Plano de Dissertação/Estágio/Projeto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fep/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Permitir ao estudante a aplicação de conhecimentos de metodologia de investigação e tratamento de dados, previamente adquiridos, a um determinado domínio científico que deverá ser aprofundado, resultando na elaboração do projeto conducente à elaboração da dissertação de mestrado.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do processo (relatório final) espera-se que o estudante tenha:
- identificado claramente qual a questão de investigação e discuta a lacuna que pretende preencher/contributo no âmbito da literatura científica da área;
- realizado uma revisão de literatura competente e completa na área de investigação relevante;
- identificado e justificado, à luz da literatura e em coerência com a questão de investigação, a metodologia a selecionar (estratégia de investigação a seguir, incluindo as técnicas de recolha e análise de dados a utilizar).
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n.a.
Programa
Introdução
Parte I. MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO
4 - Amostragem e Questionários
- Recolha de dados: Introdução;
- Fases do processo de investigação;
- Recolha de dados;
- Amostragem (primeiros conceitos);
- Questionários;
- Visão geral de algumas bases de dados disponíveis na FEP.
Bibliografia:
- Cohen L., L. Manion and K. Morrison (2005), Research Methods in Education, 5th ed., Taylor & Francis.
- Hill, A. e M. M. M. Hill (2008), Investigação por Questionário, 2ª ed., Edições Sílabo.
- Norland-Tilburg, E. V. (1990), “Controlling error in evaluation instruments”, Journal of Extension, 28(2) (http://www.joe.org/joe/1990summer/tt2.html).
- Reis, E. e R. Moreira (1993), Pesquisa de Mercados, Sílabo Gestão.
- Trochim, W. M. K. (2006), The Research Methods Knowledge Base, 2nd (http://www.socialresearchmethods.net/kb/).
5A. - Métodos Qualitativos
- A Investigação qualitativa;
- Abordagens: narrativa, fenomenologia, etnografia, estudo de caso, investigação-ação;
- Designs qualitativos;
- Procedimentos de recolha de dados: observação, entrevista, focus-group;
- Análise de dados: análise de conteúdo (com ou sem o uso do NVivo11);
- Vantagens e desvantagens da investigação qualitativa;
- Considerações éticas.
Bibliografia:
- Aires, L. (2015), Paradigma Qualitativo e Práticas de Investigação Educacional, Universidade Aberta.
- Bardin, L. (2009), Análise de Conteúdo, edição revista e aumentada, Edições 70.
- Patton, M. (2014), Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th ed., London: Sage Publications.
5B. - Métodos Quantitativos
- Testes paramétricos e não paramétricos:
- Introdução;
- Tipos de dados;
- Estatística descritiva;
- Distribuições, inferência e testes (pressupostos e aplicações);
- Testes paramétricos: Teste T-Student para 1 população; Teste T-Student para 2 populações independentes; Teste T-Student para 2 populações emparelhadas; ANOVA.
- Testes não paramétricos: Testes de normalidade; Teste de Wilcoxon para 1 população; Teste Mann-Whitney para 2 populações independentes; Teste Wilcoxon 2 populações emparelhadas; Teste de Kruskall-Wallis para k populações independentes.
- Correlações;
- Teste do Qui-quadrado da Independência.
- Análise de dados mutivariada:
- Matriz de dados e variáveis;
- Tipos de métodos;
- Regressão múltipla;
- MANOVA;
- Análise discriminante;
- Análise fatorial;
- Análise em componentes principais;
- Análise classificatória (clusters): Método hierárquico; K-means.
Bibliografia:
- Conover, W. J. (1999), Practical Nonparametric Statistics, 3rd ed., New York: John Wiley & Sons.
- Everitt, B. S. & G. Dunn (2013), Applied Multivariate Data Analysis, 2nd ed., Wiley.
- Hair Jr., J. F., W. C. Black, B. J. Babin & R. E. Anderson (2010), Multivariate Data Analysis – A Global
Perspective, 7th ed., Pearson Prentice Hall.
- Keller, G. (2008), Statistics for Management and Economics, Thomson.
- Marôco, J. (2007), Análise Estatística com Utilização do SPSS, 3ª edição, Edições Sílabo.
- Murteira, B., C. Ribeiro, J. Silva & C. Pimenta (2010), Introdução à Estatística, Escolar Editora.
- Sharma, S. (1996), Applied Multivariate Techniques, Wiley.
5Bi.
5Bi. - Métodos quantitativos: Social network analysis, opinion mining, sentiment analysis
- Análise de redes sociais. Redes sociais: interações entre agentes. Redes sociais profissionais, e.g. LinkedIn.
- O papel dos nós na rede: centralidades e influência;
- Comunidades e interações;
- Difusão de informação em redes sociais.
- Sentiment analysis:
- Opiniões na era digital: social media, blogs, tweets, etc.;
- Análise automática de texto: entidades e polaridade.
Bibliografia:
- Gama, J., A. P. L. Carvalho, K. Faceli, A. C. Lorena e M. Oliveira (2015), Extração de Conhecimento de Dados (cap. 22), Silabo.
