O programa Erasmus varia entre 1 a 2 semestres (6 a 12 meses) em cada ciclo de estudos.
Não, no programa Erasmus só paga as propinas da sua universidade de origem.
Após a matrícula na U.Porto, deve aceder ao seu perfil no SIGARRA e na sua página aceder à sua conta corrente.
Deve contactar o Gabinete Internacional dos serviços centrais da Universidade do Porto através do correio eletrónico (international@reit.up.pt).
Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) têm algumas residências universitárias e algumas são reservadas anualmente para estudantes que frequentam a U. Porto ao abrigo de programas e protocolos de mobilidade. Se estiver interessado em concorrer a este alojamento, sugerimos que verifique as condições através dos SASUP.
A FEP tem diferentes parcerias com residências universitárias, com condições vantajosas para estudantes da FEP. Pode obter mais informações aqui.
Se quiser procurar alojamento por conta própria, pode considerar as plataformas Housing Anywhere e Uniplaces, que são têm boas opções.
A procura de alojamento, quer se refira a Residências Universitárias da Universidade do Porto, quer se refira a alojamento privado, é da responsabilidade do estudante. A FEP não tem qualquer responsabilidade na gestão desta necessidade.
A principal fonte de apoio à FEP em questões processuais são os serviços de acolhimento da Escola, via e-mail (erasmus_in@fep.up.pt). Além disso, também pode obter apoio através dos Linking Students, que promovem várias atividades que encorajam a integração entre estudantes internacionais e o Programa Buddy da FEP, onde terá um estudante nacional que o poderá ajudar no seu processo de adaptação.
O ensino das aulas pode ser feito tanto em português como em inglês. Nos cursos de licenciatura, há um número restrito de aulas lecionadas em inglês que geralmente são a escolha dos estudantes Erasmus. A FEP tem cinco programas de mestrado totalmente lecionados em inglês e os dois programas de doutoramento – Doutoramento em Gestão e Doutoramento em Economia – também lecionados em inglês.
Sim. Para emergências policiais ou médicas o número é 112.
Deve contactar o SRI através do email (international@reit.up.pt).
Se pretende apenas um bilhete ocasional, pode obtê-lo em qualquer estação de metro do Porto, sem necessitar de mais nada além do dinheiro para o bilhete.
Se estiver interessado num passe de viagem mensal, o que acaba por ser financeiramente mais vantajoso se utilizar o transporte público com frequência, deve dirigir-se a uma Loja Andante ou balcão da STCP e levar consigo o seu Passaporte ou Visto de Residência e uma fotografia. O Andante Sub23 dá-lhe um desconto por ser estudante universitário com menos de 23 anos.
A loja Andante mais próxima da Faculdade de Economia (FEP) fica na Estação de metro Hospital São João.
Se tem menos de 23 anos sugerimos que leve o Andante Sub23, para isso deverá trazer, para além do documento de identificação e fotografia, o documento Andante Sub23. O documento Passe sub23@superior.tp, devido à pandemia, é obtido no site da FEP, acedendo a “Certificados” (“Novo pedido”).
Cada faculdade possui equipas de determinadas modalidades, caso deseje praticar desporto em nível de competição. No entanto, pode consultar o site do Centro Desportivo da Universidade do Porto (CDUP) que mostra e explica as diferentes atividades desportivas que decorrem na UPorto.
Deve contactar o Serviço de Relações Internacionais da U. Porto (international@reit.up.pt).
Não.
Sim, mas deve contactar primeiro a outra faculdade e manter sempre o maior número de créditos ECTS na FEP.
As situações são analisadas individualmente.
Na candidatura online, deve aceder o “FORMULÁRIO DE CANDIDATURA_3” e adicionar o curso. Depois, no “FORMULÁRIO DE CANDIDATURA 5” pode adicionar as unidades curriculares.
No 1º semestre os resultados da candidatura saem durante o mês de junho e no 2º semestre os resultados saem a partir de novembro.
Deve contactar o Serviço de Relações Internacionais da U. Porto (international@reit.up.pt).
A FEP assina este documento.
Não. Deve-se registar na Reitoria da U.Porto (SRI). Deve ir a https://international.up.pt/ e marcar uma reunião. Durante a pandemia, os registos foram feitos online na Reitoria e, excecionalmente, alguns registos foram feitos pela FEP.
A sua inscrição ainda não foi validada pelo SRI e/ou FEP. Deve contactar erasmus_in@fep.up.pt.
A apresentação em PowerPoint é sempre enviada por e-mail após a Sessão de Boas-vindas.
A data de chegada é confirmada pessoalmente ou, excecionalmente na pandemia, confirmada por passagem aérea ou inscrição online na Reitoria.
Deve contactar a Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) ou através de email (ple@letras.up.pt). A Linking Students por norma também oferece um curso de português a preços acessíveis.
O Serviço de Relações Internacionais da U. Porto (SRI) envia um email com as informações necessárias. Caso não o receba, envie um email para international@reit.up.pt.
Após registo pelos Serviços, o valor referente ao Seguro Escolar fica disponível na “conta corrente”, e pode ser pago por SIBS ou por PayPal.
Deverá enviar um email para erasmus_in@fep.up.pt.
As credenciais são enviadas pela FEP por e-mail aos estudantes no início de cada semestre.
Receberá um e-mail com as instruções.
Sim.
As alterações podem ser feitas durante a 1ª semana de aulas de cada semestre.
A FEP e o SRI terão que validar esta alteração e, posteriormente, os Serviços Académicos da FEP irão proceder ao registo nas diferentes aulas.
Sim, de acordo com as indicações e calendarização que os Serviços Académicos divulgam oportunamente. A inscrição em melhoria implica o pagamento de um emolumento.
Depende de cada situação. É efetuada uma avaliação dos resultados académicos do 1.º semestre e verificadas as vagas que constam do acordo entre as escolas.
Deve entrar em contato com sua universidade de origem e entregar ou enviar por e-mail para a FEP para assinatura.
A Transcrição de Registos é emitida 15 dias úteis após o término dos exames de recurso, contudo este prazo está dependente do lançamento dos resultados.
Sim.
Normalmente são enviados por e-mail, mas, excecionalmente, se solicitados pela universidade, sim.
Não há correspondência direta entre as notas locais e as notas ECTS. As notas ECTS são calculadas com base numa amostra de três anos de registos de notas para um curso específico. Isto significa que, para uma determinada unidade curricular, todos os resultados obtidos pelos estudantes dessa unidade curricular são organizados, ordenados e definidos em intervalos respeitando as percentagens de 10% notas mais baixas, 25%, 30%, 25% e 10% melhores alunos, correspondentes aos graus ECTS E, D, C, B e A, respetivamente.
Haverá um registo de “RFE - Reprovado por falta de comparência".
Deverá contactar o Serviço de Desenvolvimento e Carreira, através do email sdc@fep.up.pt.