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Inovação

Código: 2M3E16     Sigla: EI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia da Empresa e da Estratégia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEEE 37 Plano de estudos 2 - 3 21 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

A disciplina tem como principal objetivo proporcionar um conhecimento aprofundado sobre inovação e gestão da inovação num contexto empresarial, com enfoque no modo como a inovação se integra no processo estratégico das empresas e no seu impacto ao nível da organização interna e da gestão.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
- analisar processos de inovação;
- compreender as consequências da inovação para as organizações;
- comprender o modo como a inovação pode ser promovida nas empresas e outras organizações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Inovação e vantagem competitiva
2. Tipos de inovação
3. Estratégias de inovação
4. Alianças e redes de inovação
5. Mecanismos de implementação eficazes
6. A organização criativa

Bibliografia Obrigatória

Tidd, J. & J. Bessant; Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change, 5th edition, John Wiley & Sons., 2013
Scotchmer, Suzanne; Innovation and Incentives, MIT Press, 2006

Bibliografia Complementar

Swann, G.M.P.; The economics of innovation: an Introduction, Edward Elgar Publishing, 2009
Radjou, N. & Prabhu, J.; Frugal Innovation, The Economist, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os trabalhos distribuem-se por seis aulas semanais de 3 horas e uma aula final de síntese, combinando exposição dos conteúdos com estudos de casos. 
A combinação de aulas com componente expositiva com resolução de estudos de caso assegura que os objetivos de aprendizagem serão atingidos quer no que se refere a aquisição de conhecimentos (assegurada pela componente expositiva), quer no que se refere às componentes de aptidões e competências (asseguradas pela opção por metodologias colaborativas e orientadas para a resolução de estudos de caso).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem assistir a pelo menos 75% das aulas. A aprovação requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores e uma classificação no teste igual ou superior a 7 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = 70% nota do teste + 30% nota do trabalho escrito
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