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Gestão da Qualidade

Código: 2MiM21     Sigla: QM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 32 Plano Oficial a partir de 2021/2022 1 - 6 42 162

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Xavier António Reis Andrade 3,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Apresentar e discutir o significado e a importância de gerir a qualidade nas organizações, os principais contributos para a área, e o impacto que estas decisões têm tido na gestão das empresas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Compreender os fundamentos da função qualidade nas empresas;
  2. Compreender como as atividades relacionadas com a gestão da qualidade evoluíram em diferentes períodos históricos;
  3. Compreender os antecedentes, o alcance e os desafios da Gestão da Qualidade;
  4. Conhecer as principais estratégias e as ferramentas fundamentais para a Gestão da Qualidade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa


  1. Introdução à qualidade: história, conceitos e importância da Qualidade

  2. Qualidade e desempenho: dimensões da qualidade e custos da qualidade

  3. Principais funções do departamento de qualidade. Tipo de decisões: estratégicas e operacionais:

  4. Frameworks da Qualidade: TQM, EFQM, Baldridge

  5. Controlo da Qualidade: fases do controlo e ferramentas de controlo

  6. Gestão Lean

Bibliografia Obrigatória

John S. Oakland; Total quality management. ISBN: 0-7506-0993-1
James R. Evans; Managing for quality and performance excellence. ISBN: 978-1-285-09459-5
Omachonu, V.K. and Ross, J.E. ; Principles of Total Quality, 2005

Observações Bibliográficas

Recursos adicionais serão partilhados nas aulas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso é conduzido em sala de aula com a apresentação dos principais conceitos teóricos e da discussão e debate sobre estes conceitos aplicados a exemplos da vida real e a casos de estudo. O curso inclui, consequentemente, vários métodos de ensino que pretendem promover a aprendizagem em sala de aula, consolidando os conceitos com leituras orientadas, fora de aula. A participação nas aulas é a base desta metodologia e uma condição necessária para uma experiência de aprendizagem efetiva.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 60,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De forma coerente, a avaliação inclui componentes de participação em sala de aula, trabalhos em grupo e exame/teste final. Este curso não permite ao estudante concluir apenas por exame final.

A avaliação é, pois, distribuída com exame final com as seguintes componentes de avaliação:

(1) Um trabalho de grupo com ponderação de 30% (15% relatório, 15% apresentação);

(2) Um exame, a realizar no final do semestre, com ponderação de 60%,

(3) A participação nas aulas incluindo trabalhos de aula, com ponderação de 10%.

 

As classificações são de 0 a 20. Requere-se um mínimo de 10 valores para aprovação e uma classificação mínima em cada componente de avaliação de 8 pontos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada do Trabalho de grupo (30%) + exame final (60%) + participação em aula (10%)

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes que ao abrigo de regime especial estejam dispensados de frequentar as aulas, a componente "trabalho de grupo" tem ponderação de 40%.
Assim, o cálculo da classificação final será:
Média ponderada do Trabalho de grupo (40%) + exame final (60%).

Melhoria de classificação

Apenas a componente exame é passível de melhoria na época de recurso.

Observações

n.a.
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