantiosseletiva e o potencial de bioacumulação de SPA (anfetaminas e catinonas sintéticas) em organismos ecologicamente relevantes.
Atividades principais:
- Métodos analíticos enantiosseletivos para monitorização de SPA em águas residuais/superfície e para aplicar em estudos de bioacumulação.
- Enantioseparação de SPA quirais por cromatografia semipreparativa.
- Estudos ecotoxicológicos e de bioacumulação enantiosseletivos usando os modelos: dáfnia, peixe zebra e minhoca.
Resultados Esperados/Atingidos:
- Análise das SPA por GC/MS nas matrizes ambientais: fração enantiomérica, estimativa de consumo e avaliação do risco.
- Separação e obtenção dos enantiómeros de SPA para ensaios de ecotoxicidade.
- Desenvolvimento de métodos analíticos enantiosseletivos para estudos de bioacumulação de SPA.
- Avaliação de parâmetros morfofisiológicos, bioquímicos, comportamentais e reprodutivos em dáfnia, usando concentrações ambientais e subletais de SPA.
- Avaliação de parâmetros morfofisiológicos, bioquímicos, comportamentais, genotoxicidade e histopatológicos em peixe zebra, usando concentrações ambientais e subletais de SPA.
- Avaliação de parâmetros comportamentais e reprodutivos de SPA em minhoca.
- Avaliação do risco da ocorrência de SPA: integração de dados e recomendação para apoio a futuras decisões de regulamentação no âmbito da Diretiva Quadro da Água. |