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Gestão de Retalho

Código: 2MGOR07     Sigla: MGOR-GR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão de Operações de Retalho

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MGOR 28 Plano Oficial - MGOR 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hélder Filipe Santos Barbosa Ferreira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Daniel Jorge Araújo Proença 0,75
Hélder Filipe Santos Barbosa Ferreira 0,75

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Descrever as operações de retalho e as entidades envolvidas nos negócios de retalho;

Explicar a necessidade de inovação e  adaptação para a sobrevivência das empresas de retalho;

Explorar, compreender e discutir novos conceitos de retalho;

Identificar os principais papéis e desafios das empresas de retalho e outros atores;

Distinguir e caracterizar (vantagens e desvantagens) os vários tipos de setores do retalho;

Comparar e contrastar os diversos tipos de canais de retalho, nomeadamente, canal único, multicanal e omnicanal;

Discutir o impacto de diferentes tecnologias nas relações no retalho (colaboradores, clientes, canais);

Introduzir e aplicar o conceito de planeamento estratégico à gestão do retalho.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão da unidade curricular, o estudante será capaz de:

a) Descrever as operações de retalho e as entidades envolvidas nos negócios de retalho;

b) Explicar a necessidade de adaptação para a sobrevivência das empresas de retalho;

c) Identificar os principais papéis e desafios das empresas de retalho;

d) Distinguir e caracterizar (vantagens e desvantagens) os vários tipos de setores do retalho;

e) Comparar e contrastar os diversos tipos de canais de retalho, nomeadamente, canal único, multicanal e omnicanal;

f) Discutir o impacto da tecnologia nas relações no retalho (colaboradores, clientes, canais);

g) Introduzir e aplicar o conceito de planeamento estratégico e gestão do desempenho.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1. Introdução ao Retalho

2. Análise dos diferentes tipos de Retalho

3. Construir e manter relacionamentos no Retalho

4. Retalho Multicanal ao Omnicanal

5. Planeamento Estratégico na Gestão de Retalho

6. Inovação e Sustentabilidade no Retalho

7. Estudos de Caso e Projetos Práticos

Bibliografia Obrigatória

Barry Berman; Retail management. ISBN: 978-1-292-21467-2
Michael Levy; Retailing management. ISBN: 978-1-265-07246-9

Bibliografia Complementar

Goworek, H., & McGoldrick, P. J.; Retail marketing management: Principles and practice, Pearson, 2015. ISBN: 9780273758747
Pantano, E., & Dennis, C. ; Retail futures: The good, the bad and the ugly of the digital transformation., Springer, 2021. ISBN: 1838676643
Grewal, D. ; Retail marketing management: The 5 Es of retailing, Sage, 2019. ISBN: 9781526446848
Mason, T., & Jarvis, S.; Omnichannel retail: How to build winning stores in a digital world (2ª ed., Kogan Page, 2023. ISBN: 1398612723

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa é interativo, utilizando apresentações em PowerPoint, vídeos e artigos. Haverá ainda lugar a aulas expositivas com recurso a casos de estudo para análise e discussão conjunta. Será também reservado algum tempo para discussão e orientação tutorial dos trabalhos a elaborar para a unidade curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 55,00
Trabalho prático ou de projeto 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 14,00
Trabalho escrito 20,00
Estudo autónomo 26,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Para passar neste curso, os estudante devem:

- obter uma nota mínima de 8 valores em cada componente de avaliação e uma nota mínima de 10, incluindo todos os componentes de avaliação.

- a falta de presença na apresentação final do grupo pode resultar numa penalização de 10% na nota final do trabalho de grupo

- a avaliação dos trabalhos de grupo inclui ainda uma componente de avaliação intragrupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho individual (45% da nota final) + Trabalho de grupo (55% da nota final)

A nota do trabalho de grupo será passível de ajuste decorrente de uma avaliação por pares.

Provas e trabalhos especiais

NA

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

NA

Melhoria de classificação

Pode ser obtida através de exame na época de recurso.

Observações

Cópia não autorizada e plágio são inaceitáveis e podem levar a procedimentos disciplinares.

Manter contacto regular com os docentes via email.

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