- Liu, B. (2012), Sentiment Analysis and Opinion Mining, Human Language Technologies.
- Zafarani, R., M. Ali Abbasi and H. Liu (2014), Social Media Mining, Cambridge University Press.
5Bii. - Métodos Quantitativos: Métodos Econométricos
- Objeto e método da Econometria;
- Breve revisão do modelo de regressão linear;
- Modelos de escolha discreta (logit/probit);
- Modelos de séries temporais;
- Modelos para dados em painel.
Bibliografia:
- Asteriou, D. & S. G. Hall (2015), Applied Econometrics, 3rd ed., Palgrave.
- Griffiths, W. E., R. C. Hill & G. C. Lim (2012), Using EViews for Principles of Econometrics, 4th ed., John
Wiley & Sons.
- Gujarati, D. (2014), Econometrics by Example, 2nd ed., Palgrave.
- Gujarati, D. N. & D. C. Porter (2009), Basic Econometrics, 5th ed., McGraw-Hill.
- Heij, C., P. De Boer, P. H. Franses, T. Kloek & H. K. Van Dijk (2004), Econometric Methods with
Applications in Business and Economics, Oxford University Press.
- Hill, R.C., W. E. Griffiths & G. C. Lim (2012), Principles of Econometrics, 4th ed., John Wiley & Sons.
- Mendes de Oliveira, M., L. D. Santos & N. Fortuna (2011), Econometria, Escolar Editora.
Parte II. TUTORIAS & APRESENTAÇÕES
Bibliografia Obrigatória
APA; Publication manual of the American Psychological Association : the official guide to APA style, 7th Ed, 2020 (Existe na biblioteca)
Saunders, Mark; Lewis, Philip and Thornhill, Adrian; Research Methods for Business Students, Prentice-Hall, Edinburgh, 2002 (3rd. ed.)
Bryman, Alan; Bell, Emma; Business Research Methods, Financial Times / Prentice Hall, London, 2006
To be Defined by the Lecturers of the Thematic subjects; Quantitative and Qualitative research methods
Bibliografia Complementar
Michael Quinn Patton ; Qualitative research and evaluation methods : integrating theory and practice / , 2014 (Existe na biblioteca)
Case study research and applications : design and methods / Robert K. Yin ; Case study research and applications : design and methods , 2018 (Existe na biblioteca)
Marno Verbeek ; A guide to modern econometrics , 2017 (Existe na biblioteca)
João Marôco; Análise estatística com o SPSS Statistics , 2021 (Existe na biblioteca)
João Marôco; Análise de equações estruturais : fundamentos teóricos, software e aplicações , 2014 (Existe na biblioteca)
Maria Helena Pestana, João Nunes Gageiro; Análise categórica, árvores de decisão e análise de conteúdo : em ciências sociais e da saúde com o SPSS , 2009 (Existe na biblioteca)
Maria Helena Pestana, João Nunes Gageiro; Análise de dados para ciências sociais : a complementaridade do SPSS , 2008 (Existe na biblioteca)
Laurence Bardin; trad. Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro; Análise de Conteúdo , 2018
Observações Bibliográficas
Recursos Adicionais disponiveis no Moodle
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Sessões pré-gravadasAs sessões relativas à parte I do programa serão disponibilizadas em versão vídeo pré-gravada. Estarão disponíveis na plataforma Moodle.
2. Sessões presenciaisTodas as sessões serão, por princípio, presenciais.
Nota: no caso de estudante em mobilidade internacional as apresentações presenciais serão substituídas por apresentações por videoconferência.
3. Sessões tutoriaisProporcionadas pelo orientador do estudante.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
50,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho de investigação |
125,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
9,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Necessário obter pontuação igual ou superior a 50% na proposta de dissertação/relatório/projeto (10 valores em 20).
Fórmula de cálculo da classificação final
Distributed assessment without final exam:
- 100% of the final grade: Final essay delivery (Work plan proposal) – Report (maximum 6500 words, all included).
Penalties (all penalties are deemed as deductions to the final grade):
- Draft 1: one page summary containing the research topic, purpose and relevance. If the student does not submit the document two working days before the day of the presentation, 1 point (out of 20);
- Presentation of draft 1. If the student delivered the draft 1 and does not make its presentation according to the recommended guidelines, 1 point (out of 20).
- Paper (literature review). If the student does not make the presentation, 1 point (out of 20).
- Draft 2: Report containing information about the research topic, literature review, methodology. If the student does not deliver this draft three working days before the day of the presentation 1 point (out of 20).
- Presentation of draft 2. If the student delivered this draft and does not make its presentation according to the recommended guidelines, 1 points (out of 20).
- Research methodologies sessions: if the student does not attend at least one of the sessions, 0.5 points (out of 20).
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n.a.
Melhoria de classificação
Não há possiibilidade de melhorar a classificação.
Observações
Não há época de recurso.
Existe página da unidade curricular na plataforma Moodle, onde será disponibilizada informação detalhada, nomeadamente o planeamento das sessões letivas, e informação diversa.
Nessa mesma plataforma haverá uma outra página especificamente dedicada a disponibilizar os videos das sessões pré-gravadas.