Código: | 2MGOR07 | Sigla: | MGOR-GR |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos de Gestão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Gestão de Operações de Retalho |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MGOR | 28 | Plano Oficial - MGOR | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Hélder Filipe Santos Barbosa Ferreira | Regente |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,50 |
Daniel Jorge Araújo Proença | 0,75 | ||
Hélder Filipe Santos Barbosa Ferreira | 0,75 |
Descrever as operações de retalho e as entidades envolvidas nos negócios de retalho;
Explicar a necessidade de inovação e adaptação para a sobrevivência das empresas de retalho;
Explorar, compreender e discutir novos conceitos de retalho;
Identificar os principais papéis e desafios das empresas de retalho e outros atores;
Distinguir e caracterizar (vantagens e desvantagens) os vários tipos de setores do retalho;
Comparar e contrastar os diversos tipos de canais de retalho, nomeadamente, canal único, multicanal e omnicanal;
Discutir o impacto de diferentes tecnologias nas relações no retalho (colaboradores, clientes, canais);
Introduzir e aplicar o conceito de planeamento estratégico à gestão do retalho.
Após a conclusão da unidade curricular, o estudante será capaz de:
a) Descrever as operações de retalho e as entidades envolvidas nos negócios de retalho;
b) Explicar a necessidade de adaptação para a sobrevivência das empresas de retalho;
c) Identificar os principais papéis e desafios das empresas de retalho;
d) Distinguir e caracterizar (vantagens e desvantagens) os vários tipos de setores do retalho;
e) Comparar e contrastar os diversos tipos de canais de retalho, nomeadamente, canal único, multicanal e omnicanal;
f) Discutir o impacto da tecnologia nas relações no retalho (colaboradores, clientes, canais);
g) Introduzir e aplicar o conceito de planeamento estratégico e gestão do desempenho.
1. Introdução ao Retalho
2. Análise dos diferentes tipos de Retalho
3. Construir e manter relacionamentos no Retalho
4. Retalho Multicanal ao Omnicanal
5. Planeamento Estratégico na Gestão de Retalho
6. Inovação e Sustentabilidade no Retalho
7. Estudos de Caso e Projetos Práticos
O programa é interativo, utilizando apresentações em PowerPoint, vídeos e artigos. Haverá ainda lugar a aulas expositivas com recurso a casos de estudo para análise e discussão conjunta. Será também reservado algum tempo para discussão e orientação tutorial dos trabalhos a elaborar para a unidade curricular.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho escrito | 55,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 45,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 14,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Estudo autónomo | 26,00 |
Frequência das aulas | 21,00 |
Total: | 81,00 |
Para passar neste curso, os estudante devem:
- obter uma nota mínima de 8 valores em cada componente de avaliação e uma nota mínima de 10, incluindo todos os componentes de avaliação.
- a falta de presença na apresentação final do grupo pode resultar numa penalização de 10% na nota final do trabalho de grupo
- a avaliação dos trabalhos de grupo inclui ainda uma componente de avaliação intragrupo.
Trabalho individual (45% da nota final) + Trabalho de grupo (55% da nota final)
A nota do trabalho de grupo será passível de ajuste decorrente de uma avaliação por pares.
Pode ser obtida através de exame na época de recurso.
Cópia não autorizada e plágio são inaceitáveis e podem levar a procedimentos disciplinares.
Manter contacto regular com os docentes via email.